30.5.11

O CHAPÉU


Sócrates usa os imigrantes, os futebolistas e o mais que estiver por perto. Portas, o mais recém elogiado pelo primeiro, tenta "fintar" a esquerda pela direita (ou a direita pela esquerda, tanto faz) com o seu caritativismo criativo e o seu acrisolado desvelo pelos animais de pasto. Para ele, não há esquerdas nem direitas e o seu CDS é um pau disponível para toda a obra desde que alguém o aproveite. Depois de Sócrates, é o maior demagogo desta campanha alegre e enganadora uma vez que, do programa a aplicar imediatamente, ninguém fala. Ou fala, como o PC e o Bloco, de maneira irresponsável mas previsível. Lamento que Portas se tenha deixado deslumbrar tanto pelas sondagens como pela caça primitiva ao voto. Não só não concorre para o lugar de Sócrates como, às vezes, parece "concorrer" para que nenhum outro o substitua. Talvez, depois das eleições, consiga aliviar-se deste arzinho de boneco brincalhão de banda desenhada e possa estar à altura daquilo a que for eventualmente chamado. Era bom, então, que o país o pudesse levar a sério. Esta semana, porém, ainda é apenas um chapéu para um voto inútil.

Adenda: Portas mandou uns quantos moços de recados dizer mal de Marcelo. Marcelo, à semelhança dos "quadratura", é um "número" televisivo gasto. Mas fica mal a Portas vir agora sugerir que ele se cale, enquanto comentador, tanto mais quando estava num governo que o silenciou, "em coligação", não tendo sido então averbada a oposição de Portas. Marcelo é apenas mais um tagarela que, todavia e ao contrário da maior parte dos outros e das outras, alguns "feitos" com Portas, está constantemente a dizer "por quem é". Dessa dissimulação ninguém o pode acusar.

9 comentários:

Anónimo disse...

..."acrisolado" está muito bem! o sorriso branco-esmalte-ultravioleta de Portas, e a aparente diversão que ele consegue extraír deste calvário - digno de ser retratado por Bosch - que é 'a campanha', dizem tudo acerca de potenciais eleitos, eleitores e eleições cá no burgo. As 'entrevistas íntimas' da soutoura-judite-da-TVI são também pérolas, sendo a de sócrates o áuge da desvorgonha mais desbragada: aparições não combinadas com Nabeiro, exploração do povo-futeboleiro e basbaque com o sincero depoimento de Fábio Coentrão - tudo muito espontâneo; e sobretudo a naturalidade e candura de sócrates-ele-mesmo quando se compara a George Harrison e ao sofrimento que este passava com a intromissão dos media na sua 'vida pessoal'. E a frase técnica "here we go", expelida com infinita finura pelo líder, aquando do arranque do carro de sua-excelência, logo pela fresquinha da manhã. Ok.

Ass.: Besta Imunda

a.marques disse...

Chapéus tem muitos, e são a trouxa visível dos disfarces de Portas, que nas apalhaçadas trocas lhe descobrem a careca. Se é assim na montra o que será nos baús do armazém?

Mário Abrantes disse...

Sem dúvida, Portas anda tonto com as sondagens, como um taxista andaria se lhe pusessem nas mãos um Ferrari.

Talvez deva Portas pensar que a vida é traiçoeira. Noutros tempos as urnas desdisseram o que lhe destinavam as sondagens. Queira o destino que tal não volte agora a acontecer, desta vez em negativo.

eirinhas disse...

Já estva a ter saudades de o socrates se ir embora e não deixar um clone para nos divertir.

Joana Patrão disse...

Que eu saiba, em anos anteriores Portas não acreditou muito nas sondagens. Pode ser que este ano lhe saia o tiro pela culatra! E aqui está realmente visto que está "mortinho" para subir ao poleiro!!!
E demagogo é sem dúvida e são todos os direita...
não é que afinal já veio um "gajo" qualquer europeu dizer que Portugal terá que reestrutura a dívida mais tarde!!!
E depois o BE e o PCP é que são demagogos e irresponsáveis!!!!
E os outros é que são honestos e verdadeiros!!!!
Poupem-nos!!!
Já não estamos na ditadura!!!!

Joana Patrão disse...

Quero vê-lo no ministério da agricultura!!! Senão for esta mais uma jogada para pescar os distraídos!!!

Aires Vilela disse...

Olhe, meu caro, entre o Portas - que ora garante também ser "de esquerda"... - e o pateta do Marcelo, venha o diabo e escolha. Quero que eles se f**** os dois.

Laranjinha amarga disse...

Como aqui é o Portugal dos pequeninos, aqui fica uma interrogação pequenina, à medida: se dantes tanto censuravam ao Portas o ar sério e arrumadinho, a pose de "Estado", o fatinho de risca com colete e o sapatinho de fivela, como podem os mesmos vir agora criticá-lo pelo ar descontraído, o chapéu divertido e a postura solta e borbulhante? O homem mete assim tanto medo? É que não vale a pena ter medo da força do seu CDS/PP, porque, por muita razão que no íntimo lhe reconheçam, o voto útil nas urnas traça-lhe o destino (triste)de partido pequenito, muleta do sempre necessitado PSD, o tal "grande" partdo que tem os votos porque sim. Triste fado, o de Portas, e o nosso, que andamos a reboque de tais cenas.

Anónimo disse...

Se fechassem os partidos hoje , e os abrissem amanha com outro simbolo e sigla, e as comunicações do lider, fossem de mascara branca e voz distorcida, se se parasse para ouvir em vez de tomar os partidos como clubes de footbol, (o meu scp ta sempre em baixo coitado) de certeza que o CDS ganhava.
ac.