27.3.07

A SÉRIO

A Fernanda afirma não conhecer ninguém que tivesse "votado" em Salazar no concurso da RTP. Mentira. Conhece-me a mim. De resto, ela e dois jornais diários que costumo ler - o Público e o Diário de Notícias - dedicam-se hoje a exorcizar a pirrónica e caricatural "vitória" do antigo presidente do conselho. Fora Eduardo Lourenço - que, ao viver lá fora, enxerga melhor - todas as aves canoras que se pronunciaram vão sensivelmente no mesmo sentido rasurante da história. É claro que o resultado do concurso não vale nada a não ser a título simbólico. Por isso, vir com sondagens das respeitáveis empresas do costume, é malhar em ferro frio. Afonso Henriques, Vasco da Gama, Camões ou Pessoa são tão consensuais como um bitoque num restaurante. Já os "mortos-vivos" mais recentes não são, e não são precisamente por culpa da rasura militante que lhes foi imposta pela ditadura da correcção política dos últimos anos. Tivesse a democracia "absorvido" a história contemporânea portuguesa sem os "traumas" evidenciados, por exemplo, no texto da Fernanda, e outro galo cantaria. Já agora, Fernanda, por que é que não se preocupa antes com os seus colegas "amigos" do ministro Santos Silva que o inspiraram a separar o "jornalismo de sarjeta" do seu privativo "quadro de honra" do jornalismo nacional? É que sério, ao menos, o Salazar era. A sério.

9 comentários:

Mr. Shankly disse...

Que tal mudar o nome do blog? Proponho "Os pequeninos de Portugal".
Ora essa, sempre às ordens.

lusitânea disse...

Votei Salazar e nem sequer tenho partido.Mas votei, tendo ajudado a derrubar os restos do seu regime , porque este não é melhor.Liberdade para roubar?Para aldrabar?Para ir meter de vez em quando um papelinho e depois apanhar com a carga da sanita em cima?Ver tomar decisões que FEREM os INTERESSES profundos da NAÇÃO?
Um aviso é como devem interpretar a eleição democrática de Salazar no "concurso". Pois que se continuarem como até aqui e não arrepiarem caminho ainda vão ter surpresas muito mais desagradáveis... e escusam de bombardear com mais propaganda, pois que o que é preciso é REMODELAR O REGIME que como está NÃO SERVE!

Anónimo disse...

O titulo devia ser grande ditador!!! Já entendi a simpatia para com o Salazar, neste blog utilizam-se as mesmas formas de silenciar as vozes (neste caso palavras) dos que discordam!Abaixo este blog e o seu ditador!

Anónimo disse...

Oh Sr. rui resende
Onde é que está a sua democracia? Ou será que não é democrata e que a sua antipatia por SALAZAR é porque pertence aos Trotskistas??
Ou não sabe o que significa DEMOCRACIA???
Esta gente PARVA sempre contra o SALAZAR....Olhe, preocupe-se com o sócrates que é quem nos tem na mão e não sabe o que fazer com todos nós!!

Anónimo disse...

bom, este blog nunca enganou ninguém, né?...

Anónimo disse...

Uma dúvida : este blog é de extrema direita ?
Peço encarecidamente que me diluam esta dúvida.

j disse...

Era realmente um homem muito sério: nem se ria, quando mandava para a morte do Tarrafal os mais denodados opositores ou quando afirmava, melífluo e angélico, que era preciso, por vezes, dar uns açoites a tempo...
Tal como o jogo, ou concurso, ou como lhe queira chamar não foi levado a sério, também estes apartes não o serão, certamente.

Anónimo disse...

Claro, J, que o concurso ou seja lá o que for, não é para levar a sério porque ganhou SALAZAR...mas, se tivesse ganho Cunhal ou qq outro, já era uma vitória e demonstraria bem a tendência do povo...etc.etc.etc.

Olhe, converseta!!! Cambada de mentirosos, de cínicos, de anlafabetos...

Anónimo disse...

O titulo devia ser grande ditador!!! Já entendi a simpatia para com o Salazar, neste blog utilizam-se as mesmas formas de silenciar as vozes (neste caso palavras) dos que discordam!Abaixo este blog e o seu ditador!