1.5.11

"TER RAZÃO"


Aos adversários internos de Passos Coelho que pululam nos media é-lhes indiferente que Sócrates fique. E que seja o principal rosto político da bancarrota que a troika anda por aí a tentar consertar. O que lhes importa, independentemente da retórica usada, é ter razão. Pessoas tão distintas como Pacheco Pereira ou Santana Lopes aparecem, agora, "unidas" precisamente por causa do "ter razão", algo que lhes interessa mais que o futuro do país. Estas não virgens suicidas apenas pretendem garantir ficar à tona de água, após as eleições, a pedalar as suas egoístas bicicletas. Nem sequer é tanto Passos Coelho, em concreto, quem os incomoda. Se não fosse ele, era outro ou outra como é típico da ecologia autofágica e narcísica do PSD. Lopes, um monumento mundial à credibilidade política, até sugeriu que Passos não tem nenhuma. E que, sobretudo, não a tem perante Sócrates contra quem Passos se perfila. Pacheco, com outra subtileza, recorreu a meios alternativos aos habituais em que ele trabalha*. Deu entrevistas das quais só retiraram o que interessava para a louvaminhice passiva de Sócrates. Não percebo que vaidade pode existir em ganhar uma "medalha Sócrates" de bom comportamento oposicionista para lá de toda a inépcia do presente PSD. Os cemitérios, a começar pelos políticos, estão cheios de cabotinos que tiveram muita razão. Força.

*Ontem, no Público, esta "doutrina" vinha bem resumida por JPP. «Eu não estou a dizer que Sócrates seja um produto da televisão, embora também seja, mas que as suas qualidades pessoais, e o modo profissional como utiliza os media, lhe permitem uma enorme vantagem sobre os seus adversários, mesmo no pior dos contextos. E que isto é um problema cada vez maior nas democracias, muito maior e mais grave em quem pensa que pode jogar o mesmo jogo empregando agências de comunicação, especialistas de marketing brasileiro, assessores de imprensa, de imagem, etc., etc. Sócrates tem isto tudo, mas tem algo mais: é melhor a jogar este jogo, muito melhor.» É um "jogo" que Pacheco e outros adoram "jogar" com Sócrates. E que querem poder continuar a jogar com ele. Pacheco até tem no seu "activo" deputacional aquela inenarrável comissão parlamentar de inquérito destinada a alegadamente "entalar" Sócrates por causa dos "negócios" e dos amigos, e da qual ele saiu mais fresco do que nunca.

11 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez tenta-se desviar a atenção da incompetência de PPC e dos seus homens de mão, Relvas, Macedo, Vitorino e outros para o PSL.

Hermitage disse...

OS IRMÃOS DO FAIT-DIVERS

Pacheco foi deputado.

Sentado no hemiciclo ao lado de Manuela, deixa o nada como saldo da sua deputação; mas para "cabeças" como PP, julgam que devemos reverenciar a honra que dão à populaça de os ter, lá !!!

Segundas, quartas, sextas, fins de semana, comentador, terças e quintas, político-parlamentar.

Valores, causas, questões nacionais, regionais, locais, a nada deu atenção.

Alguém sabe de um projecto de Lei desta figura, quanto a um País que caminhava para o abismo?

A sua preocupação é a opinião.

O homem tem opinião. E qual ?

A mercantil, isto é, a que o mercado compra. PP produz o que a SIC, a Sábado procuram: ataque ao PSD, vindo de dentro do PSD; tudo o resto, coerência de grupo, deputação, é tudo treta; mercado, facturação, é o seu target.

Com Santana, a coisa é mais simples.

Quando se liga o aparelho e aparece, não se sabe o que mais admirar, se a desfaçatez de quem perdeu credibilidade como político e comenta comportamentos de políticos, se a merda de televisões que temos que estão por tudo, incluindo contratar pesadelos, sobretudo para aqueles que andaram atrás de Santana.

Mas julgar-se a opinião destas entidades, como importante, é um erro.

Parecem irmãos do fait-divers.

O Povo já os topa.

São fait-divers. Ponto.

Nem a troika lhes liga.

Anónimo disse...

JPP tem toda a razão.

No PSD a única alternativa que podemos esperar é a eles próprios.

Carlos Dias Nunes disse...

Ao Pacheco e ao Santana junte o Sarmento e aí tem a trempe "social-democrata" (esqueçamos por momentos o Marcelo...) objectivamente apostada na continuidade do Sócrates, por razões de ressabiamento pessoal facilmente adivinháveis.
Estou que lhes vai sair o tiro pela culatra e, mais cedo do que tarde, o PSD deixará de temer o alarido comunicacional, pondo termo à possibilidade de as posições da trempe serem confundidas com as das pessoas que legitimamente representam o partido.

Anónimo disse...

O Pacheco e o Santana estão senis. Precocemente, que não são tão velhos como isso. O que eles querem é, de facto, o prolongamento desta agonia com o dito cujo ranhoso na ribalta! Quanto pior, melhor para eles, que daqui a uns meses poderão ter "hipótese"...

Qual quê! Ranhoso para o olho da rua, já. Oportunidade e benefício da dúvida ao Passos!

PC

amendes disse...

Estas "iluminarias" só sobrevivem politica e economicamente, estando na opisiçao...
Ninguem os cria e lhes "pagava" se assim não o fossem...
Ganhe o PSD as proximas eleições e eles serão automáticamente selenciados.. pelos média... deixarão de interessar...e recolhem á "toca"
invernam!!!

Anónimo disse...

Vc nem um pingo de vergonha tem nessas ventas de patrulha.

João Gonçalves disse...

Vc. ao menos sabe qual é a sua patrulha. Apesar de não ter ventas.Nem para levar nelas.

Anónimo disse...

As conclusões da Comissão Parlamentar de que fala foram censuradas pelo seu Presidente embora toda a gente saiba quais foram :Sócrates mentiu ao Parlamento . Esse Presidente foi cumplice da mentira ao sonegar a verdade ao Povo Português que o elegeu ; O seu nome ? Mota Amaral .Acontece que é novamente o cabeça de lista pelos Açores,mas o que revoltou a opinião pública foi o convite ao facínora do Dr. Fernando Nobre para cabeça de lista por Lisboa.

v. disse...

Os nossos políticos fazem política ao género inferior do futebol. Tudo pobre e previsível, com os clichés e as metáforas parolas que alimentam o parque-mayerismo do pagode. Depende de nós querermos ser carneiros ou ser gente livre. E ser livre não passa pelo PS nem pelo PSD. Esses são os situacionistas (ainda que em boa verdade o PSD seja bastante menos asqueroso do que o PS nas suas prebendas e tenha demonstrado que não é um partido de sectários). Mas desta vez o meu voto vai para o CDS. Creio que apesar do populismo e do conservadorismo fácil, merece um voto de confiança. Não me importo de votar em conservadores liberais, desde que não me obriguem a ir à missa ou ao teatro (o teatro contemporâneo é outra missa). O essencial é banir a corrupção, e como tal só temos 2 hipóteses de voto: PCP ou CDS. Como não gramo o PC (um partido que quer engrossar o Estado contra todas as evidências da sua insolvência), só me resta 1 opção.

Anónimo disse...

Depois da derrota de 5 de Junho o PSD vai desagregar-se. É triste.