2.3.07

O POLÍCIA DE COSTUMES


Com aquela cara de pau que o mantém no governo, Correia de Campos, para "variar" das urgências", apareceu ontem a defender a nova legislação anti-tabaco. Como de costume, faz-se porque já se fez aqui ou ali, tal como a "ideia" de pagar uma taxa pelo lixo também se pratica na Noruega. Esta mania idiota de nos compararem com países do norte da Europa - a nós, sonsos e meridionais atávicos - é apenas mais uma fantasia que a galáxia socrática gosta de espremer. Não fumo e detesto que fumem para cima de mim. Teoricamente devia estar contentíssimo por esta pérola legislativa que, entre outras coisas, arruma com os conceitos de "discoteca, de "bar" ou de "café" onde o fumo anónimo é um privilégio dos solitários, dos namorados ou dos sem-abrigo de que falava Steiner. Só não estou porque é mais um pretexto para colocar um polícia atrás de mim. Não um encartado, mas o cidadão "exemplar" que, nas palavras tontas de Correia de Campos, é a única garantia de que a lei se cumpre. Fica nas mãos do meu humor do dia, perseguir ou não perseguir o tipo ou a tipa ao meu lado que me "ameaça" com as suas baforadas. Se um cinzeiro aterrasse na cabeça do senhor ministro, não se perdia nada.

7 comentários:

Anónimo disse...

Eu vou gostar imenso de ver o governo colocar o cidadão a controlar que só se vende tabaco a maiores de 18. Que disparate!

Anónimo disse...

... do mesmo modo que pretende que seja o cidadão a fazer cumprir a emissão de factura.

Correia de Campos bem poderia recuperar o "Beijar uma mulher que fuma é pior que lamber um cinzeiro".

Anónimo disse...

eu não me importo nada de ter um polícia atrás de mim ou à frente...ou ao lado! O que importa é acabar com o fumador passivo (obrigado a fumar os cigarros dos outros), pois tenho passado a vida a mandar os outros soprarem para outro lado porque não admito que me incomodem em locais públicos nem que, sem eu assim o decidir, me prejudiquem a saúde! E, como neste país ninguém respeita ninguém voluntariamente, lá terá de ser à força!!!

Eu cá continuarei a mandá-los soprar para cima do pai, da mãe ou da avó deles!!...

Anónimo disse...

Mas que melga mal-cheirosa e arrogante nos saíu na rifa da Saúde!

Aladdin Sane disse...

Não fumo. Só cheiro.

Anónimo disse...

Pois a mim também me incomoda imenso o fumo dos carros e das motorizadas, das fábricas e etc. e tenho que o respirar "passivamente". Esses outros fumos também não são propriamente saudaeaveis, pois não? Por isso, sejamos objectivos e não histéricos. Chega de cruzada anti-tabagista e hipocrisia asséptica.

Anónimo disse...

O aborto também faz mal à saúde e foi legalizado. Cabeças de atum.