3.5.11

DE SADE À LÍNGUA DE PAU


Estava a ler Sade - La philosophie dans le boudoir, adquirido por €2 na feira do livro - quando, a propósito, apareceu-me à frente o eng.º Sócrates. Ao lado dele, mudo e quedo, constava o prof. Teixeira dos Santos a fazer figura de corpo presente. O referido senhor eng.º estava a perpetrar o seu primeiro tempo de antena, por conta do PS, a partir de São Bento (neste momento está uma das grandes alarvidades da seita no ecrã, o Barroso, sobrinho de Soares, levemente mais sofisticado - sabe línguas e leu Camilo - que coisas como Capoulas, Canas ou Estrelas mas tão cabotino como os outros). Não disse, o dito Sócrates, uma palavra sobre o preço do resgate financeiro do país a não ser para mencionar o que ele não contém por causa do tempo de antena. Não proferiu uma palavra sobre o imenso passivo nacional que ele politicamente personifica e que justifica os €78.000 milhões de euros que servirão para pagar, à cabeça, os seis anos da sua insuportável língua de pau. Sade, pelo menos, é autêntico.

Adenda: Dito isto, o tempo de antena cumpriu adequadamente o seu propósito até porque é preciso ter em conta a incomensurabilidade da estupidez humana que o protagonista sabe explorar como ninguém. A referida incomensurabilidade nota-se, aliás, na facilidade com que os media e comentadores se deixaram manipular (culbuter como as personagens do livrinho aludido) pelo dito protagonista e pela sua "central" de propaganda, "anunciando" medidas alarmistas (v.g. cortar pensões a partir dos 600 euros que todos "enfiaram" sem a vaselina da velha Estácio), desmentidas prontamente no tempo de antena, ou elogiando, mesmo, o protagonista com uma cara de pau correspondente à língua de idêntica natureza do outro. Esta gente toda não presta.

10 comentários:

Anónimo disse...

O Catroga estava lívido.

Até se engasgou.

PSD? RIP..........

Bmonteiro disse...

Como disse há pouco noutro local.
A notícia 'fabricada' esta manhã sobre as reduções de pensões de 600 euros,
foi oportuníssima.
Bom trabalho.

MINA disse...

Sempre é mais educativo ler Sade do que ouvir Sócrates. Do Divino Marquês sabemos com o que podemos contar, mas de Sócrates (ao invés do filósofo seu homónimo de quem aquele lamentavelmente usurpa o nome) nunca se sabe o que pode advir.

É claro que a máquina está muito bem montada e os portugueses foram possuídos pelas notícias alarmistas, convenientemente desmentidas esta noite, mesmo sem o recurso ao produto que tão largo consumo teve em tempos idos, produzido ou pelo menos vendido pela velha farmácia do Rossio.

Anónimo disse...

Não gostem mas não faz mal aprender com quem sabe.
A categoria desta intelligentsia que faz intox. está ao nível do que melhor se faz em serviços de informação de Países evoluídos.
Parabéns!

observador disse...

Para ser franco não percebi lá muito bem o discurso.

Basicamente, o que ouvi em diagonal, dizia que todas as medidas de cobrança ou poupança coerciva do estado PS ventiladas nos mídea, eram, no dizer do discursante boatos de pessimistas, etc, etc.

Ficou-me um cheiro de que em 2011, pelo menos até ao fim do 1º semestre, era a brincar, mas "dispois era a poia" ...

porque será...

Anónimo disse...

Ontem à mesma hora liguei a caixa de horrores e vi uma cena com um tal de Teixeira dos Santos que me fez lembrar a "múmia paralítica" do Prof.Agildo Ribeiro no Planeta dos Homens. Coisa horrorosa! Coisa horrorosa! Ah! E o pai do Agildo era político!

Anónimo disse...

o Estado vai sair da Ren, da Tap e mais uma ou outra que nao faz mal. E a RTP? continua a mesma mama? São 300 milhoes todos os anos, é ja um submarino encalhado, com ordenados das arabias.Querem canais façam como o Benfica...o canal PS, e nao será no MEO.

floribundus disse...

segundo o pm
o FMI fez o favor de meter po PSD na ordem e aprovar o PEC IV

o regabofe continua
as eleições 'estão no papo'

amendesa disse...

Registe a História de Portugal:
Havemos criado um novo tipo de herói:-- O nosso "Nero Tuga" que incendeia o País... faz um "bom" acordo com os "Bombeiros"... e a populaça aplaude!!!

Anónimo disse...

Ja que a hora é de sade: Diz o Bispo: Vou-te enrabar com uma ponta de fogo!!! AIaiaI refila Justine que me rebentas toda...mas para espanto desta o Bispo passa-lhe primeiro algum azeite...afinal nao vai ser tão mau, pensa Justine