22.10.06

CANTANDO E RINDO


"O Governo produz diariamente "agenda" que ocupa tempo dos jornalistas - não lhes permitindo investigar outras coisas - e espaço e tempo nos conteúdos mediáticos. Para conseguir a eficácia deste agendamento - isto é, o controle da importância hierárquica das notícias - o Governo necessita de controlar a marcação da cobertura e atenção mediáticas. Noutro Governo, Jorge Coelho fazia-o através da TSF. Agora, a Lusa é, neste domínio, de capital importância. Controlar a agenda pela Lusa pode significar a inundação dos outros media com informação governamental, deixando de fora acontecimentos previstos que não interessa ao executivo noticiar. "

in "As técnicas da nova propaganda -I", de Eduardo Cintra Torres, in Público


Vim da rua com o cão e começava o "telejornal" da 2:. Apesar de discreto, seguiu à risca o guião. O secretário-geral do PS e primeiro-ministro numa acção partidária nos Açores, a que se seguiu o senhor ministro da Saúde, como, aliás, já tinha acontecido às 20, com o "telejornal" da RTP-1. A diferença é que, em vez dos Açores, era, se não erro, Mangualde. Na 1, a coisa alongou-se através de Luís Filipe Meneses, o "aliado" social-democrata da estratégia informativa do governo. Ele quer palco, a propaganda oficial dá-lhe palco contra Mendes, como lhe compete. No meio da confusão desta semana, passou despercebida mais uma demissão na Lusa. Como diria o outro, lá vamos cantando e rindo.

3 comentários:

Anónimo disse...

não funciona de forma muito diferente da propaganda do regime. manipular os media para que eles manipulem o povo.

Anónimo disse...

Com a Lusa de um lado e o futebol do outro, o Governo está garantido, bem pode fazer figuras tristes com as SCUTs ou o aumento das tarifas da electricidade que ninguém nota.
O grande capital manobra, controla e marca o rumo ao Governo. A Comunicação Social é submissa e açaimada.
Mas vivemos em democracia, temos liberdades e garantias, num estado de Direito.
O Apito Dourado é, de facto, a imagem mais vincada do país que somos, hipócrita, rasca e corrupto.

Anónimo disse...

Não deixa de ser estranho este glicónico e ensimesmado e insistente nomear da Lusa como gerador de todos os ventos favoráveis ao poder... Malta poderosa aquela da Lusa!! Terá a ver com o parque eólico em que o país se vai transformar??