13.2.06

HOLZWEGE


Há pequenos sinais reveladores. Este fim de semana, estava eu encostado ao balcão do café da FNAC, olhando para lado nenhum, quando me fixei numa boa meia dúzia de televisões, tipo plasma, a funcionar adiante. Nelas tocava uma orquestra sinfónica - parecia um documentário sobre um ensaio- e, de repente, reparei no maestro. Era Valery Gergiev, seguramente um dos bons da actualidade , presentemente à frente da Orquestra Filarmónica de Roterdão. Naquele instante realizei como a minha vida mudou estupidamente em dois ou três anos. Partiu numa direcção inesperada, diria Marguerite Duras. Errada, acrescentaria eu. Conheci Gergiev na Ópera de Zurique, numa estreia de Benvenuto Cellini, de Berlioz, dirigida por John Eliot Gardiner. Fui ali tratar de pormenores relacionados com uma co-produção do Teatro Nacional de São Carlos com o Teatro Mariinski de S. Petersburgo, onde, salvo erro, Gergiev era director artístico. Agora Gergiev reapareceu-me num plasma, em Lisboa, lá onde ele nunca deixou de estar: no meio da música, à frente de uns solistas e de uma orquestra. Ao ver isso e acabando de beber o café, percebi que me tinha perdido no caminho.

3 comentários:

Anónimo disse...

"estava eu encostado ao balcão do café da FNAC, olhando para lado nenhum"

Como é possível?
Há tanta coisa ali à volta ...
e, coincidência, tambem por ali me passeio, assim como pelo São Carlos ... mas, como o não conheço ...

... pois, se calhar foi por motivos idênticos que ...

"Ao ver isso e acabando de beber o café, percebi que me tinha perdido no caminho"
... há por aí uma questão de fundo a ser resolvida e, com "urgência"

João Gonçalves disse...

É para isso que servem determinadas especialidades médicas. Lá iremos.

Anónimo disse...

... pois
Mas como inteligente que é penso que a "dita" questão de fundo a ser resolvida e, com "urgência" não carece da especialidade médica nenhuma
... talvez aceitando o problema
... depois há as opções a serem feitas na vida, quer se queiram quer não, para que possamos seguir o caminho que nos é devido
... realmente seguiria por aqui fora mas por email será melhor
... até lá