4.5.11

INALAM E ENGOLEM


Ainda com Sade em cima da secretária, é adequada a pergunta de António Granado*: «o jornalismo português está de joelhos?» Está. Não apenas inala como engole. Uns e umas artistas. De circo.

*«NENHUM jornal foi autorizado ontem a fazer fotografias da importante comunicação ao país do primeiro-ministro José Sócrates. A decisão foi, mais uma vez, só haver fotografias feitas pelo fotógrafo oficial do gabinete do primeiro-ministro, Ricardo Oliveira. Decisão inaceitável a todos os títulos, apesar de nenhum jornal se atrever hoje a referi-la. Alguns jornais escondem mesmo tratar-se de fotos oficiais – o Público assina a foto como sendo da AFP, o Correio da Manhã como sendo da Lusa. Uma “conferência de imprensa” (como lhe chamou o primeiro-ministro) sem fotógrafos (e já agora sem perguntas) é uma conferência de imprensa? Ou apenas a confirmação de que o jornalismo português está de joelhos?»

Adenda: Entretanto há quem consiga ver o que os nossos media sistematicamente não "vêem": «Ele vendeu os seus destaques do acordo. É preciso ter em conta que eles [PS] estão em campanha eleitoral.» O verbo "vender", usado em ambiente nacional, é muito adequado.

Adenda2: «
A ideia de que, afinal, isto não foi assim tão mau, já se instalou. Com uma mão cheia de péssimas notícias, que o deviam afundar de vez, Sócrates prepara-se para fazer um brilharete. Deve agradecê-lo à proverbial incompetência do PSD e à prestimosa colaboração da comunicação social. Uns e outros comportaram-se como idiotas úteis.» Desta vez acertou, Filipe. Mas esses são os idiotas em sentido amplo. Depois há os idiotas em sentido estrito tipo aqui o poetastro do "socratismo" primitivo.

10 comentários:

Anónimo disse...

O jornalismo e os jornalistas(principalmente os empresários do papel, os balsemões, os do-amaral, completamente dependentes dos bancos, da CGD, do aventaleiro BCP e do PS, e infiltrados e mais dominados e vigiados que no tempo de Salazar) tremem; e temem represálias e o fim brusco do emprego. Não só inalam e engolem, de joelhos bem cravados no genuflexório, como ainda gargarejam - obedientes. Bem dizia Cavaco que "a imprensa em Portugal era suave". Ela sempre foi, mas o tempo dos "não respondeu à minha pergunta" ou dos "acredita de facto no que está a dizer?" ou "como pode afirmar isso perante os números?" desapareceu junto com as convicções, a TV a preto-e-branco, os cigarros no estúdio e, mais recentemente, com os Gatos Fedorentos dominados e Manuela M. Guedes expulsa e despedida. E a dependência geral dos "empréstimos". Toda a gente tem "uma casita para pagar". Onde está o tempo dos furiosos questionários ao Cavaco-PM, quando este se deslocava à RTP de Moniz? Esse tempo está preso pelos tomates, pinto-de-sousa tem a corda na mão e todos os dias puxa o nó mais um bocadinho.

Ass.: Besta Imunda

Anónimo disse...

Trancrevo o que disse noutro sítio:
Helena,
A Senhora,como jornalista que é,devia saber melhor do que ninguém que o “jornalismo está de rastos”.
Os que não são vendidos,poucos,são completamente analfabetos e,qualquer criança os engana.A operação de intox de ontem,devia ficar nos anais da miséria do jornalismo português…deviam estar todos a tomar doses cavalares de carvão activado!


JM,não é genial,nem por sombras,mas faz o trabalho que lhe preparam direitinho,sem hesitações e como um profissional.Já o mesmo não se pode dizer do PPC e sus muchachos….todos completamente mentecaptos,cada um dizendo a sua coisa e,desdizendo-se logo a seguir,sem qualquer ideia genuína,inovadora,que “agarre”,com cabeças de cartaz que deviam estar em cartazes de circo de aldeia,sempre a reboque de Sócrates e do PS,sem nunca term a iniciativa.Só há reacção(tardia e desconexa) e nunca acção que obrigue o PS a recolher ás cordas.
Tenha a honestidade intelectual de o reconhecer,a mim também me custa!
Não se pode negar que,embora sem os mesmos meios,os especialistas em AGITPROP do PS estão ao nível do que melhor se faz por esse mundo fora.
A operação de intox dos media,durante a tarde de ontem,foi GENIAL.
A incapacidade do PSD para o ter compreendido e, aproveitado a tempo a seu favôr, é confrangedora.Qualquer presidente de junta de freguesia do Portugal profundo faria,intuitivamente melhor.
A tentativa de colagem e recolher créditos a posteriori é imbecil e revela um total desconhecimento das bases psicológicas por que se regem estas lides.
Não lamenta mais do que eu,mas talvez tenha chegado a altura de varrer o PSD da cena política deste País.Só assim poderemos ter esperanças de uma alternativa credível e de um futuro melhor.

Anónimo disse...

Agora já começam a ver o que é o jornalismo.
Os Burros preferem levar com o pau a cada ano. E não vai funcionar.

lucklucky

Anónimo disse...

A manipulação e restrição de fotografias não são novidade nos regimes liderados por autoritários. O que é novidade é ver na televisão documentos de um acordo internacional acabado de assinar pelo Governo e com o carimbo "CONFIDENCIAL".

Carlos Dias Nunes disse...

O poetastro a que se refere não passa de um pobre diabo analfabeto, que lê umas coisas em revistas estrangeiras e as faz "passar" depois como "críticas literárias" suas.
O nível de iliteracia do sujeito não escapa a quem perca algum tempo a ler os seus posts com um mínimo de atenção.
Coitado, vai ter uma grande surpresa quando vir que o socretinismo, a que andou a lamber o cu este tempo todo, o vai deitar para o caixote do lixo logo que perca o poder. É a sorte de todos os capachos.

Anónimo disse...

E não se acaba com a RTP? Ou vamos ter de continuar a injectar dinheiro para ouvirmos o que eles querem dizer?

Anónimo disse...

Estarem preocupados com a imagem e com a propaganda num momento destes, "um fico melhor assim ou assim", é de quem se esta a cagar para o povo.
Um caso serio de quem sabe muito bem o que anda a fazer, de qual é o seu campeonato e onde quer chegar, nao de quem quer salvar o povo.Um verdadeiro perigo organizado.

Anónimo disse...

Estamos reduzidos à Linda Lovelace, tb temos que engolir tudo o que eles querem.Dia 5 deviam engolir um sapo.

Justiniano disse...

Ora, caro J. Gonçalves, em sentido estritamente estrito, e estreito, exíguo como muito gosta de dizer o da Academia que também conhece muito bem o Portugal dos exíguos!!
Verdadeiramente incrível aquele!!

Anónimo disse...

justiniano, wtf?