11.3.09

A PALAVRA E O CHICOTE


Não é que isso importe muito - até podia ser apenas um - mas não posso deixar de agradecer aos mais de dois milhões de visitantes, leitores ou whatever que chegaram até este blogue. Aquilo que começou por ser uma inconsequente aventura, sem propósito nem destino, acabou por se tornar numa companhia constituída precisamente por esses milhares de desconhecidos (e alguns conhecidos e muitos que deixaram de me conhecer) que por aqui passam. Não escondo que, à medida que o tempo foi passando, este blogue se tornou mais felino e, por isso mesmo, mais solitário. Não caí - nem quero cair - nas boas graças dos tagarelas de serviço. É, também, contra eles que este blogue existe e persiste. Cito de memória Susan Sontag: words mean. Ou o narrador de The English Patient: words, they have a power. É o único, por muito pequeno e cruel (para mim, naturalmente) que seja, de que disponho. Truman Capote, esse sim, um escritor, num célebre prefácio escrevia que Deus ao dar-lhe o dom (a palavra) lhe entregava ao mesmo tempo o chicote, este destinado à auto-flagelação. Creiam, de facto, que isto dói. E muito. Bem hajam.

24 comentários:

mcorreia disse...

JG

Bem haja igualmente para si.
Que nunca lhe faltem as forças e a vontade, porque eu estarei cá, deste lado, fielmente como até hoje.

joshua disse...

Tens-me sido uma inspiração inesgotável, um mestrado de argúcia ulissiana, já desde há anos até aqui. Há em mim, bem o sabes, uma Amizade Enorme sempre expressa e incansável para contigo por todas as razões de Espírito subentendíveis.

Prossiga, pois, o látego da tua palavra como o único poder - o mais penetrante de todos! E não se canse o felino da sua errância com Norte ou dos seus trilhos secretos ao almíscar dos Factos em cio pela cópula do comentário predador.

Temos a festejar, juntos e leais, a passagem de muitos mais milhões de visitas, meu caro João.

Anónimo disse...

Escreva sempre que gostamos de o ler, mesmo quando discordamos.

Anónimo disse...

Apesar de nem sempre concordar consigo (sobretudo em opiniões de fé, que não passam disso mesmo), você é o único que me apetece ler todos os dias. E até mesmo naqueles dias você está particulamente "antipático" (como diz o outro), teimoso ou defende causas menos boas, é um grande prazêr lê-lo. Boa sorte, muita força e um abraço sincero.

Anónimo disse...

Que nunca os dedos lhe doam. Força.

jorge vicente disse...

a palavra dói. a palavra é uma arma, sempre. um mantra.

um grande abraço
jorge vicente

Vitor Esteves disse...

Apesar de discordar, quase sempre, sempre cá venho, e continuarei a vir se me permitir, porque acho que apesar do caminho escolhido não ser o mesmo creio que o destino o será.
Pensar pela própria cabeça é neste país uma doença rara, que a cura seja demorada. Obrigado.

josé ricardo disse...

eu sou um dos que não o conheço mas que passei a conhecer e, embora nem sempre de acordo, é uma das minhas leituras obrigatórias.
um abraço,

jose ricardo

Unknown disse...

Quem lhe agradece é este seu leitor diário - se bem que nem sempre concordante...
Agradece-lhe o espírito crítico, a visão distanciada , mas muitíssimo informada,o cepticismo inteligente - o espírito , em suma.
Um voto profundamente egoísta : que este blog se mantenha por muito,muito tempo.

Karocha disse...

Bem Haja João Gonçalves :-)

Luís Serpa disse...

Não estou contabilizado nos dois milhões porque o leio via um reader, mas tenho pena: é bom que se saiba que há pessoas que apreciam quem pensa.

Anónimo disse...

Haveria outras coisas (boas) a dizer.
Mas, se mais não fora, deve continuar em nome do equilíbrio que introduz na blogosfera.

José A. Vaz disse...

pois eu cá começo sempre a leitura diária da bloga por aqui. e não digo isto por ser o dono deste blog :)
shalom.

António Luís disse...

Continue, caro João!
Já me tem como fiel seguidor há vários anos.
Tal como já lhe disse algumas vezes, "Que nunca lhe doa a mão que lhe embala a escrita!"

Anónimo disse...

Continue, se quiser e puder. As dores fazem parte. É preciso espaço para as vozes que ousam pensar pela própria cabeça. Terá sempre quem o leia. Mesmo aqueles que o criticam mas acabam por confessar que vão dar uma espreitadela. É assim que os apanhamos! A ouvir os trechos de ópera...

L. Neves

Renato P M Ribeiro disse...

Obrigado

VANGUARDISTA disse...

Penso logo blogo!
Parabens João e obrigado por este espaço de pensamento e discussão.

Anónimo disse...

Bem haja a si, caro João; não nos conhecemos mas ouso a proximidade. Sou um frequentador assíduo deste blog e reconheço-lhe a qualidade, a virtude e a independência que tanta faltam fazem no resto da blogosfera. Que nunca lhe falte a voz!

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Parabéns pelo marco alcançado. Continue que eu por cá continuarei como leitor assíduo.

Anónimo disse...

Bem haja também para si, grande João no pequenino Portugal.
Como já disseram acima: cogito ergo blogo. Muitos parabéns.

Anónimo disse...

Olá Querido John!Cuns diabos,esse número é deveras grande (já ganhavas eleições!)!!!
Ora aí está:És Bom,logo,És LIDO!!!
E essa(e)s "f","f" e "f"...- burra(o)s/invejosa(o)s/feia(o)s - que aprendam alguma coisa com o que tu escreves/pensas/brilhas.É para isso que aqui estás e deves continuar a estar,mesmo sendo "antipático" como um qq filho-da-puta te chamou há dias!
Um grande abraço.Fá

Unknown disse...

Bem haja, Caro João.

Nuno Castelo-Branco disse...

Bem hajam, o TANAS! Venho aqui todos os dias, porque não há pachorra para ler jornais encomendados ou ao serviço de fulano e de sicrano. O Portugal dos Pequeninos (nós) é um serviço público. às vezes exagera, ehehehehe, mas se assim não fosse, perdia a piada toda.

Anónimo disse...

Parabéns pelo blogue que é sem dúvida um dos melhores e mais independentes da blogosfera. Espero que continue aqui por muitos anos.