6.6.10

RETRATO DE UM HOMEM QUE É O RETRATO DE UM PAÍS


«O eng. José Sócrates, como é sabido e lamentado, anda por esse mundo a pedinchar dinheiro para Portugal. Começou com farroncas de "modernizador" e acabou caixeiro viajante da nossa miséria. Uma actividade que ele provavelmente considera heróica e a que chama, para consumo interno, "diplomacia económica": com certeza para não lhe chamar coisa pior. Esta diplomacia parece que lhe permite fazer declarações de amor ao repelente sr. Chávez da Venezuela, o inventor do "bolivarismo" e um populista autoritário, sem educação e sem vergonha. O português, coitado, assiste ao espectáculo caladinho e quieto, porque tem um longo hábito do vexame e porque a experiência histórica já o ensinou que a cavalo dado não se olha o dente. Mas mesmo o português não engole tudo. Digo isto porque ultimamente o sr. Sócrates resolveu juntar à pedinchice uma espécie de turismo pessoal que nos compromete. Quando foi ao Brasil, meteu uma lusitaníssima "cunha" ao Presidente Lula para conhecer o cantor (e compositor) Chico Buarque de Hollanda. Sendo primeiro-ministro, este extraordinário desejo de Sócrates significa, em princípio, que Portugal inteiro está interessado em Buarque de Hollanda e lhe atribui uma particular importância. Não se consegue imaginar que espécie de importância e não vale a pena fazer o esforço, porque a certa altura se descobriu que a atracção de Sócrates pelo homem era meramente pessoal. Gostava dele como poderia gostar do Pato Donald ou de um actriz de telenovela. São manias de criança (ou de adolescente), que ninguém lhe deve levar a mal. Só que aproveitar uma situação privilegiada para satisfazer uma curiosidade infantil não assenta muito bem num primeiro-ministro, e Sócrates, percebendo isso, arranjou maneira de disfarçar a coisa. O Gabinete dele anunciou tudo ao contrário: afinal, era Buarque de Hollanda quem queria conhecer o celebérrimo e fascinante Sócrates do "Simplex" e do défice. Infelizmente, Buarque de Hollanda desmentiu logo essa versão dourada. O facto é que Sócrates se enfiou à força em casa dele (de fotógrafo à trela) não se imagina porquê, nem para quê. Para arranjar um autógrafo, para ouvir a criatura "ao vivo", para se inscrever no clube de fãs? Não há maneira de tirar o caso a limpo. A única verdade incontestável é que, por um capricho, o primeiro-ministro abusou do seu cargo e humilhou o país. Para mim, basta.»
Vasco Pulido Valente, Público

20 comentários:

Graça Sampaio disse...

Ainda gostava de saber de quem é que o Dr. Vasco Pulido Valente é capaz de dizer bem! Talvez dele próprio, pobre e amarga figura...

Mani Pulite disse...

CHAMAR ENG.À COISA É UM INSULTO AOS ENGENHEIROS,À ORDEM DOS ENGENHEIROS E MESMO AOS SERVENTES DE PEDREIRO E RESPECTIVA ORDEM.O PIMBALHÃO NEM PARA CARREGAR O PENICO DO CHÁVEZ SERVE.

João Gonçalves disse...

E a Carol já experimentou "dizer bem" do senhor da foto? Deve ser um exercício epistemológico interessante.

josé ricardo disse...

vim aqui de propósito porque advinhava que o João Gonçalves colocaria aqui o artigo od Pulido Valente. é evidente que lh edou razão (a si e ao Valente do escrito). de qualquer maneira, o que Sócrates fez não é assim tão diferente das andanças que a d. Maria Silva e o marido fazem quando vão, a expensas nossas, visitar isto e aquilo. e, antes deles, outros (tantos!...). Esta gente não tem, definitivamente, decoro. o mais funestamente estranho é que devem pensar que este tipo de atitudes até cai bem para a popularidade. errado. mas nós somos um povo de brandos, brandíssimos costumes. pior do que isso: demasiado domesticados...
um abraço,

josé ricardo

João Sousa disse...

"Um populista autoritário, sem educação e sem vergonha."

É certo que VPV está a falar de Chávez, mas a descrição cairia com igual propriedade em Sócrates.

Anónimo disse...

Um indivíduo que se serve do seu cargo para visitar um cantor (ainda que com muito talento), é de um parolismo atroz que nos envergonha.
Este homem que teve todas as condições para governar como nenhum outro, perdeu-se completamente com o seu egocentrismo balofo, e ainda mais, perdeu todo o decoro e sentido de responsabilidade que um governante deve ter, para não cair no ridículo que enxovalha todo um povo, que se sente traído e envergonhado.
Cps
Scaramouche

Unknown disse...

Um asinino regedor de aldeia, sem princ´pios nem vergonha - mas que nos envergonha a todos.
E não,actrizes não - "vox populi" insinua preferência por actores...

Anónimo disse...

Comentador José Ricardo,

Sobre as pessoas de que fala conheço vários relatos de diplomatas sobre embaixadas inteiras à beira de um ataque de nervos.

Zé Rui disse...

Quando achamos que o nosso PM já não nos consegue surpreender mais.......lá vem mais uma cena ridicula...... o curioso é ninguem no PS se aperceber da degradação da situação......pois anda tudo de bico calado...com medo do chefe.

Eu acho que o Vasco Pulido Valente até gostava de dizer bem de algo, mas olhando à volta......é dificil!!!!

Antonio Coutinho Coelho disse...

Sócrates, o pseudónimo piroso de Pinto de Sousa, que assim se chama o homem, é um provinciano deslumbrado com a Capital e o Capital.O nosso provinciano bem vestido até conseguiu uma licenciatura de favor numa universidade de amigos.É obra!O povo de papalvos que ambicionava ser como ele adora-o.Os senhores do capital estão delirantes com o dislate e a incompetência de quem governa.Agora são inúmeras as hipóteses de grandes negócios.O País afunda-se, triste e sem classe.Resta-nos no fim pagar a factura!

Anónimo disse...

A coisa do encontro com Chico Buarque teve um não sei quê de miúda adolescente aos gritos para o ídolo que passa perto:
"Ronaldo, Ronaldo ... Quero um filho teu!"

Andrómeda disse...

Ou então - "Tony Carreira és o meu anti-depressivo", lia-se ontem num cartaz do pic-nic do Parque, que a TV mostrou.
País de papalvos... e de papalvas, se me é permitido!

Anónimo disse...

O que ele faz durante as viagens oficiais e fora do programa não me interessa. Pago, mas não me interessa. Sobretudo porque suspeito que não serão coisas que eu queira sequer imaginar. Neste caso, o que é (deveria ser!) insuportável é a fantochada da notícia do "desejo" de Chico Buarque em conhecer o querido-líder, o que, cá na porcalhota, seria visto como o reconhecimento da "dimensão do estadista". Apenas e só, mais uma mentira descarada do sem-vergonha. E a nossa vidinha triste continua.

Marota disse...

A Dona Carol, provávelmente não consegue criticar homens "bonitos" a sorte minha é eu gostar deles feios. Uma coisa que me pergunto sempre que vejo esta foto do nosso grande primeiro ministro. Será que ele aqui guardava entre o indicador e o pulgar da sua mão esquerda uma bolinha de borrié? Aos que tenham um estomago mais sencivel peço imensa desculpa, mas esta pergunta não me sai da cabeça...

Anónimo disse...

O energúmeno, o dito cujo, ainda tentou pagar o "lanchinho" ao Chico como tinha feito com o "piqueno" almoço com o seríssimo (não se ri) Figo, mas os assessores lembraram que o Ruca da PT já estava emprateleirado (a ganhar bem, é certo, mas knock out), sem poder tratar da coisa e passar um cheque do "Tagus".

O Ruca da PT faz muita falta...

O que está à vista é que o insuportável bimbo já não tem a cobertura nas suas idiossincrasias que teve durante mais de 4 anos... Um (bom) sinal dos tempos (mesmo que não seja por boas razões: são os ratos a sair discretamente do barco).

PC

Anónimo disse...

Vasco Pulido Valente, como sempre certeiro. Está ao nível dele próprio; ao nível de Eça. Até por vezes Carrilho escreve certeiro. Homens inteligentes.
VPV diz no fim "Para mim basta". Penso recordar mais do que um artigo seu rematando de igual forma. Se não textualmente, quase igual então. Ou seja: já bastas vezes VPV disse "basta". O decoro, a dignidade, a honestidade, a competência e a decência mínimas para que um governante de um país europeu - democrata e no séc. XXI - se mantenha em funções, há muito que se goraram como requisitos e expectativas. A esse respeito Sócrates, nestes últimos 6 anos, tudo destruiu, tudo ignorou, tudo ridicularizou, tudo defraudou. O lamentável espectáculo tem sido constante desde a sua investidura e os casos, alguns com contornos de serem de polícia, permanentes também. VPV diz que o povo está quieto e calado, de hábito e vexame, à espera que acabe. É verdade. Mas o mal também está nas instituições e orgãos de soberania: estes são os únicos a poder agir. Ridículo também é procurar pôr nos ombros do povinho - que votou - a responsabilidade e a capacidade de ir lá, a S. Bento, remover fisicamente o Sr. Pinto de Sousa. Para o efeito, a constituição e a lei criminal dizem quais as regras; e as instituições e os órgãos de soberania conhecem-nas. Mas nada fazem. Revêem-se em Sócrates, melhor ou pior; pensam que depois "podem ser eles"; têm medo; não o querem fazer - pelo precedente; não querem exercer as suas funções. Mesmo que Sócrates apareça em público manifestamente doido-varrido, irão ignorar o facto.

Ass.: Besta Imunda

lolita disse...

"Besta" (nada) "Imunda".

Sem desfavor para alguns dos anteriores mas...Assertivo como me vou consigo habituando.
Adorei!

NEO disse...

Este gajo envergonha-nos.

Zorro disse...

E o Passos Coelho. Ah ah esse aposto que pedia para ver o Pato Donald.

Unknown disse...

"Uma MENTE brilhante":

Pinto de Sousa é um politico prolífico e de pensamento não convencional, que consegue sucesso em várias áreas; da economia, do direito, do ensino, da agricultura, ...., pessoa de uma carreira académica invejável.

Após ter sido chamado a desempenhar um papel de 1º Ministro da Tugulândia, Pinto de Sousa passa a ser atormentado por delírios e alucinações.

Diagnosticado como mentiroso, os que mais directamente o rodeiam precisam usar de toda a sua racionalidade para distinguir o real do imaginário e voltar a ter uma vida normal. Quanto aos outros, esses já nem perguntam.

A


Rui