29.1.11

O MAIS VELHO E O "NOVO" CICLO


O matusalém do CDS, o dr. Portas, quer ir rapidamente para o governo. Falhado Sócrates, Portas vira-se agora para Passos Coelho a quem sugere um "movimento político" que os abranja e a "independentes". Da última vez que Portas "participou" numa AD pré-eleitoral, em 1999 com Marcelo, bastou uma entrevista sua na televisão para acabar rapidamente com ela (e com Marcelo). Só em 2002, depois de umas eleições que deram Barroso à frente mas em minoria, é que Portas se tornou indispensável para viabilizar um governo de "direita" que durou pouco mais de dois anos. E não foi por sua causa, diga-se a bem da verdade, que a coisa borregou porque Portas apreciava (e aprecia) o poder nem que fosse às cavalitas de Barroso e, depois, de Santana ou de outro do PS. Todavia, a reeleição de Cavaco não "abriu" nenhum "ciclo político" novo como Portas veio a correr sugerir na noite do passado domingo. Nem tão pouco despertou em Passos Coelho quaisquer pressas apesar de já estar aberta a "montra de vaidades" ministeriáveis. E, depois, Portas é a pessoa menos indicada (parece um "sempre em pé" da "direita", há mais tempo no activo partidário do que Jerónimo de Sousa ou Louçã) para vir falar em "novo ciclo" precisamente por ser o mais velho em exercício em vários "ciclos". Como bastas vezes aqui escrevi, Sócrates tem todas as condições políticas internas (o resto ninguém sabe) para terminar a "sua" legislatura. Alguém da "direita", no seu perfeito estado mental, está interessado em pegar nisto agora ou a curto prazo, com mais ou menos "movimentos"? Julgo que não.

12 comentários:

Cáustico disse...

Só alguém parvo ou de ambição infinita pegará neste país que o socialismo de merda deixou moribundo.

joshua disse...

Ó João Gonçalves, o Paulo Portas até tem imensos defeitos, mas uma coisa, que não vejo noutros, vejo nele: inteligência e, em virtude de tão longa liderança cujos contornos exaraste escarninhamente neste teu post - breve história do portismo - deve ter alguma experiência. Não sei por que terá de ser estigmatizado. Terá ele um passado menos salubre que todo o passado socratista-socialista e a sua trupe de lapas mafiosas no Poder? Não.

E, sim, sou frontalmente a favor de uma ruptura do País real com o socratismo-socialismo fantasioso e conspirativo. Já, antes que nos não restem senão cinzas.

Isabel disse...

Paulo Portas propôs um governo supra-partidário, maioritário, para tomar medidas duras, necessárias como sabemos.

O PSD já tem os futuros Directores e Directores Gerais, Adms para empresas públicas há muito tempo à espera e a precisar de carros novos, bem como muitos empresários à espera da sua vez de fazer negócios à custa do estado.

Irá ganhar, se ganhar, as próximas eleições com uma maioria relativa, porque o Sócrates não é pêra doce e vai dar muita luta, e logo irá pedir ajuda ao CDS.

Espero que o CDS fique de fora para ver se acabamos de vez com o Centrão, há 36 anos a destruir Portugal.

Anónimo disse...

O Portas é dos melhores políticos que temos em Portugal. Não se enganem.

Cáustico disse...

Há 40/50 anos, ouvi um sacerdote afirmar, numa homilia que proferiu na Igreja de Santo Ilfefonso, que, para ele, só era bom católico quem tivesse sido tentado e tivesse resistido à tentação. Quem o tivesse conseguido era um bom católico.
Nunca mais esqueci a exortação do sacerdote nessa homilia, até porque estava plenamente de acordo com a afirmação feita.
Também eu só posso avaliar um político depois de ver como resiste às inúmeras tentações a que vai ser submetido: de mando, de poder, de dinheiro, de clientelismo, de safadeza, de aldrabice

Anónimo disse...

Numa prova às escuras tipo pepsi challange o cds seria o escolhido. O que ainda entrava são os preconceitos. Se o CDS se fizesse um update, uns uploads e uma cosmetica, conseguiria decerto aumentar o seu numero de votantes.

Anónimo disse...

Ainda gostava de saber o que foram aquelas 9mil (ou parecido) de fotocopias dos dossiers dos submarinos, que o PPortas tirou no ultimo dia de ministro...

Isabel disse...

Anónimo das 3:25 PM

Dizem que todos os ministros fazem o mesmo mas só PP foi "apanhado" porque provavelmente não tinha nada a esconder.

Anónimo disse...

Isabelinha: É certo que nada se passou para o lado dele, na questão dos submarinos. ( Tb ja tinha tido a cena da F.Moderna e do Jaguar e das sondagens...) Mas apresenta-se limpo.

Isabel disse...

No caso da Moderna ele estava a trabalhar por um ordenado que incluía um Jaguar. Poderia ser demais para o trabalho que estava a fazer, mas ele era simplesmente um empregado que recebia um ordenado. Se o patrão era corrupto não era problema dele desde que ele não fosse agente dessa corrupção. Como se provou pelo inquérito ele foi constituído testemunha e não arguido, pelo que qualquer pessoa inteligente e de boa fá deduz que ele não teve nada a ver com o assunto.
Em relação aos submarinos, o julgamento já começou e ele nem sequer foi chamado como arguido ou testemunha. Provavelmente porque ele deve saber muito e não querem que ele diga o que sabe. Talvez o que sabe possa provar com as fotocópias que tirou antes de sair, porque tirar fotocópias não é o mesmo que destruir documentos.

Anónimo disse...

É verdade Isabelinha. Agora até uns juizes querem destruir escutas enquanto outros querem guarda-las.
E como te disse o nosso PPortas apresenta-se limpo.

200 miles disse...

Nem todos os anónimos são Antónios, nem toda a Isabel é a Isabelinha.
Quanto ao Portas, é o melhor dos muitos que andam por aí, essa é que essa.