8.11.10

CRIME E CASTIGO

Para "aliviar" dos juros, regressou por instantes a Casa Pia. O famoso julgamento corre o risco de, pelo menos parcialmente, ser repetido. Ministério Público e alguma defesa coincidem em não ter sido dada a possibilidade a alguns réus de se pronunciarem sobre matéria alterada antes do julgamento e que serviu para condenar. Assim sendo, significa que a 1ª instância não administrou bem a justiça, para usar os termos constitucionais. Nada disto, porém, obsta a que tivesse havido crime e castigo, pairando a dúvida se foram exactamente aqueles crimes - com todo o circunstancialismo de tempo, modo e lugar imputável àqueles agentes em concreto - e se os respectivos castigos foram adequados. A coisa continua, pois, para bingo o que, em linguagem de justiça portuguesa, talvez queira dizer nada.

5 comentários:

Anónimo disse...

Portanto um (1) dos crimes do Cruz está mal documentado processualmente... Em contrapartida, os 87332 crimes do Bibi estão todos em ordem.

O processo penal é uma coisa tão linda... e estatisticamente exacta!

PC

joshua disse...

Isto é surreal e fantástico. Destacamo-nos no mundo.

LUIS BARATA disse...

E ainda a procissão vai no adro,tanto em termos de questões suscitadas ao longo do processo como acerca da decisão final...

Amendes disse...

Humildemente pergunto:

Fosse a Casa Pia um seminário...
Fossem os arguidos bispos e padres...
Fossem as celebres casas de Elvas e da Av Forças, em Lisboa, propriedades das respectivas Dioceses ....

Fosse a Casa Pia uma remota escola de Tras-os-Montes...
Fossem os arguidos simples e anonimos operarários ou pastores...

O que se diria?

Anónimo disse...

E o povo a pagar o circo. Se os crimes estão provados que importa agora o dia ? E novo julgameno para quê?Não vai mudar nada. Os grandes culpados estão em liberdade, e nem com uma duzia de julgamentos se conseguia alguma coisa, continuaram sempre em liberdade.