3.10.10

UM GROSSEIRO PRODUTO DO PS

«Fora a gente sem nome que fez do PS um modo de vida, não há ninguém na política ou no jornalismo que se atreva a justificar o primeiro-ministro, José Sócrates. Não me lembro - excepto em ditadura - de nenhum homem público tão profundamente execrado. O desprezo e a hostilidade variam de tom e pretexto, mas Sócrates conseguiu unir Portugal inteiro contra ele. E não só por causa do PECIII, que infalivelmente nos levará à miséria (embora isso também conte). O que o cidadão comum detesta é a pessoa: a pessoa que ele exibe no Parlamento e no país. E que, se ainda não recebeu ordem de despejo, é porque o PSD e o dr. Cavaco não querem agravar a crise com um vácuo de poder na cena doméstica. Nesta extravagante situação, é curioso relembrar como apareceu (e cresceu) a criatura que nos levou à ruína. Sócrates veio da província com a ambição de fazer carreira. Como educação formal, não foi além de um vaguíssimo diploma de engenheiro, extraído à complacência de uma universidade privada. E, como profissional, não se lhe conhece um currículo respeitável. E, no entanto, "subiu". "Subiu" sob a protecção de António Guterres, que fez dele deputado, secretário de Estado e, depois, ministro (do Ambiente). Não se percebe o que Guterres viu na criatura. Obediência? Dedicação ao trabalho? Algum jeito para a intriga partidária? Não se sabe. O certo é que Sócrates com certeza o serviu fielmente. E, quando Guterres um belo dia se escapou, Sócrates, que não valia nada, emergiu de repente como um candidato plausível a secretário-geral do PS. Porquê? Por causa da RTP, que o resolveu escolher para um debate semanal com Pedro Santana Lopes. Sócrates "passa" bem na televisão (como é obrigatório num político moderno) e essa presença constante em casa de cada um acabou por o tornar numa espécie de encarnação do PS. O resto correu segundo as normas. Durante a campanha contra Manuel Alegre e João Soares, peritos de publicidade arranjaram maneira de ele não se comprometer com coisa nenhuma (uma técnica também obrigatória) e de mentir no caso de um aperto (sobre impostos, claro). Sócrates ganhou; e ganhou, a seguir, a maioria absoluta. Na noite da vitória não agradeceu ao país, com que nunca no fundo se importou. Agradeceu ao PS, a que devia tudo. E, assim, Portugal recebeu do céu (na verdade, do Largo do Rato) um primeiro-ministro, obscuro e vácuo, que não lhe merecia, em princípio, a menor confiança. Mas, tendo votado nesse grosseiro produto do PS, agora não se deve queixar.»
Vasco Pulido Valente, Público

24 comentários:

Anónimo disse...

Retrato falado e fenomenal de VPV do homúnculo em questão.
Não há dúvida que o CV deste personagem, é tão reles e claro, que ainda hoje estou para perceber como foi possível o país cair no logro de o alcandorar à chefia do governo.
Trapaceiro de créditos firmados, aldrabão de feira, todos os epítetos são demasiado frágeis, para definir este político saído da estrumeira mais abjecta, que a política deu à luz.
Enquanto não for corrido, seremos todos cúmplices da derrocada inevitável do país para o pântano.

Cps
Scaramouche

Anónimo disse...

Falta perceber como é que «a criatura» obteve 98% dos votos em eleições internas do partido.
Mas percebe-se claramente como, do escrutínio interno, se obteve «um produto grosseiro» e de como «um produto grosseiro», à luz do sistema de nomeações, passa por inerência e automáticamente a Primeiro-Ministro de Portugal.
Do que há-de deduzir-se que este sistema constitucional de nomeação dos PM's é um aborto do tamanho do actual titular.

floribundus disse...

o pm é pior que as 7 pragas todas juntas

segundo um Evangelista
«onde quer que esteja a carcaça,
os abutres sempre a encontram»

joshua disse...

Não há nada pior que o calafrio de uma tirania maneirenta, desumana, incapaz, apesar de passar bem na televisão, cloaca moderna de instintos básicos e superficiais.

Anónimo disse...

Explicado aos meninos do PS (se o desejarem saber de facto) e ao país LORPA do voto-por-instinto-e-paleio-routo - sintética mas fielmente o trajecto de pinto-de-sousa. VPV devia ser de leitura obrigatória, mas também ele é um "preso" no Público; por delito de opinião, nesta progressiva república-centenária. Bem hajam, democratas!

Ass.: Besta Imunda

Anónimo disse...

Desculpe a insistência, mas o Dr. João Gonçalves não votou no homem? Não sabia do currículo ou da falta de currículo da criatura? Não sabia que se tratava de um reles carreirista? Viu nele algum esboço de pensamento ou carácter? O que é que viu neste "grosseiro produto do PS" para o ajudar a eleger como primeiro-ministro absoluto?

Então agora, como diz Pulido Valente, não se deve queixar...

Isabel Lucena

João Gonçalves disse...

Isabel... não pergunte uma vez. Pergunte cem para se entretar em vez de estar a costurar meias.

hajapachorra disse...

Mas por que razão? E porque? Porquê? Não querem mesmo saber, pois não? Casa Pia, Casa Pia, Csa Pia, o gajo prendeu o PS aventalício pelos tomates, literalmente.

Mani Pulite disse...

UMA ASSOCIAÇÃO DE MALFEITORES SÓ PODE TER UM GANGSTER COMO CHEFE DA MESMA MANEIRA QUE UM GANGSTER SÓ PODE DIRIGIR UMA ASSOCIAÇÃO DE MALFEITORES.DEPOIS,DESDE 1995,SEM DARMOS POR ISSO TINHA CHEGADO A IV REPÚBLICA-A VERSÃO MODERNAÇA DA I- E A CAMORRIZAÇÃO DE PORTUGAL JÁ ESTAVA EM MARCHA ACELERADA.O CALDO DE CULTURA IDEAL PARA A GANGRENA POLÍTICA CHAMADA SÓCRETINISMO SE DESENVOLVER DESCONTROLADAMENTE.O RESULTADO ESTÁ AGORA À VISTA DE TODOS E NÃO SÓ DA PEQUENA MINORIA QUE LÚCIDAMENTE PREVIU O QUE IRIA ACONTECER.

Alexandre Carvalho da Silveira disse...

Tem razão VPV, agora não se queixem. Mas verdadeiramente preocupante, é que depois de anunciar o mais violento ataque ao já reles nivel de vida dos portugueses, ainda hajam 33% que estão dispostos a votar nele.
Não há duvidas que somos um povo de cavalgaduras.

Anónimo disse...

Como sou mulher preciso de me entreter em vez de estar a costurar meias. Isto é que é um senhor: digno, elegante, bem educado, cavalheiro, honrado e gentil.

Anónimo disse...

De qualquer forma, a ausência de resposta fala bem alto. VPV diz que quem elegeu Sócrates não se deve agora queixar. E o senhor -ó, sim, um senhor!- Gonçalves votou em Sócrates. É só.

Anónimo disse...

De qualquer forma, e apesar de não ter paciência para gente sem educação, constato que o sr. Gonçalves, como eu já antes disse, padece (de forma extremada) de um espírito doentio que encontro em vários homossexuais: aversão a crianças e a mulheres, machismo, obcessão egótica, contradição permanente, aversão ao casamento e às relações heterossexuais, inveja, má língua e mesquinhez, visão megalómana de si mesmo (mesmo quando a realidade é apenas uma triste mediocridade, como é o caso).

Ah, mas então agora vou costurar meias. Esse é um bom argumento! Mulher?: vai é tratar das meias!. Filho do Herberto Helder ou do Constâncio? Vai para casa do paizinho! É todo um fino fio argumentativo... Chega ao ponto de salientar características físicas dos seus visados. Como se não houvesse no mundo espelhos:)

Isabel Lucena

FranciscoB disse...

Certo...

Onde estava toda esta gente qd era necessário defender PSL contra este ilusionista?

E o Cavaco da boa moeda é o principal responsável...

Alves Pimenta disse...

Mas quem é que disse a essa gaja que V., caro João, alguma vez votou no Sócrates? Onde é que ela leu algo que sugerisse ser V. capaz de tal ignomínia?
A propósito, e como creio já lhe ter dito uma vez, surpreende-me que consinta que o insultem na sua própria "casa". Democrata, sim, mas não tanto... Abraço!

Unknown disse...

VPV só se "esqueceu" de um "pormaior" - este reles alrabãozeco,ignaro e bronco,é, infelizmente, directamente proporcional ao povo que nós somos.
O esclarecido, bem informado e éticamente exigente eleitorado cá da paróquia não só elegeu como reelegeu este patético vigarista - e quadrilha respectiva...

joshua disse...

Esta "Isabel" perguntadeira deve ser douda. Quem é que aqui alguma vez votou nessa merda!!

O País, nas mãos de Sócrates, não passa de mero instrumento, arma de arremesso. Grunhamente, o que está em primeiro lugar não é a sorte dos portugueses, mas a manutenção do Poder. E isso é maligno, indecoroso, criminoso.

É preciso impugnar isto urgentemente. Vejam se têm colhões para tão pouco!

João Gonçalves disse...

A Madame Lucena - que deve ter fartos pelos no peito . quer que eu diga o que está, aliás, em video: que votei no PS em 2005. Também VPV votou, basta ler uma entrevista que concedeu ao Independente na altura ainda vivo. Foi até mais longe. Recomendou JS para "correr" com PSL e o voto em Cavaco, mais tarde, em 2006. Já pode voltar à costura que é disso que é feito o seu abjecto comentário. Terá cara para levar uns tabefes. E não torna a comentar aqui.

Anónimo disse...

«E que, se ainda não recebeu ordem de despejo, é porque o PSD e o dr. Cavaco não querem agravar a crise com um vácuo de poder na cena doméstica.»

Discordo. Foi apenas porque o PSD e o dr. Cavaco (feito da mesma massa) são demasiado cobardes e calculistas.

joshua disse...

Enfim, João, a madame Isabel, um gorila geek com voz grossa e dois ou três computadores à frente dos cornos, está a descoberto: é do SIS abrantino-governamental. Colecciona recortes de jornais e uma perspectiva holística sobre a amálgama pública nacional putativa e potencialmente embaraçosa do Governo para um controlo ganadeiro maior da populaça ignara.

O gado nacional é incorrigível e fácil de controlar pelas pinças da Mentira. Pobre País entregue a tais vermes literais e figurativos!

Anónimo disse...

Já acordaram todos? Aplaudido pelos crentes depois vilipendiado e rejeitado.
Os crentes são aqueles que não sabem as contas do país onde vivem e nem querem saber.
Estarão sempre prontos a acreditar em novos Sócrates e Teixeira dos Santos porque não estão interessados em terem armas para descobrir vigaristas.



lucklucky

Anónimo disse...

Perfeito o artigo de VPV, patético o teor de alguns comentários e lamentável o dono do blog deixar-se envolver em peixeiradas.
Quanto ao voto no Pinócrates, quanta gente não enganou o gajo? (e, pelos vistos, continua a enganar)

João Gonçalves disse...

Posso sempre fechar os comentários.

Anónimo disse...

Não faça isso porque a patetice de alguns comentários sempre nos vão divertindo se bem que, por vezes, nos chateiem.