29.10.11

A ANA, SEMPRE A ANA E CADA VEZ MAIS SÓ A ANA

«Cavafy, o grego, não conheceu Kadhafi, o líbio. Este, chefe de Estado entre 1969 e 2011, foi assassinado a 20 de Outubro último. A sua morte foi registada em directo; a não ser que — à semelhança de No Palácio do Fim de Martin Amis — Senad el Sadýk el Ureybi — o rebelde líbio que disse perante as câmaras não lhe agradar “a ideia de ele ser capturado vivo” e daí ter-lhe dado dois tiros, “um na cabeça, outro no peito” — se tenha enganado no alvo e atingido tão-só um sósia. Não vi o vídeo e para o caso tanto faz. Não vi, como não vi o da criança chinesa atropelada, do enforcamento de Saddam ou da decapitação de Daniel Pearl. Em jovem assisti, por militância cultural, a 120 Dias de Sodoma de Pier Paolo Pasoloni. Enouhg is enough. Leio agora que foram divulgadas mais imagens dos últimos momentos do alucinado, que apenas acrescentam crueldade à crueldade. Entretanto, o Ocidente festejou a queda do ditador — um “líder carismático”, nas palavras de José Sócrates (convidado de honra do 41º aniversário da revolução líbia), que ainda em finais de 2007 acampava no Forte de São Julião da Barra, era recebido com pompa pelo governo português e até dava “aulas” sobre os “Problemas da Sociedade Contemporânea” na reitoria da Universidade Clássica de Lisboa. Não se pense, porém, que a hipocrisia foi exclusivo da “diplomacia económica” de Sócrates/Amado. Aznar,González, Prodi, Berlusconi, Sarkozy, Putin, Barroso, Lula, Chávez, Fidel, Condoleezza Rice, Obama… nenhum faltou ao beija-mão. A alguns narizes, o smell do petróleo cheira melhor que o nº 5 da Chanel. A indiferença com que reagiram à ignomínia do assassínio do homem diz bem do novo paradigma que assinala o caminho do declínio: em vez das públicas virtudes, Estado de Direito e tal, acção directa, no caso, versão kiss, kiss, bang, bang. É o regresso ao Far West, mas sem bons — só feios e maus. Citando Cavafy, o poeta que não conheceu Kadhafi: “E agora, que vai ser de nós sem os Bárbaros? Essa gente, mesmo assim, era uma solução”.»

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom !

Ass.: Besta Imunda

floribundus disse...

nenhum politico mundial estava interessado nas declarações de Kadafi ao tribunal de Haia.
pagaram certamente para o matarem

Isabel Metello disse...

A Hilária estava hilariante, coitadita, o Obama até referiu estar mais preocupado com o reality show Perdidos na Tribo- que gente tão humana, tão elevada! Nem sabem eles que, um dia que não estará muito longe, quem se verá perdido com as tribos urbanas e não só são estes senhores que asssistem a esta ignomínia como se fosse um jogo da playstation dos seus filhos. A máquina dos spin doctors norte-americanos que tratam da sua imagem desde as catástrofe do Vietname passa como execução limpa um linchamento do mais sujo que há. Os alucinados podem ter tido o sangue nas mãos, mas eles tê-lo-ão na consciência, assim como de todos os milhões de inocentes estraçalhados por interesses da indústria de armamento que tem de ter algum mercado de escoamento. Cobardes!

Isabel Metello disse...

Estou, por acaso, a ouvir ao longe alguém na tv a dizer num programa que "guerra é guerra". Pois, mas até na Guerra há que se ter um sentidio de Honra, que não se compadece com utilitarismos e cobardias. Então, o homem, enquanto serviu foi bajulado e, depois, linchado? Depois, admirem-se! Daqui a doi anos lá estarão eles a justrificar o escoamento de mais armas e carne para canhão pelo facto de os fundamentalistas aplicarem a sharia e lá o inimigo voltará a ser o exterior...

Ana Cristina Leonardo disse...

Obrigada