5.8.09

AS CONTAS DA RUPTURA


Concorde-se ou não, Manuela Ferreira Leite (talvez pela primeira vez na carreira dela) fez política a sério no conselho nacional do seu partido. Para além disso, estava legitimada por uma vitória nas "europeias", um episódio que alguém disse que ela "estava obrigada" a ganhar. Agora produziu uma ruptura e ganhou. Ganhou rompendo. Andávamos há demasiado tempo prisioneiros do registo albanês e, talvez por isso, sejamos menos tolerantes com a presidente do PSD. A sua posição esteve longe da unanimidade "abrangente" que tem feito as delícias de Sócrates ou de Portas dentro das respectivas seitas. Ganha-se ou perde-se por um voto. Ela, num "universo" de cento e um eleitores (os conselheiros nacionais), obteve cinquenta e nove, contra trinta e sete e cinco abstenções. É preciso meter explicador?

17 comentários:

Anónimo disse...

Caro João,

Permita-me discordar das suas intervenções ao longo do dia.

Contrariamente àquilo que muitos disseram, o problema da noite de ontem não foram as exclusões, foram as inclusões.

Só quem, hoje, não comentou com amigos ou colegas de trabalho sem voto definido para as legislativas é que não percebeu o alcance e consequências eleitorais das MISERÁVEIS (sublinho) escolhas de MFL.

Enquanto dura a guerra não se contam os mortos mas no dia 27 de Setembro cá estaremos para reconhecer que as escolhas de MFL foram o início da derrota do PSD.

O raciocínio de muitos votantes indecisos a partir de hoje é: afinal, também não é dali que virá a "verdade" e seriedade...então, em tempos de crise, é melhor jogar pelo seguro.

Cumprimentos

AS

PS 1 - A ironia da história, espero, virá uma semana depois quando Santana Lopes (um dos mal tratados da noite de ontem) tiver um número de votos em Liboa superior a MFL, amigos, arguidos e Sra. que apoia António Costa.

PS 2 - A propósito, depois de eleita deputada pelo PSD, vamos ver a Dra. Maria José Nogueira Pinto a fazer campanha por António Costa, certo?

fado alexandrino. disse...

O senhor, no seu melhor.
Curto, incisivo, britânico.
Explicou tudo.

Nuno Castelo-Branco disse...

Agora sim, tornou-se na líder do PPD. Não seria possível trabalhar com "compromissos". Boa jogada, para ninguém duvidar.

Anónimo disse...

Lá estão aqueles que debitam lugares comuns e que choram lágrimas de crocodilo pelo desfecho da lista do PSD que excluiu - e bem - os dissidentes. Caso MFL ganhe as eleições com minoria, terá que ter um grupo coeso que não esteja a conspirar nos corredores de São Bento. As declarações de Silva Pereira são ridículas e hipócritas. O que é que Sócrates fez aos alegritas? Eliminou-os da lista dos candidatos a deputados à AR. Pelas mesmíssimas razões.

Analista disse...

De facto parece que o mundo PDS está em convulsão. Mas parecece-me que é uma convulsão interna que só interessa aos militantes, a quem ficou e a quem não ficou. Ao votante o que na verdade interessa é a capacidade dos escolhidos resolverem os problemas do país. É certo que a questão dos arguidos é preocupante pois colide com principios estruturantes mas mais preocupante é como esses militantes/críticos interiorizam e aceitam a derrota previamente.

Anónimo disse...

Com a verdade me queres enganar.

ferreira disse...

Em cento e um conselheiros nacionais, só quarenta e dois sabiam o que estavam a fazer?
Com um grupo de conselheiros desses, só posso dizer que, pelo método da moeda ao ar, os resultados teriam bem maior probabilidade de serem mais racionais...

Mani Pulite disse...

A política é feita de rupturas e sem rupturas não há política nem Líder.O PSD tem sido sempre o partido dos caldos de galinha e dos lideres cúmplices com o poder Socialista.O melhor exemplo disso foi o desastre Barroso sempre a lamber o traseiro do Sampaio.O resultado foi o que se viu e a primeira vitima o Santana.Ao ter a coragem de correr com o lixo Barrosista MFL mostrou que sabe fazer rupturas,fazer política e liderar os acontecimentos e a mudança.Quem não perceber isto no fundo não quer que haja uma mudança política profunda em Portugal e a queda do poder Socialista.

Mani Pulite disse...

A derrota do PSD das secções e das distritais é também a vitória dos simpatizantes e eleitores do PSD.A partir de agora MFL tem as mãos livres para atacar o poder socialista de forma clara sem ser permanentemente sabotada pela 5a.coluna Sócretina instalada dentro do PSD.

Anónimo disse...

MFL foi sempre uma líder "sectorial", de tarefa ou de tarefas. Está a aprnder a ser uma líder política, de visão global. E, felizmente, tem tido tempo!
Para aprender a sê-lo.

Está-se a sair muito bem.

Dará uma excelente Primeira-Ministra. Que ninguém duvide.

(PS: as diferenças de opinião são sempre bem-vindas; NUNCA as de princípios!!!)

Declaração: sou militante do ex-PS.
Votarei no PSD ou no BE, em nome da Democracia, no dia 27 de Setembro.
Ana

radical livre disse...

o pm inaugurou há meses com "pompa e circunstância" a farmácia dos hospital dos céguinhos (vulgo sta maria).
ficámos ontem a saber pela ordem dos farmacêuticos e administração do dito hospital que a citada farmácia abriu e ainda não está legalizada.

este o socialismo preocupa-se apenas com os telejornais

De nihilo nihil disse...

Penso que MFL elevou em demasia a sua legitimidade depois dos resultados das europeias. Convém lembrar que a refeição tem vários pratos e se a sopa foi do agrado de uma boa parte dos convidados o prato de carne pode comprometer a qualidade do "chef". O prato de carne é o que tem mais "substância".

Manuel Brás disse...

Com a raposa afastada
depois de muito esfolar,
nesta quinta infestada
de “tachistas” a esmolar.

A decisão foi democrática
com opiniões divergentes,
a unanimidade autocrática
é para políticos indigentes!

Anónimo disse...

A renovação cumpriu-se. O filho do Menezes, o filho do Montalvão Machado, o filho do Mota Pinto, o filho do Encarnação, o filho do Fernando Reis e os idosos filhos Cavaco substituem os respectivos pais. É a filharada toda junta.

Anónimo disse...

EU, SOBRETUDO, GOSTEI DO RESULTADO DA ELEIÇÃO DO C.NACIONAL.

ALI NÃO HÁ UNANIMISMOS.

STALINE NÃO MORA ALI.

PROCUREM-NO NOUTROS LADOS................

Anónimo disse...

E continuam a dar tiros nos pés...
Faz dó.E não sou militante do psd

Da Cidade disse...

"E olhe que eu sou militante há dezenas de anos do PSD..."

O que diria se não fosse...
Ou será que, aí os Açores, o partido do liliputiano César mudou de sigla?