6.11.10

FAZ FALTA O 25 DE NOVEMBRO


Ao rever na rtp-memória o famoso debate Soares/Cunhal, de 6 de Novembro de 1975, noto duas ou três coisas. Soares fala em bancarrota e é, de novo, à beira dela que estamos. Cunhal reage a tudo com um discurso vanguardista, cego e surdo à realidade que, hoje, tem em Sócrates um excelente praticante pela banda de uma dita "esquerda moderna". Finalmente, já não temos um 25 de Novembro de 1975, apesar da persistente exemplaridade ética do General Ramalho Eanes, que "limpe" esta coisa.

11 comentários:

Garganta Funda... disse...

Não se esqueça Dr. João que o Dr. Mário Soares foi o iniciador deste sistema politico instrisecamente corrupto e falido.

Foi Mário Soares - e com grande parte do PSD atrás - que obstucalizaram o General Ramalho Eanes e até lhe fizeram uma lei na altura para ele não acumular a «pensão honorífica» de Presidente da República com a pensão de oficial general das Forças Armadas.

Hoje, muita gentinha que se aproveitou do 25 de Novembro (politicos do fala-barato, venais e corruptos) têm à sua disposição inúmeras reformas, pensões, vencimentos, sinecuras, fundações, representações,etc.

E não se esqueça que o PSD de Sá Carneiro - onde Cavaco Silva militava, tendo sido inclusivamente Ministro das Finanças da AD - hostilizaram vergonhosamente o general Ramalho Eanes, um homem probo; um homem de palavra; incorruptível e uma - das poucas - reservas morais desta Nação maltratada.

Anónimo disse...

Ó "Garganta Funda" contextualize, sim ?

Garganta Funda... disse...

A verdade não precisa de contextualização.

Como disse um conhecido treinador: «um escudo é um escudo; um cretino é sempre um cretino!»

Anónimo disse...

Pedro Passos Coelho disse uma coisa muito importante. Que os governantes que não cumprirem o prometido e que prejudiquem o país com a governação devem ser chamados à justiça.
Como foi interessante a reacção imediata do PS. Sentiram-se. Não têm a consciência tranquila.
Ah malandros, se o Passos Coelho tiver força e apoio para levar a sua intenção à prática, então podemos sonhar com um país melhor.
Com isto, não percebi a reacção do PCP e do Bloco de Esquerda. Será a prova de que em última instância apoiam o Sócrates? Creio que sim.

Luis disse...

Garganta Funda: totalmente de acordo.
Luis

Anónimo disse...

«apesar da persistente exemplaridade ética do General Ramalho Eanes, que "limpe" esta coisa.»

A exemplaridade ética do senhor general também inclui as armas que ele mandou buscar aos quarteis para armar o Partido Socialista?
Olhe que foi o próprio que nos informou, e através da televisão; portanto, somos levados a crer que foi verdade.
Ou a nossa memória não chega a tanto?

joshua disse...

Também estive a ver o debate mais de duas horas. Dei por mim a pensar que em troca de uma higiénica guerra civil deram-nos uma plácida seca de sono.

Anónimo disse...

Posso dizer umas coisas aqui politicamente incorrectas? Se puder,aqui vão:
1)Tambem vi o debate,aliás pela primeira vez, pois estava fora do país nessa altura. Sabendo o que era a situação da altura,em que apesar do fim do V Governo e da saída de Vasco Gonçalves o PCP ainda dispunha de muitos meios de acção,a posição clara e corajosamente expressa por Soares,independentemente de se gostar ou não do senhor,ajudou à "normalização" da vida política do país.Posição que vinha na linha de outras iniciativas,como o comício da Alameda,etc.O golpe do 25 de Novembro foi decisivo,mas havia a preparação do ambiente com o documento dos Nove e,por muito que custe reconhecer a alguns,pela acção de Soares e do P.S.,com o apoio do Carlucci,claro, mas quem arriscava o pelo eram eles,e os tempos não eram mansos.
2)Respeito o General Eanes,cuja passagem pela história é,como se dizia,globalmente positiva. Mas aquela malfadada e mal conduzida criação do PRD,bàsicamente para lixar o PS e o Soares,e sem programa consistente nem perceptivel,talvez não tenha sido um momento brilhante na carreira dessa figura sempre respeitável.
3)Ainda quanto ao debate,é impressionante como Cunhal apesar da sua verve e presença,é o representante dum mundo e de conceitos inapelavelmente ultrapassados,que quase custam fisicamente a ouvir,e Soares,apesar do que quiserem,defende valores que são os de hoje com linguagem relativamente ainda actual. E as ameaças aos valores da Liberdade e dos Direitos Humanos permanecem,não sob a mesma forma,mas continuam a exigir permanente vigilância.
Desculpe o autor do blogue tanta incorrecção em relação ao que conheço das suas posições e dos seus comentadores favoritos,mas talvez umas variações obnóxias de vez em quando sejam aceitáveis...

floribundus disse...

da secularização da sociedade saíu esta merda e estes merdas

Anónimo disse...

Os mecanismos de compensação que, por mais toscos que pudessem ser, ainda existiam à altura (75) e estavam adaptados à asneira nacional - a tropa, os seus generais metidos a políticos, o serviço militar obrigatório, um certo sentido do dever agarrado a um arremedo de patriotismo - agora já não existem. Nem com um General Eanes "a coisa" lá iria, até porque a época e o País já não conseguem produzir semelhantes personagens. Após a liquidação gradual (entusiasticamente fomentado pela europa) das tradicionais instituições que mantinham o nosso frágil equilíbrio interno, ficou só a cáfila de incompetentes cleptómanos da política central e local, cuja ambição desmedida não olha a meios para manter tacharia, ordenados e inventar cargos para familiares famélicos.

Ass.: Besta Imunda

Anónimo disse...

Besta: O que pensa do FreeTibet? Não diga , pois os seus discursoa anacronicos parecem maoistas. Já agora: depois de comprarem a divida, quando chega o empréstimo?