24.10.11

UMA SEMANA DE TELESPECTADOR EM PORTUGAL


«Esta semana fiz uma curiosa pesquisa: ver, em cada um dos três canais comerciais, quais os cinco programas mais vistos. Na RTP 1, o TOP 5 é preenchido com quatro programas de informação (três deles Telejornais) e um jogo de futebol. Na SIC, regista-se uma emissão do Peso Pesado, três programas de informação (todos Jornal da Noite) e um jogo de futebol. Na TVI, diversas emissões da casa dos Segredos ocupam quatro lugares do top 5 e a restante pertence a um Jornal das Oito. Se avaliarmos por tipologias os 20 programas mais vistos da semana encontramos sete reality shows (seis Casa dos Segredos e um Peso Pesado), 3 jogos de futebol, 7 programas de informação e três de ficção (novela Remédio Santo). A TVI continua a liderar com 25,8% de share médio durante a semana, seguida da SIC com 21,8% e da RTP 1 com 19,8%. O conjunto dos canais de cabo registou 26,8% de share, com a SIC Notícias, Hollywood, AXN, Sport TV e Disney a ocuparem os cinco primeiros lugares.»

Manuel Falcão, Lugares-Comuns

2 comentários:

Anónimo disse...

O ministro Relvas não está a fazer o que lhe compete - ou seja, não está a velar pelos interesses dos contribuintes e pela qualidade da informação televisiva, ao mesmo tempo que se permite agir sem definir de uma vez por todas o que é Serviço Público e que ferramentas terá ele. O ministro Relvas, ainda assim e como é político, apresentou um discurso desenvolto e desengasgado... (embora aparentemente vazio de sentido); já o Director Geral da RTP não disse coisa com coisa, proferindo disparates e babujando frases pedantes sobre a sua pessoa (para a qual toda a gente se está borrifando). Embora considere Sousa Tavares um tudólogo arrogante e saltitante entre estações de TV, com a desenvoltura do gafanhoto (que está escamado por ter sido ignorado mais uma vez...), não posso deixar de concordar com os seus pontos de vista nesta matéria do "Serviço Público". Depois ainda temos a necessidade, ou não, de privatizar: se é para todos termos de desembolsar milhões para sanar a RTP que se transformará no BPN-da-comunicação apetecível e limpinho para outros, NÃO muito obrigado. Conserve-se apenas UM canal, acabe-se com os "Bom dia Portugal", os "Portugal em directo", os "Portugal no coração", os "Portugal em pantufas"; e já agora, com os "Prós-e-Prós" da dona-fatinha. Existem condições para tornar UM canal da RTP numa coisa que sirva com qualidade o País. E que se encerre tudo o resto - indemnizando trabalhadores, despedindo, suprimindo, usando o que se poupa para pagar a fornecedores e acabar com o calote do Estado. O que faz o Governo pela mão de Relvas? atola-se num pântano de meias decisões, de cedências, de negócios pouco claros, de contradições, de continuação inaceitável do funcionamento de uma 'estação' cheia de vícios (por mais que 'eles' digam que a racionalização e a poupança vão chegar...) e na mautenção de algumas outras centenas de pessoas "a trabalhar" na RTP - não se sabe bem a fazer o quê. Errado; caro; perdulário; desnecessário; e ninguém verdadeiramente sério perdoará o governo-Passos por esta atitude imperceptível. Lamentável.

Ass.: Besta Imunda

Anónimo disse...

Acho imensa piada chmar àquela coisa "Casa dos segredos" quando a intenção é precisamente tornar público aquilo que os anormais lá dentro fazem. Sobretudo o sexozinho, o que se passa na caminha. Um voyeurismo indecente, verdadeiramente patológico. Chamem uma ambulância e levem-nos a todos para o Júlio de Matos.