15.6.11

CONTRA AS BUCÓLICAS


Passadas as fúrias do "facciosismo" eleitoral e comunicacional (do lado de lá do ecrã e do lado de cá, do espectador comprometido), o programa Prova dos 9 da tvi24, moderado por Constança Cunha e Sá - com Santana Lopes, Medeiros Ferreira e um Fernando Rosas cabotinizado do alto dos seus pequeninos 5% de Bloco - poderá tornar-se no mais conseguido espaço de debate político televisivo para os próximos tempos. E derrubar, não tanto em audiências (e que importa esta treta?) quanto em matéria-prima para meditar e em vivacidade perspicaz (mesmo na sua cabotinice contumaz, Rosas, por vezes, vai lá), a anacrónica "quadratura" da sicn. Esta já cansa. Por demasiado sistémica e por estar irreversivelmente contaminada pelo chamado "pensamento que calcula" em torno de si mesmo. Vem tudo nos antigos e no Heidegger que os leu, seguramente, com a maior das atenções.

13 comentários:

Anónimo disse...

Claro. Todos muito lúcidos. E inteligentes. O Rosas, coitado, como só teve 5%, ficou do lado dos perdedores, passou a cabotino. Exemplar. De tão brilhante, Santana Lopes até fica na História como o tipo mais trapalhão que (cruzes!) foi 1º ministro de uma pocilga.

floribundus disse...

'noves fora, nada'

há muito que deixei de perder o meu tempo
a ouvir os que sabem tudo
até o futuro

Anónimo disse...

João, v. é mesmo sectário. Então o F. Rosas é que é o cabotino?

Anónimo disse...

Meta o Heidegger no cu, seu cabrão culto.

APC disse...

Medeiros Ferreira especialmente inteligente e acutilante.
Santana Lopes, inconsistente e assim um bocadinho a armar-se, Fernando Rosas sempre a dizer a mesma coisa com palavras diferentes. Mas sim, é o melhor espaço do género.

Anónimo disse...

O programa de ontem parecia um galheteiro assimétrico - com a eteróclita e gorjeante-constança a introduzir confusão. É nítido que Rosas está furioso (e ciumento! inveja e falta de tacho) com Barreto; e os motivos não devem ser nobres: critica-lhe o discurso de comissário-com-poderes, mas gostava bem de ser ele, Rosas, a pregar moral trotsquista (a 'boa') ao País. Discutiu-se até 'a forma', manifestamente abusiva com os "Tu, Portugal" desnecessários. Mas o conteúdo foi incómodo para todos. Significativo. Santana Lopes ainda não digeriu a demissão que Sampaio lhe impôs e a 'má moeda' que Cavaco lhe atirou; ainda se dedica a resguardar - papalvamente - o trabalhinho que sócrates levou a cabo nas finanças e na economia, e por motivos vergonhosamente pessoais. Outras coisas foram ditas sobre assuntos sérios (e terríveis). Medeiros Ferreira foi como um farol de bom senso, e de saber, naquele programa desorganizado...
Custa-me, todavia, que homens cultos, maduros e conhecedores do portugal-político e do povo, se ressintam com verdades (evidências...) acerca do carácter e da péssima qualidade dos 'agentes' que são aqui gerados: de Salazar a Mário Soares, de Oliveira Marques a Fátima Bonifácio - ninguém parece (pareceu) ter dúvidas. Apenas os comentadores 'actuais'...

Ass.: Besta Imunda

Hermitage disse...

MARMELOS E MARMELADA

Antigamente passava aos Domingos na RTP do Valadão, o Coito do regime.

Agora passam na TVI - onde o ex-artista de S. Bento, mandou calar a Manuela - os coitados deste regime, em concorrência feroz com essas outras verdadeiras lojas de convenîencia, a rtp e a sic.

A quanto chegará o cheque semanal, para dizerem vulgaridades e tantas vezes baboseiras, embrulhadas em celofane sapiencial, que mais parece costaneira?

Com luminárias assim se tem feito o caminho e aqui chegámos.

Na Tvi versão socas, está lá quem foi uma espécie de pêeme e continua contentinho da vida, como se, politicamente, nada se tivesse passado e não lhe fosse aconselhado, por um módico de respeito pela grei, apenas voltar a comentar o sportingue.

Outro é uma delicia disquerda, a falar das classes laboriosas do óleo e do ceifão, das fábricas e dos campos, de suspensórios género burguesia anafada em queda livre.

Finalmente o muito admirado neste P dos Pequeninos, analisa qualquer evento, mesmo tendo a importância do ponto e virgula ou do simples copo de água, inodora, incolor e insipida,indo buscar a teleologia do pensamento mais rebuscado, armado em pensador regimental, cujas reflexões não resistem ao tempo do separador do final do "pograma"...

A cereja no bolo é a moderadora, pois...do melhor que há em questions, escorreita e escorrida...

Uma coisa assim, bem merecia ter a madama fatinha dos prós, a perorar ao nível do cabeleireiro das avenidas, que não se notava a diferença.

Está por fazer daqui a algum tempo a história do comentário político televisivo, dos residentes e das madamas fatinhas.

Então se perceberá a relevância no contributo para a indigência critica a que chegámos.

Trata-se apenas de trabalho à jorna: toma lá opinião, dá cá para aliviar as dores dos gastos lá de casa.

A troika bem podia ter ido mais longe e também aqui tratar desta marmelada e destes marmelos...

Era mais um favor que ficariamos a dever-lhes.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Há dias, perguntei a uma pessoa bem informada em assuntos autárquicos se Santana Lopes ainda era vereador na CML.

Ele pôs-se a rir, mas a pergunta era a sério.
Sucede que eu vejo o Santana em todo o lado (na TV, no "Sol"...), menos naquele para que foi eleito (e cujo ordenado eu ajudo a pagar):

Falta-lhe matéria-prima para denunciar e combater o caos de Lisboa?
Claro que não.

O problema talvez seja o inverso: é que as vergonhas que afectam Lisboa (e transformam num inferno a vida de quem lá vive e trabalha) já passaram também pelas mãos dele - bem assim como de todas as forças partidárias (e até independentes, desde o BE ao CDS).

Alves Pimenta disse...

O comentário de Medina Ribeiro suscita-me duas perguntas:
-Santana Lopes ainda é mesmo vereador da CML?
-Se é, quanto ganha por mês?
Responda quem souber.
Conforme as respostas, direi ou não mais qualquer coisa.

JB disse...

João Gonçalves, acho que o senhor não percebeu (porventura, nem leu) nada de Heidegger. Assumo que gosta de passar por culto, certo?

Carlos Medina Ribeiro disse...

A pessoa a quem perguntei foi vereador na anterior "legislatura" autárquica. Suponho, pois, que estará bem informado acerca dessas coisas.

Assim, quando me garante que Santana Lopes ainda é vereador da Oposição, eu tenho de acreditar...

Carlos Medina Ribeiro disse...

Em tempo:

A minha preocupação não é "quanto ganha" Santana Lopes (isso deve estar regulamentado), mas sim "o que faz".

Desabafo: quem me havia de dizer que, em aspectos como o caos do estacionamento, eu ainda havia de ter saudades do Eng.º Abecassis?!

João Gonçalves disse...

Acha que respondo a anónimos sob a capa de marcas de uísque?