26.2.06

O ESTÁDIO NATURAL

Para quem, como eu, reside nas imediações do estádio do Benfica, este é mais um domingo infernal. Juntam-se duas boçalidades, os "super-dragões" com os congéneres benfiquistas, uns "neos" qualquer coisa ou "diabos vermelhos". O centro comercial mais perto do estádio, o Colombo, é literalmente invadido por batalhões familiares de cachecóis azuis e vermelhos com uns chapéus rídiculos estilo "joker", uma imitação do diabo, fosse ele imitável. O que ultimamente me tem chamado mais a atenção nestas movimentações futebolísticas é a presença, em número cada vez maior, de mulheres. Antigamente as esposas ficavam nos carros a tricotar e em amenas cavaqueiras com as outras esposas enquanto os cabeças de casal uivavam nas bancadas. Agora parece-me que são as próprias que reclamam o mesmo estatuto de fervorosas adeptas e, seja qual for a idade, lá as vemos arrastando-se para os estádios com o mesmo ar idiota dos companheiros e paramentadas como lhes compete. Em toda a minha vida devo ter assistido a não mais de três ou quatro jogos de futebol. Não "sofro" particularmente por nenhum clube e, quando muito, posso inclinar-me, por mera proximidade histórico-geográfica, para o Benfica, desde que tudo decorra a uma distância conveniente para os meus passos. É que o futebol tropeça vezes de mais na minha vida para que não deixe de me incomodar. Dito isto, e apesar de tudo, espero que o sr. Pinto da Costa regresse ao Porto irritado o que é, aliás, o seu "estádio" natural.

3 comentários:

Anónimo disse...

Estive a trabalhar em Lisboa em dia de Benfica-Liverpool. A caminho do Oriente, algures nas imediações do Estádio da Luz, muitas horas antes do jogo, era ver camionetas e cahecóis arrumados pelas bermas, gente eufórica(ainda) sem motivo e barulho,muito barulho.Apeteceu-me ainda mais voltar a correr para a pacatez de onde parti, noite ainda.Como consegue viver aí?E que ganhe o melhor.

Anónimo disse...

Irritado? Estádio natural? Dá para perceber que o barulho infernal tolda-lhe as meninges.

Anónimo disse...

... são das ditas manifestações colectivas que abumino.
... porem elas existem, exitiram e , vão continuar a existir. São fenómenos colectivos estudados há muito como sabe
... só não entendo é porque não concorda, que possam ser tambem mulheres a manifestarem-se, neste tipo de evento?
... não o tenho como “machista”
... ou isto é só para o BLOG?
... hum....

... já viu a IOLANTA? Gostei imenso, independenyemente de parecer que estava na Rússia e, cujo final é realmente “divino”, com todos os interveninentes a cantar + coro + orquestra, a pontos de se sentir que o S.Carlos não tinha capacidade para toda aquela sonoridade.

“a tal anónima”