10.5.10

ALEGRE, O SUPRA SOCRÁTICO E COSTA, O SUPRA VIEIRA


A D. Ana Paula Vitorino - que perdeu o lugar do betão para o dr. Mendonça - quer explicações de Sócrates acerca da "técnica da meia-dose" de TGV assinada outro dia. Diz ela que, assim, não vale a pena e é "incoerente". Por seu lado, Alegre, cuja tonteira política aparenta não ter limites (e temos um ano desta desgraça ambulante pela frente), veio colocar uma fraldinha ao 1º ministro (por quem ele, de repente, sentiu uma atracção que nunca dantes se tinha notado) porque Cavaco referiu que era preciso confiar no ministro das finanças. Finalmente o edil Costa, de Lisboa, que se tem distinguido por não fazer nada, aparece agora preocupado com a falta da terceira ponte da mesma forma que também se havia amofinado com os contentores de Alcântara, tudo coisas indispensáveis para a vida quotidiana dos lisboetas. O PS começa a tornar-se num partido interessante. O kim-il-sunguismo socrático, para além dos acéfalos indefectíveis e de adesivos oportunistas como Alegre, já não é o que era. Mesmo assim ainda é de mais.

Adenda: Afinal enganei-me acerca do alcaide Costa. Ouviam-se grunhos vindos dos Paços do Concelho e, já em casa, percebi que, afinal, Costa sempre faz qualquer coisa - recebe clubes de futebol e pessoas com uma águia no ombro que, infelizmente, não consta que tivesse defecado in loco como lhe competia. Vieira, o presidente do dito clube, mereceu o tratamento carinhoso de "Luís Filipe" e uma caravela. Depois foram todos para a balaustrada da CML, aos pulos como vulgares símios, para contentamento dos outros símios lá em baixo. Nunca lamentei tanto não ter um um senhor como presidente da CML. Um senhor como Rui Rio, por exemplo.

21 comentários:

Unknown disse...

A grande, enorme, vantagem duma altura como a que vivemos é que permite, a quem quiser ver, separar os Homens da rapaziada!

À falta de Homens, haja quem o queira ser, o que também importa, porque nem todos o são de nascença mas antes, por revelação, se fazem.

Paz

Garganta Funda... disse...

Nesta campanha, o bardo Alegre é o bobo da corte.

Eu quero é que ele se pronuncie sobre o novo imposto sobre os salários; o aumento do IVA e outras medidas socráticas sob o signo «os pobres que paguem a crise!».

Ou ele também vai dizer que estas medidas são para «acalmar os mercados» e «combater a especulação»?

Anónimo disse...

Sim. Um senhor como o Rui Rio.

Anónimo disse...

O mais "interessante" do discurso (?) do alcaide foi saber que Barcelona, Milão e Manchester são grandes centros urbanos porque têm grandes clubes de futebol.
Parece que este senhor(?) descobriu o ovo de Colombo... não sei como pode o governo desperdiçar tal milagre que resolveria todos os nossos problemas.
E já agora alguém, nem que seja um dos companheiros de quadratura, explique a este senhor o que é uma caravela!

Alves Pimenta disse...

Lisboa tem o que quis. Votou no gajo Costa, ature-o até lhe dar o pontapé no cu que já amplamente merece.
Quanto ao bardo Alegre, não nos preocupemos: vai ter o lindo enterro a que vem a fazer jus.

Belzebu Catita disse...

Que país de saloios...

1. "Bola" (sem nenhum respeito).

2. "Papa" (com algum respeito pelo dono do blogue, pelo facto de se dedicar à parte mais abstracta e confortável de uma religião miserabilista que nunca se conjugou com Wagner e com nenhuma grandeza)

3. "Sócrates" (esse grande obreiro lusitano que, qual aventesma crónica do futuro, tem um Pitta - um refinado retornado do Império com a fractura em-si - para lhe fazer os versos. Meio combalido com a guerra, enfim, mas com o mesmo número de olhos que Camões ainda tinha na altura. Dois, por sinal.

Mas querem o quê, sinceramente?

No meio de tudo isto, só não percebo por que razão teve o Toy um AVC, mas amanhã nas conversas com a Júlia Pinheiro vou telefonar em tempo-real ("live" para os mais novos e para o pessoal que vive na Expo) e tirar isto a limpo.

Karocha disse...

LOOOLLLLLLLL JG.

Anónimo disse...

Hmmm... Tudo certo. A macacada e tal. Mas olhe que um senhor como o Rui Rio era capaz de ser o caminho mais curto para a irrelevância, não sei é se isso é significativo num país, de si, irrelevante.

Castro disse...

De Rui Rio, aprecia-se o esforço para separar o Porto do futebol. O Porto merece essa distinção há muito tempo.

Afinal de contas, é uma cidade normal, em que não há apenas uns deficientes monocórdicos a bradar contra os mouros, ainda que isso não apareça nas notícias.

Quer dizer, não sei se merece: a última coisa que tinha com grande valor foi extinta - o teatro de marionetas, o Rivoli... entregue à mediania cultural... Parece que querem fazer das cidades apenas casas e centros comerciais e antros de regionalismo bacoco.

Tudo o que é actividade intelectual livre é prejudicado em prol da ideia de que toda a gente no Porto é uma cambada de labregos que vive e respira futebol.

O Dr. Rui Rio também não ajudou quando achou que não deve haver notícias contra a CMP. O que é isto? Um tipo reclama e é contra a a Câmara do Porto? Mas que conversa vem a ser esta? Pensem nisto também antes de andar para aí a dar loas ao bicho.

Anónimo disse...

Da boca do Costa da câmara: cidades como Milão são o que são por causa do futebol. Este tipo será mesmo ignorante ao ponto de não saber que Milão é uma potência industrial de relevância internacional? Pensará que ali estão todos a fazer chuteiras de futebol ou será no gozo?

Anónimo disse...

Rui Rio será uma pessoa honesta. Nada conheço dele, vi-lhe algumas atitudes desabridas - que o põem a si, Dr. JG, trémulo de emoção e a mim a fazem meditar sobre as funduras da inconveniência lusa que afecta até os melhores, mas um senhor? Acho que o Dr. JG não conhece nenhum.
Aqui em Portugal, senhores na governaçao tivemos Sá Carneiro e não digo isto por ser contra-parente dele.

Floribundus disse...

índios à solta na câmara e fora dela.

com a crise admira ver tanto pombo na cidade.

a águia que se cuide
porque também 'marcha'

v disse...

O Sr. Edil prometeu que assim que ganhasse as eleições ia limpar Lisboa do lixo, dos graffitis e (suponho) tratar dos jardins, das ruas e coisas assim. Coisas de edil - aquelas coisas que as Câmaras fazem. Não senhor. Parece que não. Parece que anda noutros (uma acoplação de em+outros) e mui altos planos de governação da urbe. Qual consultor imobiliário.

É assim a vida.

Eu quando vou à terra no fim-de-semana (no meu caso, a Lisboa), só vejo mendigos nos jardins. É a única coisa que parece ter crescido. De resto, está tudo mais velho e a envelhecer.

Unknown disse...

Já é tempo de deixarem de mitificar Sá Carneiro. Se o homem não tivesse morrido de forma tão trágica !.....

Cromagnon disse...

Estava aqui a pensar se o Júdice não será do Benfica... Ó pá, tu tem lá paciência, mas aquele desconto que lhe fazem para ele ter a tasca aberta não é muito normal.

Anónimo disse...

Compadre Costa recebeu a rapaziada do benfica na Câmara. Com ele estavam José Sá-Fernandes - o zé - e outras éticas criaturas. As gravatas vermelhas, as testas suadas, os sovacos e os rêgos certamente também. Toda aquela massa indistinta do nacional-benfiquismo trajava fazenda mal cortada e tinham a elegância de noivos de província - em Agosto. Tó e Zé, com cachecois rubros no garrote, destacavam bovinamente. A oratória foi de primeira-água; Tó-Costa ofereceu a caravela; Luís-Filipe-dos-pneus recebeu-a emocionado. Depois os derviches-benfiquistas fizeram perigar a vetusta varanda, da qual tantas outras grandes mensagens foram expelidas ao povo. Só faltou mesmo o lombo-de-porco. E nisto e com queiroz se gastou hora-e-meia de emissão SIC-N. Revigorante.

Ass.: Besta Imunda

Javali disse...

Eu já estou por tudo.

Estou, até, numa de Victor Constâncio, na sua diatribe aos Tugas. Traduzo livremente: "Ou vocês se mentalizam que ganham demais, e que estão a dar cabo dar cabo dos bancos com a vossa crónica falta de liquidez, ou então estão bem fodidos, pá."

(Passo o palavrão, mas não encontrei nenhuma alternativa semântica a este preço.)

Anónimo disse...

Permito-me discordar, embora apenas da última frase.

Só para recordar que, na face visível da austeridade antifutebol, se encontra um senhor que já andou na rua de martelinho e alho porro na mão, e, ocasionalmente, se entretém com umas corridinhas de aviões e de carros (questões de infância mal resolvidas, naturalmente).

É fácil lembrar o quanto o senhor fez finca pé, na sua primeira campanha, de que, com ele, o parque da cidade não seria "construido".

Apenas para andar, dez anos depois, de hasta pública em hasta pública falhada, para angariar os largos milhões de euros (22) que terá de indeminizar.

É fácil lembrar também o ar presumido a vangloriar o edificio transparente, após a remodelação, como um símbolo da cidade devolvida aos habitantes.

Apenas para o encontrar hoje totalmente abandonado, após construção e remodelação de 5 milhões de euros cada.

Tenho na familia que se lembre dele do tempo dos jotinhas.

E fico na dúvida se não é caso para preferir um saloio pesporrente e assumido a um populista refinado e obscuro.

Cumprimentos

Anónimo disse...

João Gonçalves tu vê-se que és bom tipo e que não és completamente parvo, mas olha que estás de uma pesporrência, de um pretensiosismo e de um azedume - dá ideia que no fundo é tudo azedume - que até assusta. Descontrai, fora da política portuguesa também há vida e não é tão má assim. O Sócrates é um bimbo desgraçado que ainda ontem estava no Fundão a cavar e não tem a importância que tu lhe dás. O governo não tem a importância que tu lhe dás. Faz outras coisas, diverte-te... Um cristão, um católico, tem amor ao resto da malta. Abraço

Anónimo disse...

Quando Rio proibiu os festejos do FCP (campeões europeus, diga-se) na Câmara Municipal todos os adeptos do galináceo clube mais os lagartos saudaram tal "coragem" e afronta a PC, agora o Costa recebe o SLB no município e está tudo bem.
PS. Anda a lampionagem muito agastada porque o Quim não foi convocado. Lembram-se do Vitor Baía titular do FCP, campeão europeu e tal e que ficou de fora?
Foram só palmas para Scolari mais uma vez pela "coragem" contra PC, lembram-se? Quem cospe para o ar...

Merkwürdigliebe disse...

Já enfiavam o futebol (o mundial que aí vem com mais uns pagodes chineses nas bandeiras, incluído) no rego.
Respeitosamente.

O Rui Rio só não apanha o alfa para Lisboa talvez por "não chegar a Lisboa com umas truces vestidas e pouco mais" como dizia Medina Carreira no outro dia a propósito de outros.