5.5.11

A UM MÊS

Daqui a umas horas sai mais uma sondagem. Revela 30% de indecisos e quase outros tantos "decididos" distribuidos pelo PS (36) e pelo PSD (34). O CDS teria 10% de intenções de voto, o PC 9 e o BE 5. Desconheço a margem de erro mas deve ser suficiente para evidenciar o famoso "empate técnico"*. Realizou-se antes das "medidas", evidentemente. Uma ponderação deste tipo permite três ou quatro conclusões óbvias. Sócrates beneficia da circunstância de as pessoas saberem, com ele, com o que contam mesmo em mau (o português é timorato, teme o poder, aprecia o respeitinho e gosta de boa publicidade nem que seja a papel higiénico). A troika foi embora e o palco, durante precisamente um mês, é para ele porque as "medidas" não aparecem já como sentidas. E, mesmo com elas, Sócrates poderá sempre dizer que todos, menos o PC e o Bloco (duas irrelevâncias, para o efeito), as apoiam (o PR vai apoiá-las sexta-feira). Ninguém quer saber de ele ter dito que não governava com ajuda externa ou deixava de governar. Nem ele. Sócrates, finalmente, consegue federar o PS e pô-lo a falar a uma só voz - a dele. O centro-direita, pelo contrário, faz questão em exibir todos os dias a sua imoderação verbal auto-destrutiva através de uma parafernália de vaidosas mediocridades (das inteligentes às toscas) que a representam, sobretudo nos media, tenham ou não "responsabilidades". E cometeu - Passos cometeu - o erro básico de esse espaço político não se apresentar às eleições em lista conjunta (até as referidas vaidades lá podiam estar que isso não interessava nada). Repito-me. Se Sócrates tiver um voto a mais que seja sobre Passos exigirá a Cavaco formar governo. Quem o pode impedir?

*Há outra sondagem que inverte as posições, separando o PSD do PS em cerca de 3%, ou seja, o "empate técnico" - em nada altera o escrito.

15 comentários:

observador disse...

Pois, a Democracia tem destas incongruências.

É o que sucede quendo um Povo Nobre é educado no respeitinho, na ignorância censórica, para lhe tirarem o poder de dizer "O reizinho vai nú!". E ia ....

Anónimo disse...

Quem é de direita só tem um partido para votar: o CDS-PP!

Anónimo disse...

Esta conversa é (também) a que interessa ao ordinário. O que está feito, está feito. Não vale a pena "chorar".

Apesar de ter andado indeciso, já decidi. Voto útil contra o bardino.


PC

João Gonçalves disse...

O seu permanente mambo jambo contra o dito cujo; "PC", não altera a realidade.

Anónimo disse...

"Passos cometeu - o erro básico de esse espaço político não se apresentar às eleições em lista conjunta"

Mas não é suposto Passos Coelho ser o secretário geral mais à esquerda de sempre no PSD? Não é essa a imagem que ele pretendia (não sei se ainda pretende, mas a escolha de Nobre parece indicar que sim) transmitir?
O secretário geral mais á esquerda de sempre ia apresentar-se coligado com um partido supostamente de uma direita já muito radical, como o CDS?
É fácil perceber que essa coligação só faria sentido se o lider do PSD não se pretendesse posicionar o mais à esquerda possivel, dentro do espaço politico à direita do PS.

Anónimo disse...

O "mumbo jumbo" a que se refere e que não entende revela tenacidade para lutar contra males fundamentais. Posso dizer hoje que até no Anacleto votaria contra este energúmeno aldrabão, o dito cujo. O Anacleto pode ser "perigoso", mas pelo menos sabe alguma coisa de Economia, tem outra respeitabilidade... E não apareceu como "ingenheiro domingueiro", etc., etc. Isto já cansa.

O que Henrique Neto escreve subscrevo integralmente, com a ressalva que o peiésse (ou aparentados) nunca apoiei.

Continuar com este dito cujo significa definitivamente que nascemos, crescemos e ainda estamos na tribo errada, uma tribo que nada faz para estirpar esta forma de estar medíocre, que nos reduz energia e não nos conduz a nada de relevante. Não, o "povo" não tem sempre razão. Se tivesse, a "velha" seria hoje PM.


PC

Aladdin Sane disse...

(um comentador acima refere-se ao PP como um partido "já de si muito radical". Só pode ser assim considerado neste país onde o "esquerdismo" no seu sentido mais bafiento ainda está impregnado nas nossas mentes » direita = peste)

Sempre associei a letra desta "monsterpiece" aos efeitos do consumo de drogas. Agora pareceu-me que poderia plasmar também a realidade do nosso país, onde se incluiria - por triste contingência - o nosso Primeiro-Ministro.

Aladdin Sane disse...

Ou esta. Queira(m) desculpar-me a impertinência; devo ter sentido um ímpeto de (pretensamente) "comunicar" com alguém. Sabemos como chegámos aqui, mas será possível insistirmos mais "nisto"? How sad.

observador disse...

Só uma nota para PC, que o Povo não tem sempre razão, é uma verdade de Lapalice, dita por Lenine, como qualquer PC e S sabem, como bons markxistas que são.

E o seguimento dessa máxima tem sempre o mesmo resultado para o Povo alvo ...

Anónimo disse...

Só se o CDS fosse louco se uniria ao PSD.
O CDS deve colocar o PSD à distância mesmo se estiverem os dois no Governo.

Não que tenha grandes esperanças pelo CDS.
Pelo menos não tentam imitar o PS na vigarice como faz o PSD.

lucklucky

Karocha disse...

PP, vou votar no Paulo portas!

Carlos Dias Nunes disse...

Para se avaliar o crédito das "sondagens" confeccionadas no gabinete da Universidade Católica dirigido pelo sr. Pedro, basta recuar às últimas eleições europeias.
É espantoso como esta gente, reincidente no erro e na trapaça, tem o descaramento de continuar numa actividade para a qual não dispõe da mínima isenção.
E mais surpreendente ainda é que haja órgãos da comunicação social (sobretudo se pagos por todos nós, como é o caso da rádio pública) que insistam em pagar tais cozinhados...

João Gonçalves disse...

Vote. Se ele depois se aliar ao Sócrates não se queixe.

João Gonçalves disse...

O Pedro a que o Carlos alude é o Pedro Magalhãe, suponho. Mas o Pedro já não está à frente disso há algum tempo.

Carlos Dias Nunes disse...

Não sabia. Ainda bem para o Pedro, então.