Não é da noite para o dia que a malta fica a gostar de opera. O tempo da opera para o proletário em fato macaco tambem ja passou e não pegou. Os circuitos da Europa, são pesados, ou não tenha a Opera fundações em Italia e na Alemanha.Já era bom termos um circuito nacional, divulgar autores nacionais, que não faltam. E um director capaz, que apostasse nas produções nacionais tambem vinha a calhar. Já agora uma educação musical, séria, nas escolas poderia ter o seu efeito.
Vejamos: O tão popular teatro de revista morreu, deixando o park mayer , que ja teve projecto a definhar.O Ballet da Gulbenkian acabou faz tempo.Orquestas nacionais nem piam. Creio que mesmo o tempo da recuperação de todo este legado cultural ja passou. Não foram aproveitados os conhecimentos dos emograntes de leste, no bailado por explo, onde russos davam cartas. Hoje a cultura do espectaculo é um enorme "chapitô".
Quando uma grande produção de opera vem a Portugal, tipo Carmen no p. Atantico com cavalos e etc ou a Aida, fica cheio num breve instante. Será que a opera deve ser mais acessivel? Tipo só Highliths que toda a malta conheçe? Ou passar as operas que estão em digressão para pagar as produções? Em Portugal, no SC porquê que depois de quase 4,5 meses de ensaios de orquestra,cantores , cenarios, encenador, etc, e depois só fica 3 dias em cena? Não pode ser lucrativo!
BTW: Em New-York há opera (e da boa)logo pelas 10h da manhã. Ver programaçao Antena2 e ouçam. É fixe que no intervalo dos actos,a comentadora explica as cenas...e quando é explicado é mais mais giro e acessivel.Experimentem.
6 comentários:
Não é da noite para o dia que a malta fica a gostar de opera. O tempo da opera para o proletário em fato macaco tambem ja passou e não pegou.
Os circuitos da Europa, são pesados, ou não tenha a Opera fundações em Italia e na Alemanha.Já era bom termos um circuito nacional, divulgar autores nacionais, que não faltam.
E um director capaz, que apostasse nas produções nacionais tambem vinha a calhar. Já agora uma educação musical, séria, nas escolas poderia ter o seu efeito.
Num país de ignorantes e iletrados que se venda o Teatro S.Carlos para um projecto de «requalificação urbana».
Os portugueses só querem é «grandes superfícies» e »hipermercados» para encherem o bucho de calorias e a casa de tarecos e lantejoulas.
...Um país de ignorantes, de iletrados e de bacocos.
Vejamos: O tão popular teatro de revista morreu, deixando o park mayer , que ja teve projecto a definhar.O Ballet da Gulbenkian acabou faz tempo.Orquestas nacionais nem piam.
Creio que mesmo o tempo da recuperação de todo este legado cultural ja passou. Não foram aproveitados os conhecimentos dos emograntes de leste, no bailado por explo, onde russos davam cartas. Hoje a cultura do espectaculo é um enorme "chapitô".
Quando uma grande produção de opera vem a Portugal, tipo Carmen no p. Atantico com cavalos e etc ou a Aida, fica cheio num breve instante. Será que a opera deve ser mais acessivel? Tipo só Highliths que toda a malta conheçe? Ou passar as operas que estão em digressão para pagar as produções?
Em Portugal, no SC porquê que depois de quase 4,5 meses de ensaios de orquestra,cantores , cenarios, encenador, etc, e depois só fica 3 dias em cena? Não pode ser lucrativo!
BTW: Em New-York há opera (e da boa)logo pelas 10h da manhã. Ver programaçao Antena2 e ouçam. É fixe que no intervalo dos actos,a comentadora explica as cenas...e quando é explicado é mais mais giro e acessivel.Experimentem.
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