1.5.11

COISAS QUE VALEM A PENA



Na Gulbenkian, uma vez morto o São Carlos para a ópera, houve mais uma transmissão directa do Met de Nova Iorque. Il Trovatore, a ópera em que tudo se passa entre noites e madrugadas, com um libreto improvável e abstruso, proporcionou a Verdi uma das suas mais luminosas criações musicais. Na tarde deste sábado era difícil juntar um elenco mais extraordinário do que aquele de que os dois do clip faziam parte, ao lado de Dolora Zajick e Marcelo Álvarez. Sondra Radvanovsky e Dmitri Hvorostovsky pareceram-me insuperáveis nos papéis de Leonora e do Conde de Luna. Ou Álvarez no titular e Zajick, feia como trovões, com um registo impecável dando voz à Azucena (a cigana bruxa), o nome que inicialmente Verdi tinha pensado para a ópera. Mas vale a pena escrever um post onde não se fale do portugalório ou da idiotice do casamento real (há quem passe directamente daqui para a beatificação esdrúxula de João Paulo II)? Ou, no limite, escrever o que quer que seja?

8 comentários:

Anónimo disse...

Claro que vale a pena,e quanto pior a situação,mais apetece escrever e ler coisas não políticas nem económicas. Quanto ao Trovador do Met/Gulbenkian,vozes do melhor,encenação e cenários estranhamente medíocres,atendendo a um McVicar que já fez óptimos trabalhos. Direcção musical a condizer com a penumbra reinante do princípio ao fim,arrastada e amordaçando a vivacidade e o dinamismo que a obra exige. Só boas vozes certinhas não chega. O Verdi deve ter dado mais uma volta no seu túmulo já assaz revolto...

José Moringa disse...

Touchet.
Tudo o resto é lixo iconográfico.

S.C. disse...

Claro que vale a pena! Uma pincelada de azul neste medonho cinzentão!

João Gonçalves disse...

Opinião sua, 1º anónimo. Experimente ir ao São Carlos e depois avalie se aquilo ainda é um teatro de ópera. E se o Verdi deu voltas no túmulo, não foram certamente de tristeza. Escolha lá melhores intérpretes em 2011. Também vi o Cappuccilli, a Fiorenza, até a Zampieri, mas para isso há dvd's e discos.

Primeiro anónimo disse...

Òbviamente não pretendo comparar o Met com fantasmas. òbviamente tambem ,claro que a opinião é minha,e resulta das grandes expectativas criadas em volta desta récita. Fui aqui o primeiro a afirmar que as vozes eram do melhor,é verdade. São as melhores do momento. Mas suponho que o dr. Gonçalves sabe bem que boas vozes não chegam para uma boa ópera. Há uma direcção musical,e uma direcção cénica. E foi aí que inexplicàvelmente a sessão falhou,na minha pessoal opinião,e pelas razões que indiquei,e que aliás o autor do blogue não contradisse. Só um exemplo. Foi agora finalmente restaurada a cópia de um dos mais belos filmes, o "Senso" do Visconti. Como deve saber,o início do Senso passa-se na Fenice,numa récita do Trovador,certamente encenada pelo realizador. Ora os poucos minutos da ópera que vemos e ouvimos,valem mais `musicalmente (não vocalmente) do que o do Met de ontem. Mas tudo isto são opiniões modestas de um amador que nunca teve as responsabilidades do dr.Gonçalves nem a prática universal do Calado. Respeito os mestres,mas vou opinando...

Bartolomeu disse...

Fui e lembrei-me de si, dada a publicidade que aqui tem feito. Esteve por lá?

João Gonçalves disse...

Se não tivesse ido, como é que queria que escrevesse isto? Ab.

Bartolomeu disse...

ora, também há os meios tradicionais, a ANT2 por exemplo. Em que zona ficou sentado?