22.3.07

NOTÍCIAS DE ÓPERA


1. Vale a pena adquirir, às sextas-feiras, os "cd's" com óperas completas que acompanham a edição do Diário de Notícias. Uma excelente selecção.
2. Ainda a despedida de Paolo Pinamonti. Devo ser o único membro da direcção do São Carlos que saiu pelo seu próprio pé, demitindo-se - e não exactamente satisfeito por ter tido de voltar ao "jazigo de família" e não para qualquer sinecura - que tenciona estar presente no evento que a seguir se anuncia.

"Os signatários, exercendo ou tendo exercido a actividade de críticos musicais, seguiram com particular atenção ao longo de seis anos a programação do Teatro Nacional de São Carlos sob a direcção de Paolo Pinamonti. Como críticos, têm os signatários opiniões diferenciadas sobre as propostas artísticas dessa direcção e suas realizações. Mas nunca os signatários se haviam reunido como o fizeram para prestar o seu reconhecimento a Paolo Pinamonti, no momento em que vêem interrompida a continuidade de uma direcção que, face a repetidos constrangimentos orçamentais, tinha manifestado um esforço e uma imaginação continuadas em tentar responder às missões de um teatro nacional de ópera e aos níveis artísticos desejáveis. Mais entendem os signatários não só não serem compreensíveis os termos expeditos com que a tutela dispensou quem tanto tinha prestigiado o São Carlos, como observam com preocupação que um exercício de arbitrariedade política possa interromper a continuidade de trabalhos artísticos, para mais constatando que os responsáveis do Ministério da Cultura procederam ao contrário do disposto no programa do governo, no sentido da existência de "direcções artísticas menos dependentes da lógica de nomeação governamental". Nestas circunstâncias gravosas, entendem os signatários que é devida uma pública homenagem a Paolo Pinamonti, pelo que convidam todos os que se queiram associar para um jantar que terá lugar na próxima segunda-feira, dia 26, no Hotel Vila Galé Ópera (Travessa do Conde da Ponte, junto ao edifício da Orquestra Metropolitana de Lisboa), pelas 20h30. As inscrições e confirmações poderão ser feitas através do mail: bravopinamonti@gmail.com , ou por sms para 969534172 até ao próximo sábado, às 20h00. O pagamento, no valor de 26,5 euros, será efectuado à entrada.

Alexandre Delgado
Ana Rocha
Augusto M. Seabra
Bernardo Mariano
Cristina Fernandes
Henrique Silveira
João Paes
Jorge Calado
Maria Augusta Gonçalves
Rui Vieira Nery
Teresa Cascudo
Vanda de Sá"

4 comentários:

Anónimo disse...

E vão dois (jantares). Porque houve outro, mais elitista, na quinta feira da semana passada.

Anónimo disse...

Há JANTARES, ALMOÇOS, MUITAS MANIFESTAÇÕES DE SOLIDARIEDADE....e, entretanto, o mesquinho mário vieira de carvalho deverá pensar: "os cães ladram...mas a caravana passa!"

Todas estas manifestações deveriam ter o peso necessário para que o 1º ministro acordasse e pensasse que algo de mal aconteceu no ministério da Cultura com este caso e lhe desse a atenção que a Cultura exige e percebesse que o SEC não mais quer do que tomar conta da Cultura, impôr a sua política no Teatro São Carlos e não só, e, portanto, deveria ser demitido bem como a tresloucada da ministra!!

Assim sim, as manifestações tinham valido a pena a bem da Cultura em Portugal e de todos os Portugueses!!

Anónimo disse...

Pena que a informação fosse distribuida aos funcionários no último dia e depois das 12h...

Anónimo disse...

por mim gostava que a ópera fosse assecível e não só para os ricos.
com ou sem pinamonti...