6.3.11

O DESVIO LOBO-ANTUNESIANO DE STEINER


Steiner devia ter-se mantido na primeira frase. Porque o pior vem depois. «[Lobo Antunes] é um gigante. Teria algum pudor em me encontrar com ele para o conhecer, e, contudo, adoraria conhecê-lo. Ele é um grande e Portugal não lhe deu ainda o devido reconhecimento. Devia ter ganho o Nobel há já algum tempo. Mas não aconteceu.» Poor professor Steiner, nas palavras de Harold Bloom, há para aí uns dez anos, em Lisboa, quando lhe perguntei o que pensava do autor de Errata e de Real Presences. Há, de facto, momentos de ouro em Steiner como quando ele fala de Schönberg, de Paul Celan ou dos cafés da Europa. Este citado momento aportuguesado, porém, dá alguma razão retroactiva a Bloom. Poor professor Steiner.

7 comentários:

joshua disse...

Steiner é gigantesco. Nada, nem as fases dele, apagará isso. Lobo Antunes limita-se a ser controverso. Odioso para ti, vai publicando. Na literatura, porém, como bem sabes, está tudo em aberto. Os alemães amam-no. Outros também.

Anónimo disse...

O Bloom, em compensação, tem o momento Saramago...
Poor Bloom - que eu gosto tanto de ler, Saramago à parte.
Sou alérgico aos dois escritores e leio com gosto Bloom e algum Steiner.

Anónimo disse...

voce é tão ridiculamente ressabiado. E depois compara-se a coisas que nada têm a ver consigo. Nada.

João Gonçalves disse...

E você é tão cobardemente anónimo que precisa do anonimato para se armar em parvo. É porque é mesmo parvo. Ou acha que o termo "comparar" tem algum cabimento aqui?

MINA disse...

Steiner não terá lido certamente LA em português; beneficiou possivelmente de uma tradução favorável, mas mesmo assim não chega. Pode não se gostar da escrita de Saramago, ou das suas ideias, mas LA fica a milhas de distância. Que Steiner tenha proferido tal afirmação é de facto um espanto, mas todos os "scholars" têm os seus momentos de fraqueza ou de distracção.

Anónimo disse...

Acontece que o próprio Bloom disse a mesma coisa a última vez que cá esteve. Os dois deviam ter ganho o Nobel, Lobo Antunes e Saramago. Os jornais-lembro-me do público- documentam-no. Poor professor Bloom?

António Pinho Alves

Anónimo disse...

Respeitinho, Dr. João Gonçalves. Respeitinho. Nada de desvarios. Cada um no seu lugar.