Passou por cá, a convite do dr. Jaime Gama, o campeão mundial da luta contra a corrupção e contra as ditaduras, o juiz Baltazar Garzón. Garzón é aquela criatura que decidiu dar caça, a partir da gloriosa Espanha dos Filipes e de Franco, a tudo o que no mundo inteiro perturbou o normal curso da história, mais conhecido por "progresso". Internamente, Garzón, desde o dia em que Felipe Gonzalez não o colocou como ministro da Justiça, destacou-se a abater e a tentar abater os políticos "corruptos" uma vez que ele, o imaculado, não teve o acesso que pretendia a essa boda infame e permanente que é a "política". Fica-se sempre com a ideia de que não há mais nenhum juiz em Espanha, já que Garzón "vai a todas", desde a corrupção a Pinochet, passando pelos terroristas. Por tudo isto, o magistrado espanhol é seguramente tido como a Irmã Lúcia das magistraturas mundiais ou o Ronaldo da investigação criminal. Veio cá fazer o que ele gosta de fazer: dar espectáculo. Meio regime acorreu ao Parlamento e, por um dia, sossegaram-se as consciências no que toca ao combate à corrupção. Hoje, como se nada se tivesse passado, a corrupção continua naturalmente a fazer o seu costumeiro caminho. O "combate" também. Quanto mais se fala nele e mais capas de jornais se lhe dedicarem, menos efeitos ele produz. Mas isso não interessa nada. Garzón fez o seu número. E nós fingimos que acreditamos. Nele e nos seus epígonos nacionais. Aliás, alguém se importou que um famoso arguido, acusado, "perseguido" etc., etc. tivesse, em directo e na tv pública, jurado que não ia a julgamento e que jamais seria condenado? Podiam ter passado esse video ao sr. Garzón. Só para ele perceber o tipo de gente a quem veio dar explicações.
8 comentários:
Totalmente de acordo.
Este juiz irrita, chateia, revolta.
Ele é o imaculado que vai a todas e que tem vocação para vedeta dos media. Não é assim que a justiça se faz.
Bem, havendo CORRUPÇÃO (oh se há!!)temos de falar dela....Se Garzón é um verdadeiro juiz contra a corrupçõa..parece que sim, por que é que duvida João??
Quanto ao major Loureiro ter referido na entrevita que "não iria a julgamento nem seria condenado" suponho que, com esta afirmação, ele queria apenas afirmar a sua inocência, não me pareceu que estivesse outro pensamento menos sério e mais corrupto...o que não quer dizer que eu o defenda e ache que ele não fez nada que o incrimine...
Brilhante texto.
Parabéns!
O titulo devia ser grande ditador!!! Já entendi a simpatia para com o Salazar, neste blog utilizam-se as mesmas formas de silenciar as vozes (neste caso palavras) dos que discordam!Abaixo este blog e o seu ditador!
Cambada de hipócritas.
Palmadinha no fofo do Cravinho para Londres e depois encenam esta fantochada com a estrela Garzón, para apaziguar as boas consciências democráticas e entreter os telespectadores do "centrão".
O Governo de HOJE também devia ser DITADOR !! Precisamos tanto que nos DITEM medidas certas e urgentes......
Campeão Mundial da Luta contra a Corrupção com excepção da corrupção e lavagem de dinheiro por bancos espanhóis.
Campeão mundial da luta contra os ditadores com excepção dos algozes do ditador espanhol que nunca por ele foram incomodados.
Não percebi bem o que o irrita: o brilho de Garzon ou os tomates?
Enviar um comentário