23.8.06

ASSIM SE VÊ A FORÇA DO PC


Carlos Sousa, o presidente da Câmara de Setúbal, disse-se "surpreendido" com a decisão do seu partido em o afastar do cargo. A "concelhia" do PC local não dedicou uma linha ao seu ex-autarca e convocou as "energias" dos novos escolhidos. Independentemente dos inquéritos que abrangem o mandato de Sousa, uma coisa é certa. O PC continua a funcionar como uma máquina clandestina, enquistada, soturna e, sobretudo, anti-democrática. Um anódino "colectivo" decide por todos ou por um. Não interessa nada ao partido que as populações ignorem os nomes que se seguem aos cabeças-de-lista e que votem, não tanto pela cor partidária, mas por causa da primeira criatura. É assim em todo o lado e não será seguramente diferente em "território" comunista. Sousa tinha "provado" como autarca no distrito e, por isso mesmo, o partido foi buscá-lo para "devolver" a capital ao PC. Imagino, como o Paulo Gorjão, munícipe sadino, que muito boa gente votou em Sousa por causa de Sousa, e não pelo PC. Se Sousa cometeu irregularidades, é só mais um e os tribunais que decidam. Politicamente o PC sai disto fragilizado e, se ocorrerem eleições intercalares, previsivelmente perderá. Não me parece que Carlos Sousa esteja "à venda" como "independente" para outras listas. Mas se isso acontecer, também não me admirava. Assim se vê a força - decadente - do PC.

7 comentários:

Anónimo disse...

Carlos Sousa, da Câmara, desculpe.

Anónimo disse...

E porque é que o autarca do urbanismo também foi substituído?

E porque é que foi necessário "renovar" uma equipa que o ano passado era excelente?

E porque é que foi conhecido o relatório do IGAT antes de estar concluído?

E porque é que esta história parece tão mal contada?

Anónimo disse...

E porque é que só se ataca o PC quando os partidos do centrão olham para o lado e assobiam quando se trata de autarcas corruptos? Será a corrupção uma exclusividade da direita?

jpt disse...

Nessa longínqua confusão só espero que as pessoas (até bloguistas) que não há muito tempo se insurgiram contra a hipótese de eleições legislativas aquando da saída de Durão Barroso e ascensão de Santana Lopes não venham agora pedir eleições ...

Eu acredito muito na "imaginação" (como V. e PG não me custa imaginar que em Setubal, sítio que mal conheço e há anos não frequento, se tenha votado em fulano e sicrano). Mas isso vale rigorosamente nada em termos de sistema político (e falar de como deve funcionar o sistema político baseado na imaginação, francamente... já agora, a imaginação é volúvel, hoje assim, amanhã assado). vota-se em partidos, se os eleitores votam toscamente nas caras ou retóricas dos candidatos é mero problema dos eleitores. o resto é demagogia. ou oportunismo
obrigado pela hipótese de desabafo

Anónimo disse...

Se a moda pega em outros cargos políticos...

Anónimo disse...

eu k ja votei PCP,fiquei bastante desapontada com o partido..completamente centralizado,com uma estrutura a uniao Soviética..descontextualizado desta forma o PC perde força e prestigio,lamentavel..apoio os renovadores..

Anónimo disse...

eu k ja votei PCP,fiquei bastante desapontada com o partido..completamente centralizado,com uma estrutura a uniao Soviética..descontextualizado desta forma o PC perde força e prestigio,lamentavel..apoio os renovadores..