26.7.10

HAVER DEUS



É haver esta voz. O resto, repito, é facultativo.

2 comentários:

Bartolomeu disse...

Seria muito redutor não lembrar que é Vasco da Gama quem canta, pelo "haver esta voz", e por esta ópera a sua memória ser ainda lembrada internacionalmente.

Bem haja por este momento.

Abraço

Anónimo disse...

Muito bonito. "O Paradiso" foi uma homenagem extraordinária ao nosso grande Vasco da Gama. Mas para mim, a melhor interpretação desta ária (e de muitas outras, já agora) foi/é a de Mário Lanza (1921-1959). Se ainda não o ouviu, permito-me sugerir-lhe que o faça e ficará maravilhado. Se diz "Haver Deus é haver esta voz", eu e milhões de admiradores que ele tem no mundo inteiro, diremos isso mesmo da voz inigualável de Mário Lanza. Os americanos apreciadores d'Ópera tecem enormes elogios à sua voz excepcional e chamam-lhe: a golden voice, a voice from Heaven, he truly lives what he sings, etc. O timbre é único, a amplitude de voz é assombrosa, a dicção é perfeita, cada palavra que sai daquela garganta é um hino de glória ao canto lírico. Na minha modesta opinião a voz grandiosa deste tenor foi, é e será das mais bonitas, senão a mais bonita, de todas as vozes extraordinárias que apareceram antes dele - talvez mesmo melhor do que a de Caruso, diz quem o conheceu - durante o tempo em que viveu e até hoje. Numa palavra, inultrapassável.
Também gosto de Corelli, Bjorling e muito de Pavarotti, Domingos e Carreras. Estes três últimos asseguram que abraçaram esta profissão influenciados por ele - depois de desde crianças até à idade adulta ouvirem maravilhados e vezes sem conta, a voz poderosa, linda e única de Mário Lanza (palavras dos três)! E gosto igualmente de Kraus, Del Monaco e Di Stefano, depois daqueles três.
Parabéns pelos vídeos com árias lindas que vai aqui colocando.
Maria