22.2.10

A CONTÍNUA TRANSFORMAÇÃO DE TUDO


Parece que está pronta para aparecer nos jornais uma "carta de renúncia" de Paulo Rangel à militância no CDS escrita noutra encarnação. O objectivo é dos livros e sumariamente primário - o homem não poderia ter dito que não se lembrava. Fernando Pessoa, numa "crónica do tempo que passa", de 1915, responde à "problemática" melhor do que qualquer apressado moralista de arquivo. «Recentemente, entre a poeira de algumas campanhas políticas, tomou de novo relevo aquele grosseiro hábito de polemista que consiste em levar a mal a uma criatura que ela mude de partido, uma ou mais vezes, ou que se contradiga, frequentemente. A gente inferior que usa opiniões continua a empregar esse argumento como se ele fosse depreciativo. Talvez não seja tarde para estabelecer, sobre tão delicado assunto do trato intelectual, a verdadeira atitude científica. Se há facto estranho e inexplicável é que uma criatura de inteligência e sensibilidade se mantenha sempre sentada sobre a mesma opinião, sempre coerente consigo própria. A contínua transformação de tudo dá-se também no nosso corpo, e dá-se no nosso cérebro consequentemente. Como então, senão por doença, cair e reincidir na anormalidade de querer pensar hoje a mesma coisa que se pensou ontem, quando não só o cérebro de hoje já não é o de ontem, mas nem sequer o dia de hoje é o de ontem? Ser coerente é uma doença, um atavismo, talvez; data de antepassados animais em cujo estádio de evolução tal desgraça seria natural.»

9 comentários:

TAF disse...

"O objectivo é dos livros e sumariamente primário - o homem não poderia ter dito que não se lembrava."

Pois.

Garganta Funda... disse...

Off-topic.

Apreciei a solidariedade activa deste blogue para com a Região Autónoma da Madeira, simbolizada na colocação da Bandeira da Madeira.

radical livre disse...

soares disse
«só os burros não mudam»
o pm também mudou

observador disse...

Tudo bem, mas o que está errado é a ocorrência de situações de "bigamia partidária" ou "clubística".

A Lei do Divórcio fez-se para evitar estas ocorrências lamentáveis e "criminosas por bigamia", que devendo o seu uso ficar sempre devidamente documentado publicamente, Há falta de Conservatóra, e realizados atempadamente.

Não se queixe pois, quem não usar esta Lei.

Anónimo disse...

Se fosse com o Sócrates não eras tão complacente, grande fariseu!

Anónimo disse...

É que ter sido do CDS desqualifica o candidato? Tá bem, lá vai o Sócrates cantando e rindo.

Anónimo disse...

Caro João,

O problema está na MENTIRA. Alguém que mente por tão pouco...também vai mentir sobre se sabia ou não da aquisição da TVI.

Cumprimentos,

AS

Miguel Neto disse...

Então o dr. Pacheco Pereira? E a dra. Zita Seabra? E o dr. Durão Barroso? E ...

Noutros partidos isso nunca aconteceu? Nunca irá acontecer?

O dr. Louçã não acreditava que a "Revolução" tinha que triunfar nem que fosse pela força das armas?

Com os problemas que nós todos, enquanto País, temos que enfrentar, alguns andam a entreter-se e a entreterem-nos com "catástrofes" destas!

Anónimo disse...

Isto é a preparação psocológica para a aceitação pacífica e acrítica de toda a espécie de ladroeira e respectivas ladroagens.