23.2.10

«SE ASSIM É, ASSIM SEJA»

Li isto três ou quatro vezes seguidas no metro. Vale a pena ler na íntegra porque não há ali uma imperfeição, um descaso, uma palavra inoportuna. O pedaço que escolhi ilumina perfeitamente isto hoje. Isto, uma espécie de país. «As plebes de todas as classes cobrem, como uma maré morta, as ruínas do que foi grande e os alicerces desertos do que poderia sê-lo. O circo, mais que em Roma que morria, é hoje a vida de todos; porém alargou os seus muros até os confins da terra. A glória é dos gladiadores e dos mimos. Decide supremo qualquer soldado bárbaro, que a guarda impôs imperador. Nada nasce de grande que não nasça maldito, nem cresce de nobre que se não definhe, crescendo. Se assim é, assim seja! Os Deuses o quiseram assim.»

2 comentários:

Anónimo disse...

Frases bem construídas. Conteúdo abstracto. Inacessível às plebes que podem fazer uma diferença.Palavreado. Apenas palavreado que não diz nada à pessoa comum.
Membro de uma das plebes.

Anónimo disse...

Esmiúçando o texto, vislumbrei: "cresce de nobre".

Tendo o genial poeta, uma relação com misticismos milenaristas; não estaria ele a referir-se ao presidenciável candidato Nobre?

Joaquim Costa