5.3.11

O FIM DAS "SOLUÇÕES"

Uma ideia a seguir, a de Bagão Félix. Num regime em que a palavra dada conta pouco, o PC tem, de facto, a fama e o proveito de cumprir o que acorda. Desde o VI governo provisório que o PC está fora do famoso "arco governativo" que nos trouxe até aqui. Por outro lado, não tem mais "sóis" a que obedecer. Nada obsta a que possa indicar alguns nomes de gente decente, dedicada e patriota para um executivo que suceda ao actual. «É preciso encontrar novas formas. Não me repugnava que, num governo deste tipo, o PCP tivesse uma pasta social ou do trabalho. Jerónimo de Sousa é um homem sincero, um homem autêntico, um político sério. A certa altura sinto-me asfixiado pelas soluções equacionáveis. Precisamos de abrir o horizonte teórico das soluções. Sendo absolutamente não comunista, respeito o actual PCP e não o ponho no gueto.» Também não. O PS, quando sair, merece um luto austero na oposição para se purgar devidamente desta "fase albanesa" em que tantos são cúmplices complacentes. Não deve ser "recuperado" através de "brancos" blocos centrais de negócios - reais, políticos e comunicacionais - como sugere Pacheco Pereira no Público.

Adenda: A avaliar pela generalidade dos comentários, estão todos muito contentes com o regime e com o "arco da governação". É como escreve um leitor. «De facto o PCP está a anos luz da rapaziada da ganza do BE e tudo o que assina cumpre. O próprio Rui Rio e a coligação PSD-CDS, na cidade do Porto, teve uma coligação informal com o PCP num dos seus mandatos e tudo funcionou como deve ser. Comprometendo os comunistas e os sindicalistas com as soluções governativas é uma das soluções mais credíveis. Não é com homens providência, socretinos, carrapatosos, medinascarreiras ou bimbos das universidades. É com a vida e as pessoas reais que temos de contar!» Aliás, Jerónimo de Sousa já "sossegou" o regime (e porventura as hostes dele) com a garantia que não há "nacos de poder" que o tentem. Continuem, então, todos a chafurdar no mesmo do mesmo (o onanismo, em frígidos, dá algum resultado) e que nos faça a todos o excelente proveito que tem vindo a fazer.

14 comentários:

floribundus disse...

não se deve governar contra os que trabalham, como faz sócrates.
o pm recebe apoio dos que beneficiam do trabalho dos outros.

o sapatilhas anda cada dia mais intelecualmente indigente

S.C. disse...

E vai sendo tempo de se deixarem de complexos disto ou daquilo e pensarem a sério em encontrar aliados fora das negociatas partidárias do costume.

Anónimo disse...

Sim,p PC tem essa fama...semeada pelos próprios!
Aliás,em propaganda e desinformação,só o partido do Sócrates os bate,usando as mesmas técnicas.
Curioso que um partido que era um apêndice do império soviético,que tem como último fito instaurar a ditadura do proletariado,surja agora como alternativa.
É a extrema-unção ao regime.
E os políticos apodarem-se uns aos outros de honestos é um exercício ridículo nesta fase em que o paciente já conhece o tumor que o consome.

Cáustico disse...

O PC tem uma ideologia muito própria, que vai camuflando com referências constantes à democracia. O que eles pretendem só pode ser conguido em ditadura. Um ou dois ministros em pastas chave num governo de verdadeiros democratas, não chefiados por um alucinado, talvez não fosse mau.
Mas julgo que seria impossível.

Direitinho disse...

Admitir que os filhos de Estaline possam integrar governos democráticos justifica cuidado psiquiátrico...

Mani Pulite disse...

O QUE É PRECISO MESMO SÃO ELEIÇÕES ATÉ AO FINAL DESTE ANO.DEPOIS SE VERÁ...

Hermitage disse...

ESTÁ MESMO TUDO DOIDO.

Só pode ser...

joshua disse...

Bagão está absolutamente correcto. Só não vê quem não quer.

MINA disse...

Percebo a ideia de Bagão Félix, que visaria associar o PC a uma governação "democrata-cristã" ou por aí perto. É claro que o PC nunca aceitaria, a menos que conseguisse influenciar a seu favor as políticas do Executivo.

De contrário, ficaria o PC com o ónus das políticas impopulares que B.F.certamente deseja, muitas das quais porventura inevitáveis.

Um exercício geometricamente mais difícil do que a quadratura do círculo.

Assim, não consigo vislumbrar sinceridade nas afirmações produzidas por Bagão Félix.

Arrebenta disse...

Essa é a solução Braganza Mothers, de há muito tempo para cá. Finalmente o Bagão aderiu. Ele há dias :-)

Anónimo disse...

já tinha escrito aqui que, para correr com o dito cujo, como "alternativa" (palavra mais sonsa) até o Jerónimo servia. Honesto, apesar da idiossincrasia já morta.

O Bagão anda a ler os meus comentários... Será que ainda me convidam para comentadeiro? Se for por bom dinheiro, eu aceito.

PC

josé carvalho disse...

Se me é permitido um pequeno comentário ao comentário do leitor referido na adenda :
Os medinascarreiras estão nos antípodas dos socretinos, pelo que de permeio deveria o caro leitor ter equacionado, no mínimo, os cavacos, os sampaios e já agora os soares (sim sim, porque não estes últimos que até há pouco tempo elogiavam Sócrates…).

Isabel disse...

Bagão Félix é um dos dois ou três políticos que ainda admiro.É um homem honesto, afável, cultíssimo e carregado de razão. É hoje, em Portugal, mais fácil confiar num político comunista do que num socialista.O PS, que, há décadas, ajudei a combater a unicidade sindical, tem sido, afinal, a praga deste país, sempre de mal a pior até ao total despudor destes caixeiros viajantes que diariamente nos cobrem de vergonha. Só lamento a fraqueza das alternativas que vão surgindo e , para cúmulo, que tenha aparecido agora Rui Rio a convidar a Sinistra Ministra para uns tais estudos, debates ou o que o valha! Terei sonhado esta informação ou o partido ao qual há muito confio o meu voto ensandeceu de vez? A mulher causou mais danos no nosso sistema de ensino do que alguém possa imaginar. O êxodo dos professores mais qualificados é obra sua. Gente que partiu com tristeza e penalizações monetárias monstruosas. Por uma questão de dignidade ferida. Apenas.

Anónimo disse...

Eu cá acho que ao PCP devia ser oferecida a pasta das Finanças. Isso sim.