23.12.07

UM BCP LATINO-AMERICANO?

Santos Ferreira deu-me "aulas práticas" de finanças públicas nos idos de 1981. Era um homem simpático que adorava barcos de recreio, matéria que discutia nas "orais" com alunos que disfarçavam a sua ignorância numa esperta discussão sobre as referidas embarcações. Nessa altura, já tinha estado no Parlamento pelo PS que o conduziu a Macau onde, entre outras coisas, dirigiu o famoso aeroporto. Muito amigo de Guterres, passou despercebido no seu consulado, dedicando-se à gestão bancária. O PS de Sócrates levou-o para a CGD, a que preside. De caminho, impingiu o estimável sr. Vara, um amigo pessoal e político do 1º ministro, para a administração da dia Caixa. Se isto for verdade, significa que o PS pretende ocupar, no BCP, o lugar que até agora pertencia à Opus Dei. E quer dizer que o PS perdeu completamente a vergonha, não se abstendo de intervir directamente nos destinos de uma entidade relativamente emblemática da ténue "pujança" da medíocre sociedade civil portuguesa. Entre um caso de polícia e um caso de partido, venha o diabo e escolha.

8 comentários:

Carlos Medina Ribeiro disse...

Consulado de Guterres... consolado com Sócrates...

Anónimo disse...

Precisamos de gajos que perdoem credito mal parado.O mundo tem de girar ate termos o Barado de tanga...

Anónimo disse...

"Os Devoristas" do regime.
Deste.
O título é de Vaso Pulio Valente, sobre o séc XIX pós 1822 português.
Do regime liberal ao regime democrático, a presença constante do "Triunfo dos porcos".
Sina lusitana.

António de Almeida disse...

-A OPA que o PS lançou discretamente ao BCP, parece sair baratinha, ao preço do silêncio sobre os negócios ruinosos, que ou muito me engano, ou entrando em 2008, com aeroporto, referendo e sabe-se lá que mais, não voltaremos a ouvir falar. Duma assentada, o PS fica a controlar 2 bancos, e Menezes apenas preocupado com colocação de militantes nos empregos que o governo distribui! Diz que é uma espécie de sistema financeiro!!!

Anónimo disse...

Caro João Gonçalves,

se a Direita não teve vergonha porque tambérm há de ter agora o PS? É uma questão de ciclos. E agora os socialistas estão lá. Daqui a uns anos, algum blog de esquerda há de fazer copy paste da sua posta e substituir PS por PSD, socialistas por sociais democratas. Além do currículo do homem providencial.

É a vida...

Anónimo disse...

O Vara já em Vinhais era um bom empregado de caixa.

Anónimo disse...

Estimado João Gonçalves: também eu fui aluno do dito Dr. Santos Ferreira em 1979/80 na FDL, e tenho dele a mesma opinião que o senhor - simpático, bonacheirão, fumador de cachimbo, era amável e nos exames ajudava os alunos mais engasgados falando de outras coisas fora da matéria.

Tecnicamente, não gostava de coisas "empinadas", deixava consultar os manuais e dava muita importância à imaginação dos alunos e à sua capacidade em resolver as hipóteses "quid juris".

Uma boa "malha".

Digo eu...

Saloio

aviador disse...

Caro JG
Relativamente à ocupação do espaço
é o que acontece com o vácuo - tende a ser imediatamente ocupado.
Aliás em politica e negócios, não há vergonhas.

Quanto a Santos Ferreira, compadre de Guterres,há por aí muitas incorrecções no "curriculum".
Vara é para esquecer. Ou para lembrar, pois é bom não esquecermos os grandes desastres!