22.12.07

BACH

Venho da Gulbenkian onde se ouviu Bach, a sua grandiosa Missa em Si menor, BWV, 232. Como escreveu Cioran, "se existe alguém que deve tudo a Bach, esse alguém é seguramente Deus."


Video: Andreas Scholl, "Agnus Dei"

4 comentários:

João Távora disse...

Bach é divinal. Um santo Natal para si João.

Anónimo disse...

Não só Deus mas também a humanidade inteira deve muito a esse génio imortal e à inspirada sublimação dos sons que produziu.

Anónimo disse...

Para tanta redundância mais valiam deixar de piar.

joshua disse...

Ouvir isto, Meu Deus, é medir cada palavra, o seu peso salvífico, os sulcos deixados na minha carne, ligado a Cristo desde que nasci, desde que me lembro.

Naturalmente, comovo-me imenso ao ouvir este Bach, ou o Bach que eu conheço das Paixões, do Morimur, os passos que eu priviligio escutar no meu MP4 por todo o ano e quase em todo o lado, contemplativo, sensato, sereno.

Lembro-me de um concerto de Natal, com repertório clássico variadíssimo e riquíssimo a que assisti na Igreja portuense de Santo Ildefonso, em 2002: chorei todo o tempo e nem me considero hipersensível. Foi a Hora. Mas chorei de prazer e de espiritualidade e dos íntimos nexos da Música com a minha vida ambas as horas que esse concerto durou.

Por tudo isso, por sair robustecido interiormente, limpo e purgado de tudo, em claro êxtase, êxtase de audiente e de cantor, é que sinto falta da devidas oportunidades.

Mais uma vez e de esta maneira ubíqua e inesperada, proporcionaste-me uma infinita ocasião de êxtase, João.

Obrigado!

joshua