10.2.06

A DIVINA NATUREZA DAS COISAS


Um amigo meu informou-me que anda a ler as Memórias de Adriano, de Marguerite Yourcenar. Eu, de vez em quando, releio. Agora apenas "partes", como convém à minha natureza e idade. E há "partes" que vão ficando e moendo, no bom sentido. Lembro apenas algumas (da edição "poche", da Folio).

Il me déplaît qu'une créature croie pouvoir escompter mon désir, le prévoir, mécaniquement s'adapter à ce qu'elle suppose mon choix. Ce reflet imbécile et déformé de moi-même que m'offre à ces moments une cervelle humaine me ferait préférer à ces moments les tristes effets de l'ascétisme.

Notre grande erreur est d'essayer d'obtenir de chacun en particulier les vertus qu'il n'a pas, et de négliger de cultiver celles qu'il possède.

Peu d'hommes se réalisent avant de mourir.

Je vois une objection à tout effort pour améliorer la condition humaine : c'est que les hommes en sont peut-être indignes. Quand on aura allégé le plus possible les servitudes inutiles, évité les malheurs non nécessaires, il restera toujours, pour tenir en haleine les vertus héroïques de l'homme, la longue série des maux véritables, la mort, la vieillesse, les maladies non guérissables, l'amour non partagé, l'amitié rejetée ou trahie, la médiocrité d'une vie moins vaste que nos projets et plus ternes que nos songes : tous les malheurs causés par la divine nature des choses.

4 comentários:

Anónimo disse...

Sempre li a tradução portuguesa e não me sinto diminuido por isso.
Essa sua arrogância cultural em lire en français para além de ser cabotina, torna-o similar a Louçã.
Já se tinha apercebido disso?

Anónimo disse...

" Se "perdesses" mais tempo a ler, talvez "ganhasses" mais do que andar pelas "caves" e ruelas sombrias de Cascais que é apenas bonita de dia. É preferível "descer aos infernos" dentro de um livro. Não é disso, e apenas disso, que a boa literatura trata? "


jony és um bocado parvinho, aprende a fechar o livro e a viver um bocadinho... tb sabe bem uma rima, de vez em quando! ;) jony

abre os ouvidos e fecha os olhus... litratura, litratura é viver... se é que algum dia leste um livro!

Espero que amanha toda essa sabedoria te dê alguma humildade...

Macro disse...

Ora aqui está uma eficiente descrição da condição humana. Quase tão boa como a feita por Shakespeare, quase... Mas é sp bom ler alguém para nos recordar dos nossos defeitos, erros e omissões, assim evitamos ter de pedir desculpa tta vez e errar outras tantas, não raro rastejando como reptéis no deserto. Aí morreríamos todos, salvo se conseguíssemos beber areia, o que duvido.
Obrigado pela oportunidade em ler a guida das memórias de Adriano

Anónimo disse...

O "anónimo" que anda, pelos vistos intelectualmente, por "caves", tem nome. Assina Nuno Leitão porque já dei por ele noutro sítio e com a mesma prosa. Por isso lhe respondo. Nuno, meu caro, pelo facto de eu gostar de ler - seja em português ou noutra língua que domine porque tive a felicidade de as aprender e de gostar de as dominar, não tem nada a ver com "arrogância" - não quer dizer que não goste da vida. Posso não gostar dela como ela é, e, nesse sentido, "sobreviver". Mas podes crer que se calhar a tenho aproveitado bem melhor do que tu.