22.5.11

PEQUENOS EXERCÍCIOS DE SEMIÓTICA

1. Passou, evidentemente, despercebida nos media. Deu-a a rtpn, às primeiras horas de ontem, sábado. Os "dutras" não dormem em serviço. Diz o Pedro Magalhães que «esta sondagem devia ter mais destaque noticioso» porque «é raro - e muito difícil - fazer trabalhos destes.» Mas, Pedro, pelo menos até 5 de Junho, só há os "destaques noticiosos" que os capachos desprovidos de coluna vertebral espalhados por todo o lado, dos jornais às televisões, permitirem que haja.
2. Por falar em capachos, a palavra aos leitores:
Dias Santos:
«Quem não tenha visto o debate, em que Sócrates é absolutamente esmagado por Passos Coelho, e venha a conhecer o assunto pelos jornais fica muito bem "informado". Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Jornal i, Expresso, hesitam entre o empate e a vitória de Sócrates. "Sócrates não vive neste mundo, mas ganhou este debate. (editor de política do Expresso, Martim Silva)". "Não há vencedores do debate (Henrique Monteiro)". Como será isto possível? Continuamos, como na 1ª República disse Guerra Junqueiro, a viver numa "enxerga podre cheia de percevejos". E entretanto os percevejos aprenderam a escrever nos jornais.»
Carlos Dias Nunes: «Qualquer pessoa não deficiente mental que tenha visto o frente-a-frente Sócrates/Passos viu que o primeiro foi cilindrado pelo segundo. Este, aliás, conteve-se por diversas vezes mais do que devia... Ora, também na edição de hoje do CM, uma sujeita que se diz "escritora" - e "exerce" na Casa Fernando Pessoa, graças ao socratismo reinante... - veio declarar que o falso engenheiro ganhou "claramente" o debate... Como é sabido, o maior cego é o que não quer ver. Só que, no caso, não me parece tratar-se de cegueira, mas de pura e simples javardice nascida do medo de vir a perder o tacho. Hipótese, de resto, longínqua, porque a Casa é da Câmara e esta é do Costa. A propósito, não se percebe como é que o semanário "Sol" vem a publicar (e pagará, santo Deus?) uma coluna da dita "escritora", onde nenhum leitor, que se saiba, encontrou até hoje a sombra de uma ideia - coisa que ela não pode dar, porque manifestamente não gasta disso.»
José Carvalho: « Dizer “no PS, onde há gente como deve ser", como o dr. João Gonçalves fez num post recente, é de uma benevolência extrema para com aquele reduto. A não ser que se estivesse a lembrar de honrosas excepções como M.M. Carrilho, H. Neto e talvez mais duas ou três. De resto é extraordinário que o resto daquela gente, extremosos socialistas (como o galhofeiro a que alude na sua nota, mais os ramalhos, os veras, os seguros e por aí fora), se reveja naquela criatura ao ponto de conseguirem alienar a sua própria honestidade intelectual.»
Fado Alexandrino: «O moderador esteve para o debate como Roubário Benquerença estve para o Benfica em alguns jogos com a diferença que mesmo assim conseguiu não derrotar Passos Coelho.»
Isabel: «Assisti, com inusitado prazer, ao pavor disfarçado de desdém , estampado no rosto de quem se habituou, durante demasiado tempo, a mandar, directa ou por interposta gente em todos nós. Até à asfixia, ao medo instalado, à infelicidade sem esperança de todo um povo. Ontem foi a sua vez de ter medo e de o demonstrar em esgares efeminados e circenses. Do outro lado, uma pessoa sóbria, digna, preparada, que o encostou às cordas. Nem os seus mais fiéis apaniguados foram capazes de negar, a quente, a sua derrota. Hoje, o assunto é já outro: do Expresso à Televisão em geral já se percebe a estratégia delineada, a de desvalorizar o debate , por não ter abordado temas essenciais. Quem terá sido o senhor(por assim dizer) que, com os seus baixos truques e malabarismos, tudo fez por isso?»
3. Não esquecer os "puxadores de Portas" que tem tantos aliados nos media como Sócrates. Às vezes são os mesmos. A partir de hoje, a seguir numa televisão e num jornal perto de si.

10 comentários:

Anónimo disse...

"Carlos Dias Nunes". Que pseudónimo tão foleiro que o JG arranjou. Chiça!

S.C. disse...

Certeiro, Manuel Maria Carrilho, hoje, na TVi a lembrar a cassette de Sócrates. Ainda ontem, no Expresso da Meia Noite, com Santos Silva, e há pouco, no Torto e a Direito, pela voz de Isabel Moreira (comicieira), nova variação sobre o tema do lobo mau: uma revisão constitucional que não chegou sequer a ser proposta e que o desespero socialista anda agora a atacar numa polifonia histérica. Tomam-nos mesmo por estúpidos, irra!

Luis Moreira disse...

MST, na primeira intervenção disse: Sócrates esmagado! Todos os outros estavam perplexos com a eficácia de PPC. Passados uns minutos começaram a relativisar. Já há pouca gente com acesso à CS que não dependa do governo e do PS

Anónimo disse...

O maior espectáculo acapoulado de ilusionismo desesperado está apenas a começar. Na SIC passou à tarde um trabalho com mérito, em que o jornalista indagava sobre a bancada cheia de africanos e paquistaneses (não há engano; eram mesmo daqueles de turbante e tudo, aos pontapés, e nenhum deles me pareceu ser o Santos Silva disfarçado) que faziam o passeio inter-cidades para a festa do PS (um deles explicou exactamente as cidades por onde passavam). A bancada tinha acabado de ser esvaziada assim que filmaram, diluindo-se estratégicamente a massa cosmopolita entre os indígenas cor-de-rosa frente ao palco verde, que são os tais que vêm salvar Portugal do mundo que existe na cabeça do Sócrates e ao qual batem palmas. A moça africana, meio a medo, lá respondeu qualquer coisa do género "ai, ai, isso agora é que é", quando questionada sobre quem lhes pagou em géneros num saquinho e respondeu que foi o senhor que estava ali. Sim, é esse que está a pensar: o senhor Salvador! Percebeu-se perfeitamente que havia sido instruida a não piar, sinal mais do que evidente de que há algo para esconder, e organização. Falta saber de que rubrica do dinheiro do PS isto é pago para estas pessoas andarem por Algarve, Alentejo e Lisboa a fazer a ronda e a dizer repetidamente que o PS é muito bom para eles e para os filhos. Deve ser sinal que já não têm gente para fazer as festas, porque na verdade as pessoas do PS estão a fugir pelas portas e pelas janelas. Ainda bem que o Paquistão é longe, que a frota de camionetas de Cabeceiras é fracota e que o novo aeroporto ainda não está feito, porque senão estes tipos eram capazes de ter umas ideias para ganhar as eleições.

Desta vez é CDS-PP! Paulo Portas a 1º Ministro! disse...

Paulo Portas será o próximo Primeiro-Ministro.

Tem experiência, quer politica, partidária e governativa.

É culto, inteligente, é tradicionalista, católico e defensor dos sectores mais desprezados pelos governos PS ou mesmo PSD, os agricultores, os pequenos empresários, os polícias, os reformados, os pequenos proprietários e trabalhadores independentes.

Em relação a Sócrates e Passos Coelho não há termo de comparação.

E quem quiser pôr tudo no mesmo prato da balança que faça bom proveito.

hajapachorra disse...

A todos agradeço o relato do dito certame do galo chocho com o garnizé capado de amnas as cabeças. Recusei-me a ver como me recusarei a frequentar qualquer local, real ou virtual, empestado pelo ranhoso e seus ademanes oligofrénicos. Espero que nunca essa mente invertida, mas nunca me apareça pela frente. Racho-o sem levantar um dedo. Só com um par de entimemas.

Cáustico disse...

De há muito que não compro jornais porque mentem.Poupo dinheiro e evito sentir nojo.
Na rádio não os ouço. Podem ladrar à vontade que não tenho ouvidos para gente dessa laia.Na televisão existe um telecomando que os retira da minha vista a tempo de não ter de ofender as progenitoras de tal cambada, que apenas são culpadas, se é que o são, por terem lançado esterco neste mundo.

O Caçador disse...

http://verdadeirolapisazul.blogspot.com/2011/05/noticia-i-ambiente-empresa-dirigida-por.html

Anónimo disse...

Quem é este cromo que se chama "
Desta vez é CDS-PP! Paulo Portas a 1º Ministro!"?

Faz parte da claque só-cretina paga pelos impostos que nos roubam e tem a missão de diversão e dispersão?

PC

Carlos Dias Nunes disse...

Sobre o Anónimo das 12:56AM, manifestamente uma besta, só me ocorre que o respectivo tratador deve ter-se esquecido de lhe ministrar hoje a dose do costume...