18.8.11

AVES DE MINERVA


Até há menos de dois meses atrás, Luís Amado era o nosso MNE. Houve quem visse nele - desde ele mesmo até à "direita", com alguma inevitável comunicação social pelo meio - um ersatz de Sócrates sem eleições. Cordato, afável, com bom aspecto, Amado tinha literalmente o perfil de um diplomata ao pé de um então 1º ministro crispado e pouco dado ao diálogo. Acontece que a esta beatitude geral em torno da figura nunca correspondeu grande substância política. Todavia, Amado apareceu a opinar sobre a Europa e a cimeira franco-alemã como se ainda fosse MNE. Aparentemente o estatuto de MNE projecta os seus antigos titulares para um limbo qualquer - do qual nunca mais saem - que faz com que pareça que ainda estão e que já não estão em funções. A stasis de Amado, qual ave de Minerva que só levanta cautelarmente voo ao crepúsculo, é apenas uma evidência disso.

Adenda: Sobre a referida cimeira e a Europa, Jacques Delors (que é doutras alturas) diz o fundamental. «Desde o início da crise" que os dirigentes europeus "têm passado ao lado da realidade", acusando os líderes das grandes potências da Zona Euro, Alemanha e França, de "formular respostas vagas e insuficientes"."Tal como estão, não servem para nada", disse Delors sobre as propostas do Presidente francês, Nicolas Sarkozy, e da chanceler alemã, Angela Merkel.»

2 comentários:

Anónimo disse...

Realmente esta gente muito pequena que (quer) governa(r) a Europa, devia aprender com Jacques Delors, ou pelo menos ter a sua estatura política.
Quanto a Luís Amado, é como todos os seus comparsas, já que não deixaram saudades, há que aparecer de vez em quando, para arranjar algo, que os amigos são para as ocasiões. Não é verdade Constâncio, Guterres, Barroso etc. ?
SG

maria laura disse...

bom Delors não se pode queixar, se a sua filha Martine Aubry não consegue chegar a Presidente da França pelo partido socialista ou vencer Sarkozy com uma argumentação eficaz, o próprio terá as suas culpas, ensine a filha ou então cale-se porque mostra que também não tem respostas. mais, por uma questão de decoro deveria estar calado já que tem interesses directos na vitória do Partido socialista como se enxerga. os socialistas franceses e outros soarentos sempre tão abnegados.............