4.9.10

O FUNDADOR


Excelente súmula da vida pública de Pina Manique, fundador de uma afamada Casa - que, curiosamente, também alberga raparigas das quais nunca se fala nem a título de "catalinária" - e do Teatro de São Carlos. «Ao longo de mais de dois séculos, passaram pela Casa Pia rapazes (e raparigas) que se distinguiram nos mais variados domínios da vida nacional, tantos e tão famosos que se torna impossível mencioná-los. Entre os seus mestres, contaram-se professores portugueses notáveis, cujo contributo para a vida nacional, nas letras, nas artes e nas ciências foi de inestimável valor. Tem sido a instituição uma autêntica escola de virtudes, no sentido latino do termo, mais tarde conceptualizado por Maquiavel (a virtù), que proporcionou a gerações de alunos os meios necessários para triunfar na vida. O Teatro de S. Carlos, a outra grande iniciativa de Pina Manique, tornou-se também, durante os últimos duzentos anos, o grande centro lírico português, e pelo seu palco passaram os mais famosos cantores do mundo. Maria Callas, considerada a maior soprano de todos os tempos, aí cantou, em 1958, a ópera La Traviata

5 comentários:

Bartolomeu disse...

Caro João Gonçalves, houve tantos espectáculos memoráveis com "super-stars" líricos por lá nos últimos 100 anos que seria redutor não considerar:

Enrico Caruso
Luisa Tetrazzini
Eva Tetrazzini
Beniamino Gigli
Maria Caniglia
Ebe Stignani
Fedora Barbieri
Gino Bechi
Julio Neri
Boris Cristoff
Mario del Monaco
Renata Tebaldi
Giulietta Simionato
Alfredo Kraus
Birgit Nilsson
Monserrat Caballe
Carlo Bergonsi
Renato Bruson
Piero Cappuccilli
Fiorenza Cossoto
Joan Sutherland
Mara Zampieri
Placido Domingo
Anna Tomova Sintow
Rockwell Blake
Jennifer Larmore
Edita Gruberova
Debora Voight
Susan Neves
Miriam Gauci
Elisabete Matos
Barbara Fritoli
Su mi jo
Ruth Ann Swenson
Norma Fantini
Micaela Carosio
Bruce Ford
Dimitra Theodossiou

floribundus disse...

foi pela pia abaixo, tal como as sobras dum país deixadas por esta republiqueta nacional-socialista.

é tabu a hipótese dum processo sobre a prostituição das meninas-

só existem os asuntos que os xuxas permitem

Anónimo disse...

Magnífica ironia e cheia de sentido catilinário.
Ahahaha!

Antonio Coutinho Coelho disse...

Fiquei a saber uma coisa: para a nossa esquerda PS/BE, a pedofilia só é crime e muito grave, gravíssimo, se fôr praticado por um padre ou bispo (o papa já não tem idade!) da igreja católica! Aí devem ser, no mínimo, fusilados! Se se tratar de gays afectos ao PS/BE, devem ser ilibados, até por se tratar de protecção a direitos das minorias. Os miúdos, paciência, são prostitutos e até foram, ao que consta, bem pagos…

Anónimo disse...

Pina Manique, o temido Intendente de polícia, tinha ao seu alcance algumas boas prorrogativas próprias do Absolutismo: podia "limpar" Lisboa de indesejáveis - da noite para o dia se o desejasse, ou se assim lhe fosse ordenado pelo Chaceler. E o processo era usar coronha e tiro de carabina, baioneta e "...golpes de chuço". E prisãozinha sem "garantismos". Outros tempos.

Ass.: Besta Imunda