11.3.07

O QUERIDO LÍDER


O João Pedro Henriques foi apenas um dos jornalistas que, neste últimos dias, derramou sobre Sócrates. Mais exactamente - e a propósito dos seus vulgares e simultaneamente perigosos dois anos de governação - sobre "o culto de Sócrates", título da crónica de hoje de Vasco Pulido Valente no Público. As últimas notícias, aliás, são demasiado norte-coreanas para serem tomadas ao de leve. O "cartão único", a centralização da investigação criminal, o comando unificado das forças policiais, os inenarráveis 50 anos da RTP oficiosa, o cruzamento de dados a torto e a direito, etc., etc. mancham o estilo Armani do arrumadinho chefe do governo. A economia também, mas isso a propaganda encarrega-se de disfarçar. A semana passada Lisboa entupiu-se com uma das maiores manifestações de sempre contra um governo e à noite, na RTP, aparecia o conveniente dr. Portas, entrevistado pela sra. D. Judite de Sousa a botar banalidades pela boca fora. Ontem, ao que parece, o semanário Sol, o do senhor arquitecto, dedicou-se à hagiografia do "querido líder". Sócrates, como a maioria dos dirigentes partidários contemporâneos, não tem qualquer substância. O estilo precede tudo o mais, quando não se limita a ser apenas o que existe. É um tarimbeiro politico-partidário que veste bem. Por isso é preciso "criar-lhe" a biografia (profissional, política, cultural) que ele manifestamente não possui. A sorte e o ar teso não fazem uma política e muito menos uma "história". Os seus conselheiros - e ele, muito provavelmente - sabem que este é o "ano de todos os perigos". Cavaco deixou isso claro em Coimbra, no sábado. A "pax socrática" - um misto de dissimulação, de presunção, de autoritarismo e de "trinta e um de boca"- começa lentamente a desvendar-se .

13 comentários:

Al Cardoso disse...

Tambem sou daqueles que nao vejo nada que realmente valha a pena para tantos sacrificios, sempre pensei que engenheiros fossem melhor que advogados a fazer politica, mas parece que me enganei mais uma vez para variar!

Saudacoes d'Algodres.

Anónimo disse...

Muito lentamente...a larga maioria dos votantes só lê os títulos, o que está no frente e no verso e pouco mais. A propaganda ainda está a ganhar esta batalha, infelizmente para o país, pois se é precisa propaganda para ganhar a batalha o país acabará por perder a "guerra". Infelizmente, de novo, a isso já está habituado e portanto não olhará com estranheza.

P.R.

Anónimo disse...

Q.grande desilusão:na verdade o"SOL" conseguiu tudo o q se esperava em termos de «entrevistas biográficas»:são tão só 20 Págs c/fotos(ora de garotos,ora do 1ºMin vestidos "casual")e em q se limita a dizer q na escola estudava pouco e +tarde aplicou-se 1pouco+;depois ficou-se pelo curso d engº-técº/Escolas Industriais(é isso q Ele chama de Bacharelato???);namoriscava muito("n,n,n,n"paixões juvenis);umas viagens d pé descalço.Resumindo,c/1 ar PAROLO-à-brava em toda esse caminho de cabras q foi a s/vida,ou seja,sem nada q acrescente valor a qq coisa q seja.
Entra p/a Política c/os s/melhores amigos;vai p/SecEst,segue a Ministro 2xx e enfim...chega a 1ºMin.Ah,note-se q entretanto(depois da mãe ter sido mulher-a-dias)"a fortuna chegará mais tarde lá p/1981 aquando da morte do avô...q amealhara c/o volfrâmio (talvez lá nos anos 50...?)e construíra um pequeno império no negócio do imobiliário"..."Depois das partilhas os 4 filhos ficam ricos"!!!Q história de encantar não é Sr.Saraiva,Dono do "SOL"???.
Já agora,p/tirar 1dúvida:esse avô era o paterno ou o materno?E pq é q a mãe,coitada,teve de ser mulher-a-dias,logo "mãe coragem"...?
Fez Bacharelato?Onde?;Fez Licenciatura?Onde?Fez isto enquanto atravessou o deserto de 2 anos até ao seu célebre "we shell return!"?
No entanto o qéq se vê?Não deixa de ser 1homem MEDIANO;igual a milhares d"gajos"d s/geração,sem qq mérito em coisa nenhuma,sem qq obra de destaque,sem qq mais-valia p/bem d s/terra ou d s/Partido,QUANTO MAIS PELO SEU PAÍS???Há 2 anos q não para de propagandear e MENTIR!
Por amor de Deus Sr.Saraiva,Dono do "SOL",veja lá se compõe essa s/Revista TABU c/algo q valha a pena ler/instruindo e não deixar-se resvalar p/+1revista de "vanity valley",ainda por cima c/esse mocinho matreco q,d repente, passou a vestir "Armani".Haja paxorra...Vou voltar a comprar o "EXPRESSO" religiosamente!
Midarte

Anónimo disse...

CS (PR):
Já não era sem tempo.
Sócrates (PM):
Um caso do homem e as suas circunstâncias.
A seguir ao circo Durão/Santana/Portas, ele estava lá, no PS.
Ainda um problema, as circunstâncias da actualidade/futuro, é a economia...

Anónimo disse...

Se põe tantas reservas ao estilo autocrático de Sócrates (não discuto a sua justeza, ou não), porque é que não põe as mesmas resevas em relação a Salazar?

É que Socrates ainda pode ser mudado/corrido de 4 em 4 anos.

Quanto a Salazar, fui o que se viu e vê!

Anónimo disse...

temos um 1 ministro de ..............Xaile Branco!!!
mas nao e' isso que tanto defendem???
esse anonimo das 5:22 dormiu bem a noite passada? esta' a respirar bem?? va' la':huuufff huuufff

Anónimo disse...

Começa a desvendar-se e a desmoronar-se. Oxalá!

Anónimo disse...

Em vez de comprar o Sol, vou começar a ler os comentários do Midarte. Que "jornalista" estranho, este Midarte!

Anónimo disse...

Sr Gonçalves:


Com a sua censura "sustentada" este blog passou a estar povoado por uma bimbalhada que não lhe traz qualquer mais valia.

Se efectivamente é um "libertário", franqueie os portões à livre manifestação dos visitantes e vai ver que os erros na língua portuguesa desaparecerão e os comentários serão bem mais ricos do que todas estas pessegadas.

Anónimo disse...

É pá, e não se arranja ninguém para vir aqui a Ovar ver que amiguitos ele fez quando foi ministro das limpezas e das sucatas?

Anónimo disse...

anonimys das 11:07, "pessegada" e com C de cedilha, e ja' agora,para se sentir melhor, desligue o computador
Como diz o Diacono Reme'dios (sera' V. Exa. parecido com ele?):nao habia necessidade azze azze

tiomanuel disse...

Bom isso tudo pode ser verdade.
Mas onde é que o seu post nos deixa?
Tudo qunto dele se diz faz parte do problema sem que se vislumbre nada do lado das soluções.
Afinal este discurso é tão vazio como o daqueles que critica.

Anónimo disse...

tiomanuel, o amigo leu-me o pensamento.
Não podia estar mais de acordo.