22.7.10

SEM CARÁCTER


Houve para aí um patusco, reitor da Universidade Lusófona, que, apropriadamente, referindo-se ao pedido de adesão da Guiné Equatorial à CPLP e à alegação de que tal implicaria a "descaracterização" da dita, disse que não se pode descaracterizar uma coisa que "não tem carácter". O senhor é favorável à referida adesão porque, salienta, ditadura por ditadura, a CPLP já lá tem parecido e que enquanto o Brasil não for o "motor" da "comunidade", a "comunidade" não vai a lado algum. Precisamente o "motor", o sr. Lula, estará ausente mas pairará sobre a cimeira como entidade fantasmagórica ameaçadora da integridade da língua portuguesa a que os chefes de Estado e de governo que a falam e escrevem se preparam para dar valente catanada. Ora a "falta de carácter" da CPLP também passa por aqui e menos por pruridos com "ditaduras" quando se sabe que membros efectivos da organização não são propriamente modelos de democracia ou de preservação de elementares direitos humanos. O cinismo diplomático costuma engolir tudo e o seu contrário em nome do pragmatismo e de boas contas-correntes. Vão ver.

6 comentários:

Cáustico disse...

E o tal patusco é mesmo reitor? Isto está mesmo uma tristeza.

Anónimo disse...

Como ja referi, deveriamos ter feito como os Espanhois que agora falam Castelhano, deixando o espanhol para o resto do mundo. Nós, deixavamos o portugues para o resto do mundo,e passavamos a falar Lusitano.
ass. Piromano Gazeado

Bic Laranja disse...

O tal patusco é reitor duma universidade lusófona que aqui há tempos vendia doutoramentos em ciências documentais lusamente redigidos em castelhano.
Cumpts.

Anónimo disse...

E a propósito do Lula, vi ontem o homem a lacrimejar convulsivamente. Não há dúvida. É estratégia da esquerda chorar sempre do olho mais próximo da câmara de televisão. Também cá tivemos disso.

Nuno Castelo-Branco disse...

O Samora, o Agostinho Neto, o Luís Cabral - sempre à solta em Lisboa -, etc, etc. Tudo boa gente, cujos países fazem parte da CPLP. Massacres em Angola, Moçambique e na Guiné-Bissau. Negócios com o dos Santos, o tal amigo de peito presidencial. Onde estão os Direitos Humanos, as amplas liberdades democráticas? Alguém quer saber disso?
Aceitem a Guiné Equatorial, caramba! Nem que seja para chatear os comedores de tapas!

Animal disse...

o homenzinho é fanático do acordurtugráfico, logo, nunca poderia escrever "carácter" como vem grafado.