10.6.07

AFIRMA SOARES


Li, de pé, a entrevista do dr. Mário Soares à Única do Expresso. Resume-se a duas coisas. A primeira, à sua inabalável fé no "progresso" e no "homem", sobretudo num "homem novo" qualquer que ele afirma estar a emergir na América do Norte. Enquanto esse "homem novo" não chega, Soares compraz-se com Chávez que, como toda a gente que o corteja, deixou o nosso ex-presidente em estado de profunda excitação demo-progressista. A devoção é tal que Soares até comentou com o génio venezuelano aquele deslize "pró-ombro de Bush" de Lula da Silva - outra eminência do progressismo internacional de cuja probidade Soares não duvida por um segundo - como pouco alinhado com os deveres anti-bushistas da rapaziada. A segunda nota, é interna. Soares ainda acredita em Sócrates, apesar da patifaria das presidenciais, e só acha que o pequeno deve "puxar" um bocadinho mais à esquerda, inspirando-se, por exemplo, em Zapatero de quem Soares diz maravilhas. Quanto às habilitações do primeiro-ministro, trata-se, para Soares, de uma urdidura da direita destinada a toldar o reconhecido sacrifício público do chefe. Em suma, Sócrates é fixe e o candidato Costa a Lisboa, também. O resto é a infeliz banalidade dos últimos anos, feita da nostalgia de um mundo perfeito que, manifestamente, só existe na sua viajada cabeça. Soares tem a vantagem, porém, de não andar armado em burocrata internacional como o seu sucessor Sampaio que adora passear a sua vacuidade, como cipaio superior da ONU, extraordinariamente convencido que tem alguma importância. Soares, ao menos, mesmo nos momentos mais irrealistas, sempre foi terrestre. Valha-lhe isso.

6 comentários:

escória-porco disse...

O dr Mário Soares sabe sempre o que faz, o que é melhor para si em cada momento. Vão-se os dedos, ficam os anéis. Houve a pulhice que o Sócrates lhe fez nas presidenciais? Ok, ainda resta a Fundação (que precisa do estado). O "jovem" não foi o candidato do PS à CML? Ok, ainda é deputado e quer continuar a sê-lo. Porque até o dr Soares (velho) sabe que com o nosso "engenheiro" não se brinca. Quem sair da linha oficial f...-se!
Há sempre uma "margarida" de serviço.

Mónica disse...

o que quer dizer "ciganização"?

Mónica disse...

pobre?

Mar Arável disse...

Não sei porquê mas vejo sempre o dr Soares a passear em cima de uma tartaruga gigante

lusitânea disse...

O HOMEM NÃO QUER MORRER ANTES DO FIM DO SEU REGIME.DE TRAFULHICE PEGADA.

Anónimo disse...

Muito grato ficaria a toda a gente que, durante a próxima década, não publicassem as fotos do Dr. Soares e da Guida da DREN, afim de que não as pudesse visualizar.
Obrigado.

excrente