19.3.07

UMA BANALIDADE INSTITUCIONAL

Às organizações públicas e privadas que envolvem órgãos, dirigentes, membros e alguns princípios orientadores e de funcionamento, aplicam-se regras. E as regras, ou se respeitam, ou não. E, quando não servem, mudam-se de acordo com regras e não à batatada e de "filho da puta" para cima. No caso dos partidos políticos, as pessoas são livres de lhes pertencer. Não me parece, no entanto, que sejam livres para os destruir. Existem "mecanismos" adequados de carácter disciplinar para repôr a legalidade. O ambiente mafioso que se instalou no CDS/PP depois do lamentável dia de ontem, não deixa, na minha opinião, outra saída aos seus órgãos competentes, designadamente ao conselho de jurisdição nacional. É só pedir as gravações e instaurar os processos. "Institucionalistas" como o dr. Portas certamente que não deixarão de concordar com esta banalidade institucional.

10 comentários:

Anónimo disse...

Pessoalmente, eu que sou meio-conservador e não menosprezo as vantagens do liberalismo sensato, apoiado no valor das coisas, acho que o que se passou foi uma grande machadada em Paulo Portas num partido frágil, e não creio que um assalto deste tipo possa resultar. Primeiro, porque Paulo Portas participou num governo fragilizado com conotações muito negativas que ainda ninguém esqueceu, e em segundo porque o actual líder do CDS representa aquilo que a maioria das pessoas imagina como o padrão do que significa ser conservador actualmente: i.e. uma pessoa respeitável, mas sem ideias e capacidades de se confrontar com uma sociedade dinâmica, porque defende ideias que já não funcionam. É isso que a Direita representa actualmente: uma impossibilidade tácita de combater a estupidez crescente, que deriva do seu próprio liberalismo.

É como se Marx tivesse razão, e voltasse da tumba para dizer: o capitalismo está a comer-se a si mesmo.

De certa forma eu, que não acredito em Marx, começo a acreditar que o liberalismo chegou a um ponto sem solução: e portanto daqui para a frente é chamar de fdp para cima e jogar com o espaço das televisões para passar uma ideia.

Estava escrito. Foi o que quiseram que fosse. Aguentem-se agora.

Anónimo disse...

Na minha opinião os partidos em Portugal tiveram um "nascimento" em forceps com lesões e traumatismos mais ou menos graves. Hoje, os do "arco constitucional", são bipolares e a saúde pública é um bem supremo ...

Anónimo disse...

PERFEITAMENTE DE ACORDO.REFLETI NO MEU BLOG SOBRE O CASO.mararavel.blogspot.com

Anónimo disse...

DE ACORDO.REFLETI SOBRE O CASO NO MEU BLOG---- mararavel.blogspot.com

Anónimo disse...

1º - disseram "quem se mete com o PS leva";

2º - depois disseram "antes de ??? pense 3 vezes"

3º - depois ocorreu o PP-CDS de Óbidos;

Conclusões possíveis:

A) Afinal os desalogados da EXPO 98, foram para mais sítios do que a Quinta da Fonte/Sacavém;

B) A Quinta da Marinha é um bairro degradado, e os seus moradores clamam por uma Esquadra da PSP;

C) Este País é um beco, tendencialmente mal frequentado;´

D) aceitam-se sujestões ....

Anónimo disse...

“Na vida de hoje, o mundo só pertence aos estúpidos, aos insensíveis e aos agitados. O direito a viver e triunfar conquista-se hoje quase pelos mesmos processos por que se conquista o internamento num manicómio: a incapacidade de pensar, a amoralidade e a hiperexcitação.”

Livro do Desassossego
Bernardo Soares/Fernando Pessoa

Anónimo disse...

Paulo Portas continua a ser aquilo que sempre foi: com uma necessidade desesperada de protagonismo e com uma enorme falta de respeito pelos outros e por tudo e todos que o contrariem.

Anónimo disse...

...e aquela de "um beirao nao bate em mulheres", so' da' vontade e' de lhe encher aquela cara de chapadas!!

Anónimo disse...

É altura de sairem cá para fora os históricos para pôr a casa em ordem.
Estes notáveis devem isso ao Partido.
Que credibilidade política merece este Partido, que só dá urros, chapadas, vociferadas, a qualquer outro para ser uma solução de governo?
Os Portugueses que hão-de pensar deste Partido que mais parece um grupo de "senhores da guerra"?
O CDS é necessário, é indispensável, na vida política portuguesa. Mas assim, não.
Que fazer?...

Anónimo disse...

ora caro anonymus....histo'ricos deixe ca' ver ...hum...quem???? nao estou a ver ajude-me por favor

CDS necessa'rio, indispensavel...hum...hum...continuo sem ver nada!!!
srs de Guerra, ...hum...hum...tipo aqueles do Afeganistao??FARC Colombia??? Barbudos? armados???? hum...continuo se ver nada!!

cara(O) amiga(O), nao estamos a falar do mesmo pois nao, diga-me por favor!!