30.5.11

A "BRIGADA SOCRÁTICA" DO REUMÁTICO CULTURAL


Tenho respeito pelas pessoas ditas da "cultura" - para princípio de conversa, importava apurar o que se entende por cultura e por pessoas dela - mas não sinto nenhum temor reverencial. Pelo contrário, os políticos, em geral, adoram adornar-se com "personalidades da cultura". Foi o caso de Sócrates que agarra tudo, desde imigrantes a futebolistas, passando pelas ditas "personalidades". A lista das "personalidades" e o momento da sua exposição rançosa recordam evento parecido, ocorrido com militares, pouco antes do 25 de Abril. Comungam, aliás, da mesma filiação servil desses generais porque, em Portugal, as "personalidades da cultura" apreciam o respeitinho (como se viu no Estado Novo: ou se era da "situação" ou do PC e afins, caso contrário não se era mais nada para efeitos públicos), o poder instalado, o comadrio estéril que esse poder fomenta, a pusilanimidade, o rótulo, no caso, de "intelectual", em suma, uma ideia de companheirismo de estrada mesmo que a estrada não leve a lado algum. Depois, muitas dessas "personalidades" não passam ora de mediocridades brilhantes (ou de simples mediocridades), ora de oportunistas crónicos que vivem de um reconhecimento "entre pares" adaptado a cada circunstância. Ao menos os generais de Marcello eram coerentes. Estes velhos e velhas do novo Restelo do Sócrates não são nada. Representam-se a si próprios e aos seus interesses, como se verá quando Sócrates se for.

Adenda: Fico surpreendido por não ver Lídia

20 comentários:

Anónimo disse...

Assim de repente, tirando sócrates que está de costas, vejo quatro cavalgaduras-culturais - todas elas de primeira ordem: a ministra da propaganda partidária e do suborno 'cultural' que destrói dinheiro dos contribuintes - canavilhas; o aventaleiro-e-parente-do-banqueiro-PS-indefectível-e-mafioso-das-vereações-desinteressadas arq. Salgado; a atrasada mental Inês; e, no fundo destacando em cinza-e-verde, o esgar baboso do esclarecido-Ferro - ainda mal desembarcado das OCDÉ's. Bom.

Ass.: Besta Imunda

Fernando Correia disse...

Não sei se a despropósito do que diz, mas gostei muito de ver a ainda Ministra da Cultura Canavilhas e o ex Ministro da Cultura Carrilho na entrega dos prémios dos ídolos da SIC.
Ainda achei este espectáculo, com os ídolos do nacional-cançonetismo, do futebol, do costureirismo e das socialites, mais deprimente que o pequeno almoço com o maduro Figo.

Fernando Correia

Carlos Dias Nunes disse...

A lista de nulidades é fantástica.
Importa reter-lhes os nomes, tendo em vista o que irão dizer e fazer depois do dia próximo dia 5.
Entretanto, não deixa de ser consolador que a representação da brigada, para efeitos de discurso, tenha recaído em pseudo-escritores tão marcadamente medíocres e desprezíveis como a serviçal do Costa na Casa Fernando Pessoa e o bonzo do Centro Cultural de Belém, que um dia destes ainda rebenta como a rã da fábula...

Anónimo disse...

Pode consultar progarma eleitoral do PS em http://viverseixal.blogspot.com/

Anónimo disse...

Mas então aquela lista é composta pelos apaniguados do nacional socialismo desde há muitos anos. Ainda por cima é exactamente o tipo de gente que nunca cá fez falta nenhuma! Nem um daqueles nomes tem sequer qualidade na área em que produz, com alguma excepção de Manuel Salgado, e mesmo assim...

alberico.lopes disse...

Dr.João
Podia fazer o favor de tentar encontrar o video com a actuação do engº.da independente no "mega-comício"de Fafe?.É que valia a pena.Quemteve a oportunidade de ver como eu vi aquele energúmeno a suar por todos os poros,a botar formigotos quando abria aquela bocarra,que mais parecia uma múmia paral´´itica,ficava com certeza vacinado contra tal fantasma!Ja procurei no youtube e em mais sites.Nada.Deve estar "escondido"pela central xuxa!Mas que valia a pena vê-lo e fazê-lo circular,lá isso valia!
Obrigado
Cumprimentos

Anónimo disse...

Com um discurso com a indiscutível qualidade do de hoje, José Sócrates, recém chegado à política ou sem o poder pela força no partido, teria muitas dificuldades em conquistar uma Junta de Freguesia a um rapazito que recém-chegado ao bloco de esquerda soubesse dizer meia dúzia de frases de jeito. E fica-se com a sensação que ele sabe.

horus disse...

@alberico.lopes - comício de fafe:http://youtu.be/78NJDuyrnZE

Anónimo disse...

MAs qual cultura? Aquela que vive à custa do estado?Nem mais um so subsidio para estes mandriões tipo intelectuais do "doce fare niente". A cultura dos teatros que ninguem vê, dos filmes da merda, doa museus mortos, dos quadros ja feitos com objectos allredymade,dessa casa fernando pessoa que nao existe????
A cultura deverá morrer, TODA, para depois a que nascer ser a verdadeira, a nao subsiada, a que precisa de respirar sem o oxigenio do estado.
A:C:

Anónimo disse...

O M. C. so para exisitir mama que se farta, para depois destribuir subsidios e bolsas aos do partido e simpatizantes. Há casos de pintores do Domingo, (e domingo sim domingo nao) que nao riscam nem pintam, que receberam subsidios para exposições, conjuntamente com as autarquias, (Lisboa foi um mimo socialista) para exporem papeis com tinta, para nao adjectivar a coisa.

Anónimo disse...

A cultura deveria ser como qualquer das outras actividades, restauração, hotelaria, etc. Nao me parece que o estada va dar subsidios para restaurantes e marisqueiras.Porque deve o estado dar dinheiro para grupos de preguiçosos e falsos intelectuias, sem as novas oportunidades, armados em actores, pintores e escritores?

Anónimo disse...

Não batam mais no ceguinho.

Sócrates nos dias que correm é apenas uma corista, a gritar slogans, a olhar para os amantes na plateia prestes a abandoná.la, foi tão bom e vai acabar.se...

O que ele diz ou faz já só merece risada.

Quem

Anónimo disse...

Quem vende nao está a espera de subsidio. Quem tem casa cheia tb n-ao. So quer mC quem nao tem publico.

Bmonteiro disse...

«O presidente do Conselho de Administração do Centro Cultural de Belém, Mega Ferreira, e a escritora Inês Pedrosa apelaram, esta segunda-feira de manhã, ao voto no PS, durante um pequeno-almoço num hotel de Lisboa entre José Sócrates e cerca de 100 individualidades da área da Cultura»
Da cultura tacho, por supuesto.
Da Natália Correia, relembro a sua resposta a uma provocação minha:
P) Porque é que os intelectuais são por norma críticos do poder?
R) Sr... ai dos países onde os intelectuais não sejam incómodos.
If... houver mudança em 5Jun11, que haverá, que esperará esta gente?
Irão demitir-se de imediato?
Ou esperar pela limpeza e poderem assim recriminar o novo poder?
Isto já não tem a ver com ideologias.
É mais uma questão de 'natureza humana', qualidade humana.
A eterna questão do "Factor humano",
que em trinta anos conseguiu levar o Sítio à banca rota.

Anónimo disse...

Na Adenda gosto particularmente da "aggiornata Lenita"; e da citação de (da...) Lídia: as aspas, mal abertas, permitem logo apreender os inebriantes discurso e raciocínio da escritora - e, à memória, soa-me imediatamente a sua voz de timbre doce e algo semelhante ao das dactilógrafas do Registo Notarial lá de Santarém, nos idos de 1970, que eu escutava fascinado e envergando calções.

Ass.: Besta Imunda

Anónimo disse...

Acalmem-se, acalmem-se...disse ela endireitando a fardeta da Acção Nacional Feminina. Os jovens , um cabo miliciano e um um pronto, retorciam-se com dores causados por duas estrelas ninja, cravadas na garganta.
Eles, ainda em panico sabiam que so o repouso e a leitura os podia compensar.

Susana disse...

e eles ficaram mais calminhos, então?

Anónimo disse...

Estão "memo" "memo" à rasca. (sem ponto de ! porque é verdade e não é para admirar)

amendes disse...

Esteve lá a nata da cultura lusa...

A escritora Ines Pedrosa, em representação do poeta Fernando Pessoa e do Eddil Costa "amais" o insigne cronista do reino Mega Ferreira, em reresntação do comendador Djo Berardo...

Anónimo disse...

anonimo @8.31 Continuação: No entanto, tal nao foi possivel. Um cartaz mal colado anunciava " A noite das mulheres cantoras", a ideia vinha de um filme de prisioneiras ocidentais no Japão,durante a segunda guerra, mas isso nao interessa nada disse a amiga.
Desafinadas desalinhadas e badalhocas la dissimularam a falta de jeito para a musica...e tinham o texto escrito. Coitadas. Tunham o destino como uma estrela na testa.