9.7.10

A GOLDEN SHARE DA POLÍTICA DO ESPÍRITO


«A actual programação da RTP1 é um fluxo indistinto de nacionalismo pimba entre as 10h00 e o fim da tarde. Horas sem fim. Tenha o programa o nome que tiver, tudo é Portugal no Coração, com um discurso doentio de que nós, portugueses, somos bons, somos óptimos, somos os melhores, a nossa cozinha é a melhor, tudo nosso é o melhor do mundo, as nossas crianças, as nossas avós, os nossos desportistas, as nossas empresas, os nossos pimbas, os nossos emigrantes, as nossas aldeias, as nossas paisagens, as nossas praias, a nossa alegria, os nossos beijinhos, os nossos Jorges Gabriéis, Joões Baiões e Tânias Ribas de Oliveiras. Nestes programas, "Portugal não é um país pequeno", como no slogan salazarista. O clímax absurdo desta programação serôdia chama-se Força Portugal!, um programa de apoio "à nossa selecção" que continua no ar mais de uma semana após a eliminação da equipa portuguesa no Mundial. Como sempre, o nacionalismo serve para asfixiar os sinais de dissensão na sociedade, próprios do pluralismo e da democracia. "Tudo pela nação, nada contra a nação", epigrafou Salazar. No caso deste fluxo interminável, cujo tom se prolonga pelos noticiários, o nacionalismo visa criar uma anestesia geral na população que permita ao Governo governar como lhe apetece.»

Eduardo Cintra Torres, Público

8 comentários:

Anónimo disse...

Quando a anestesia chegar ao bolso as pessoas acordam, com a fome.

Anónimo disse...

Respeitinho, Dr. Eduardo Cintra Torres. Respeitinho.

Mani Pulite disse...

O NACIONAL- SOCIALISMO HOJE CHAMA-SE NACIONAL-GATUNISMO.DOS FORNOS CREMATÓRIOS PARA O SAQUE GENERALIZADO.

Gândavo disse...

Já dizia o outro: Ö patriotismo é o último refúgio de um canalha"

Anónimo disse...

Respeitinho, Drs. Eduardo Cintra Torres e João Gonçalves. Muito respeitinho.

Ass.: Besta Imunda

Anónimo disse...

E se o problema da RTP fosse apenas o que diz Eduardo Cintra Torres, ainda vá que não vá que...O pior é tudo o resto, das aberrações linguísticas ao lixo oliudesco com nos emporcalham os olhos e a mente.

Anónimo disse...

Gramo bué estas ilustrações sobre telecomunicação-espírita.
A PT devia lançar agora mesas-de-pé-de-galo intercontinentais em banda larga e veícular, de forma mais besuntada, a RTP-Internacional em direcção às estepes. Ou lá o que é.

Ass.: Besta Imunda

Maria Manuel Alves disse...

I love Portugal...