4.10.06

CARTA ABERTA A DUAS MINISTRAS

Senhoras Professoras Doutoras,

Os meus amigos Jorge Ferreira e João Villalobos, modestos amantes de livros como eu, lembraram respeitosamente que decorreu um ano sobre o anúncio do Plano Nacional de Leitura, para cuja "divulgação" foram convidados diversos mamíferos da nomenclatura "intelectual" do regime (perdoe-se o oxímoro). Sabem porventura V.Exas. se o país lê mais e melhor do que há um ano? E sabem igualmente qual foi o contributo concreto de cada um desses ornamentos que V. Exas. convidaram para, por exemplo, desenvolver os hábitos de leitura em Santa Maria da Feira ou na Gafanha da Nazaré? Os "escritores", esses sim, "cresceram". Basta passar as vistas pelos escaparates da "literatura portuguesa" para a gente se rir. E as crianças, senhoras Professoras Doutoras, as crianças, como escrevia o Gil num poema medíocre? Que lhes trouxe o Plano Nacional de Leitura? Mais literacia ou mais - vem aí um dos maiores jargões da especialidade das senhoras Professoras Doutoras - "competências literárias"? Penso nas crianças do básico às universidades, passando pelos mestrados e pelos excelentíssimos colegas das senhoras Professoras Doutoras (veja-se o caso do prof. dr. Frederico Lourenço que tem a cabeça de um caloiro de Oxford, de bibe, em 1939). V. Exas., mais tarde ou mais cedo, terão de avaliar este Plano, ornamentos incluídos, e explicar ao país, com o mesmo espalhafato com que o apresentaram, no que é que ele deu. Como diria o dr. Jorge Sampaio, é tudo uma questão de accountability.

Cumprimentos do,

João Gonçalves

6 comentários:

Barão da Tróia II disse...

Já vi o famoso Plano, concordo inteiramente com o seu post, alias se me permite acrescento que o plano é mais uma palhaçada de gente desocupada. Bom feriado

Anónimo disse...

Pergunta: Poderemos considerar um autor e um editor agraciados com a entrada nas listas do PNL como uns "PNLeiros?"
Resposta: 1) Sim. 2) Não. 3) Desculpe, mas o marido da sotôra é um editor que tem éne livros na lista e não podemos brincar com isto. 4) O que é o PNL?
Faz um círculo visível à volta do número da resposta que pretendes dar. Boa sorte!

(proposta de questionário para os exames dos 5º e 6º anos na temporada 2006/2007)

Anónimo disse...

«diversos mamíferos da nomenclatura "intelectual" do regime»
Bravo JG.
Parecem-me os muitos generais portugueses.
Tantos mais, quanto menos tropa temos.
Z

Anónimo disse...

Podemos acrescentar + PNLeiros à lista.

moz disse...

E já viram a nova terminologia (de alto a baixo) para a gramática portuguesa que aí vem? É para arrasar de vez com os neurónios das criancinhas. Vai começar no básico.

Anónimo disse...

Livros escritos..há demais!!! Autores..não tantos!!!BONS ... muito poucos, mas não estão nas prateleiras de 1ª !!! É preciso perguntar por eles e, na maior parte das vezes, esperar as encomendas 15 ou 20 ou 30 dias!! E é quando não estão já fora de venda......

Até ´nesta área SÓ se pretende o CONSUMISMO!!!