24.8.06

FOGO QUE ARDE SEM SE VER


No regresso a casa, ouço que cerca de trezentos pastores do Parque Natural Peneda-Gerês estão "de tanga" e preocupados com o que hão-de dar de comer aos animais. Isto acontece porque, no já célebre dia 12 de Agosto - dia em que a RTP, ao fim de trinta e tal minutos de "notícias", se lembrou de um incêndio em Arcos de Valdevez e dedicou uns vagos dois minutos ao assunto - ardeu uma área substancial do referido Parque que o "serviço público de televisão" quase que "apagou" para, supôe-se, não tentar os pirómanos e poupar os espectadores à sevícia. Sucede que a realidade tem infinitamente mais força que o infeliz sr. Luís Marinho. E começa lentamente a emergir. Tal como a televisão que dirige, enquanto director de informação, "apagou" este incêndio, talvez esteja na hora de "apagar" o sr. Marinho da RTP.

2 comentários:

António P. disse...

Mas já reparou como os números de hectares ardidos evoluem com o tempo ? No caso da Peneda Gerês :
- nos dias do fogo : 9500 ha;
- um dia após ser apagado : 6500 ha;
- números "ofociais" apurados após medições no terreno e vioa GPS : 3500 ha.

Ou seja quase 3 vezes menos do que nos dias de brasa e histerismo jornalistíco.
Surprendeente

Anónimo disse...

É Parque NACIONAL da Peneda-Gerês e não Parque Natural da Peneda-Gerês... Já ninguém sabe que é o ÚNICO parque nacional do país. E é pena. Todas as televisões (a do tal serviço público incluída) cometeram este mesmo erro. Todas as rádios idem aspas.

Muito haveria a dizer sobre o incêndio: desde o ex-director do PNPG Calimero (passou o tempo a choramingar por falta de meios... mas nunca se demitiu porque senão lá se ia o empreguinho arranjado pelo amigo chiquinho de Arcos de Valdevez) que nada fez na área da prevenção, sobre os "ataques" cirurgicos ao fogo em tempo de prime time televisivo (fazer de conta que se apaga prás tv's mostrarem aos labregos dos portugueses a "excelência" dos nossos meios de combate aos fogos).

Ahhhhhhh... Parece que está prevista a construção de um campo de golfe na zona ardida. Aliás.. não consta. Vai mesmo ser construido. A bem da Nação.