28.3.07

GOSTOS REBELDES


A sra. ministra da Cultura - que manifestou desinteresse num "museu do Estado Novo" (não deixa de ter alguma razão: se não consegue cuidar dos que tem, para quê meter-se em mais alhadas?) - largou, com os brilhantes resultados que se conhecem todos os dias, os teatros nacionais nas mãos desse grande ideólogo político-cultural que é o prof. Mário Vieira de Carvalho, o verdadeiro ministro. Contaram-me outro dia que o Director-Geral do Tesouro convocou a dupla Fragateiro- Castanheira - os da FNAT ressuscitada no Rossio - para uma reunião para se fazerem umas continhas à SA. O leitor Nuno Mendes - ou Nuno Gonçalves Moura - deixou um comentário neste post que, afinal, pode ajudar a "ler" a referida reunião. E ainda há amigos e amigas minhas "à espera de serem chamados" para serventuários do prof. Carvalho. Há gostos para tudo.

Adenda: Do Augusto M. Seabra, sobre o São Carlos e a dispensa de Paolo Pinamonti pelo prof. Carvalho, esta "Deriva": "entre a tutela e o director do teatro ocorreu agora uma divergência de entendimentos por aquela designada de “hermenêutica da pré-compreensão”, respeitante à anunciada instituição de um novo organismo artístico público que aglutinará o São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado, sendo todavia que os directores artísticos dessas instituições são designados directamente pela tutela e não pelo órgão dirigente da nova estrutura."

3 comentários:

Anónimo disse...

E sobre a política cultural do Engenheiro não se ouve, dos lados do PSD ou do CDS, nem um ai nem um ui. Avante, kamaradas!

Anónimo disse...

Ora João, claro que têm de ser nomeados pelo SEC, caso contrário, como é que o SEC conseguiria IMPÔR a sua política comunista no São Carlos? Tem de ser com gente à frente da Institutição que lhe faça sempre as devidas vénias.....

Anónimo disse...

Caro João, não está previsto alterar mais uma vez estes teatros (TNDM II, TNSJ,etc....) em EPE?

Com gestores "da tanga" como estes, não seria mais aconselhável manterem tudo como está - i.e. sem autonomia financeira! Tipos irresponsáveis como estes não podem estar a gerir dinheiros públicos.