5.4.10

DO TOSCO ENQUANTO TRIVIALIDADE NACIONAL


A "história das casinhas" foleiras, supostamente inventadas por Sócrates na versão engenheiro técnico camarário, não acrescenta um átomo a nada. Vinte ou duzentos "projectos", maior ou menor "desleixo" do seu autor e a eventual violação do princípio das incompatiblidades parlamentares mudam alguma coisa no país em relação a Sócrates ou de Sócrates em relação ao país? Não mudam. Pelo contrário, banalizam essa relação e trivializam o putativo faltoso desleixado (quem é que não gostava de ter imaginado trambolhos assim ou assado e ser, menos de vinte anos depois, 1º ministro?) . Porque, de uma forma geral, o português dito "médio" é como esse Sócrates dos anos oitenta, um parvenu acabado de chegar das berças para se sentar no parlamento. Um esperto deslumbrado. Até aquelas coisas que alegadamente desenhou são o retrato dessa mediania muito satisfeita consigo mesma que, apesar da mudança de visual, ele personifica. Julgo que ninguém minimamente alfabetizado possui alguma ilusão acerca do "progresso" e da "modernidade" representados por Sócrates. As "casinhas" são apenas um episódio na vida de um homem com uma não biografia apesar dos hagiógrafos das fichas e dos analfabetos funcionais espalhados pelos media sempre prontos para rameirais figuras. Ele existe precisamente porque não existe. Um dia, quando desaparecer do poder, muito adequadamente ninguém se lembrará dele. Porque, quando existe, é em tosco retocado algo que, nestes pequenos monumentos ao mau gosto, nem sequer houve o cuidado de disfarçar.

22 comentários:

Anónimo disse...

sócrates tem uma "visão fetichista" da modernidade. isso vê-se bem nom caso do plano tecnológico e do magalhães. o que interessa é a acumulação de produtos. quanto mais, maior o progresso. e o mesmo em relação às novas oportunidades. o que importa é o certificado e não a "aprendizagem real", valha esta o que valer...mas depois do episódio do inglês técnico que dúvidas poderiam ainda restar em relação a tudo isto?

radical livre disse...

zé sapatilhas deixa rasto por onde passa.
ainda o elegem pr e secretário geral da onu.

Anónimo disse...

"Dessa mediania" ou "dessa mediocridade"?

Anónimo disse...

O autor deste post deixa nele transparecer toda as frustrações e complexos de superioridade próprios de uma elite pretensamente intelectual que é a expressão mais genuína da decadência deste país. Não são os sócrates, os cavacos ou quaisquer outros políticos.
A decadência torna-se visível através daqueles que se apresentam como uma espécie de vanguardas intelectuais ou guardas pretorianas da finesse.
Ademais não compreendo este repúdio de Sócrates numa pessoa que se baba perante Cavaco. Nos aspectos essenciais da ques~tão haverá alguma diferença entre o anjo beirão e o anjo argarvio?

Anónimo disse...

José Sócrates daria um excelente Presidente da República.

SEXTANTE disse...

Nem para pedreiro-mor do reino!

António P. Castro disse...

Pergunta o Anónimo das 3:35 PM:

"Nos aspectos essenciais da ques~tão haverá alguma diferença entre o anjo beirão e o anjo argarvio?".

Há, sim senhor. É a diferença entre alguém destituído de honra e um homem honrado. Só isso.

Anónimo disse...

«Nos aspectos essenciais da ques~tão haverá alguma diferença entre o anjo beirão e o anjo argarvio?»
Há muitas. O Algarvio dá-se ao respeito e é respeitado, mesmo por muitos daqueles que o não apoiam; O Algarvio é ouvido, mesmo por aqueles que não o apoiam; O Algarvio sabe daquilo que fala; O Algarvio é uma referência ética da República; O Algarvio passou pelo Governo da República e deixou uma marca positiva no País (embora não seja isento de criticas, claro está); O Algarvio diz que é e é mesmo aquilo que diz ser; O Algarvio não é nem nunca foi suspeito de «coisas»...
O Beirão deveia chamar-se mosca: onde há merda ou está lá ou anda por perto!
TNSBA

Karocha disse...

A foto é uma graça!
Levou, aquilo a que chamo, "Um banhinho de Boutique".
Carote, mas enfim quem pode, pode.
Cá por mim ia à "boutique alcofa", poupava e o resultado era o mesmo!!!

Anónimo disse...

Esta criatura e o seu Partido Sócrates vão deixar a Portugal um rasto de dinheiro perdido aos milhares de milhões de euros em pseudo-reformas idiotas, operações de cosmética eleitoral, oferendas de computadores, de cursos, e o culto da prática continuada e oficializada das maiores badalhoquices. No fim o povo estará na mesma, ou pior, se é que isso é possível. E terá sede, e fome, de tudo.

António P. Castro disse...

A táctica de hoje, nos blogues socretinos, consiste nomeadamente em dizer que o artigo do Público não traz "nada de novo". O que uma simples leitura desmente em absoluto, é claro.

Daniel Santos disse...

Depois da acusação de ter violado o regime de exclusividade a que estava sujeito, José Sócrates mandou dizer que não foi remunerado em nenhum projecto que assinou.

Parece-me correcta e de aplaudir a atitude do actual PM. Não só trabalhou gratuitamente na Guarda, ajudando um distrito do interior, algo desfavorecido, como ainda deixou por lá os traços inconfundíveis de um génio na sua visão vanguardista da arquitectura.

Anónimo disse...

É preciso entender.
A involução do Regime.
O falhanço da Escola, universidades incluídas.
A esperteza dos jotas.
São eles e as suas circunstâncias, conforme Ortega Y Gasset.
São o produto do Regime:
Vem desde Durão e a sua fuga ás responsabilidades.
E acabar por 'compreendê-los'.
Pior, era difícil.
JB

Ana Cristina Leonardo disse...

Assino por baixo, embora, confesso, me seja mais fácil conviver com um mafioso do que com um piroso. E aquelas casas, ó aquelas casas... Não há envidraçado da Braamcap que as salve. Aliás, se olharmos bem, a distância entre umas e outras é mínima.

Anónimo disse...

Espantoso o individuo jose socrates, têm uma espécie de toque de midas. aonde toca há ilegalidades... éstamos bem...

Anónimo disse...

Para aqueles que dsitinguem os cavacos dos sócrates eu alerto apenas para algumas situações: já se esqueceram dos mihões da CEE que encheram os bolsos da eleite cavaquista reunida em torno do BPN? Já se esqueceram do regabofe no ministério da Saúde no tempo do Costa Freire e do Zézé Beleza quando a irmã deste era ministra? Já se esqueceram como daquela originalidade de um ministro das finanças ensinar o povinho a não pagar imposto (o Célebre apartamento nas Amoreiras do Sr. Cadilhe)? Já se esqueram dos terrenos do Braga de Macedo? Já se esqueceram das massagens do Sr. João de deus Pinheiro? Já se esqueceram, mais recentemente das ações do BPN que não estavam na bolsa mas que renderam ao Sr. Cavaco e à família 140% num ano? Já se esqueceram das ligações a Dias Loureiro, um pé rapado beirão que fez uma fortuna à custa de negócios com o estado ou em nome do estado? Lembram-se do SIREP quando era Ministro da Administração Internação um empregado de Dias Loureiro?
dir-me-ão que nada se provou em provou em tribunal. E em relação ao anjo Beirão, provou-se alguma coisa?
Bom vou parar para que não tenham um ataque de nervos por causa da honra do Sr. Cavaco.
Quase me emociono quando ouço alguém dizer que político om o curriculum de Cavaco é um homem honrado. Não sejam patetas!
Eles são todos iguais. Tenham coragem de assumir isso. Aliás, ddiante de Cavaco sócrates é de facto mais parolo e menos cuidadoso no que faz, mas é muito menos maquiavélico que o anjo do Algarve. O pior cego é o que não quer ver. A pior cegueira é o fanatismo.

Anónimo disse...

O dito cujo na foto está um bocado parolo abetado anos 80... confere!

Afinal, manda-se com o gajo ao charco ou quê? Estas coisas das casunchas, do diploma, da fripòr, da casa da Braamcamp, da "cara escondida"/TVI/PT, da lixeira, etc., etc. não chegam para lhe dar aquela indelével patine de trambiqueiro? E que bem que fica num PM...

PC

Karocha disse...

Anónimo das 7.42pm

Eu não esqueci, nem quando o Cavaco deitou a Bolos a abaixo!
"Pai já sou Ministro"
Só que, estão todos ligados.
Tudo farinha do mesmo saco!

António P. Castro disse...

O Anónimo das 7:42 PM, socretino até à medula, quando fala em patetas, está a ver-se ao espelho. Mas o espelho, pelos vistos, além de benigno, é falso como o engenheiro. É que o termo preciso a devolver seria este: besta!

João Gonçalves disse...

A comparação de Cavaco com Sócrates, em matéria biográfica, nem sequer merece comentários. Ou talvez mereça um, a definição que Vladimir Nabokov deu para o senso comum, para a mediania: o cruzamento de um elefante com um cavalo. Tenham juízo.

Unknown disse...

Há por aqui um anónimo a propalar sem pejo a última e vergonhosa tese dos sócretinos em desespero - 'eles são todos iguais'. Meu Deus, esta gente é capaz de tudo. Para não me alongar fiquemo-nos pelo curriculo académico. Alguém com o juízo todo pode atraver-se a comparar Sócrates com o Cavaco? Cavaco conseguiu o seu com trabalho e esforço, tanto quanto se sabe. O xico-esperto do fatinho Armani, prémio Pritzker dos pobres de espírito, cabulou em tudo, como cabula na vida e como governante. Não, por que muito que neguem, não 'são todos iguais' ! Este não passa de um lelo a quem só falta o fio de ouro e que se lhe conheçam um ou dois dos negócios de droga para rematar o ramalhete da vergonha!

Anónimo disse...

Como é que um homem que desenha uns tugúrios que nem para estrebaria medieval são aceitáveis pode chegar a PM?