15.7.09

LÁ ATRÁS


Reparo que o Eduardo Pitta - num arrebatamento narcísico despropositado - confundiu os convivas do Martinho da Arcada com a suposta intelligentsia nacional. Só revela que, trinta e cinco anos depois, não temos elites. Normalmente o que a intelligentsia nacional tem feito, salvo raras excepções, é a figura daqueles cavalheiros da foto. A dos que estão lá atrás.


Adenda: Um dos membros da claque é esse prodígio da intelligentsia nacional que dá pelo nome de Vasco Lourenço. Da última vez que apareceu numa coisa destas, como mandatário do famoso Joãozinho em 2001, conhecem-se os resultados. Um vulto.

17 comentários:

Mani Pulite disse...

A subservigentsia nacional é um caso doentio de falta de vergonha e de colaboracionismo com os malfeitores socialistas que nos governam, no pior estilo dos seus equivalentes em qualquer Estado totalitário.Lá foram todos para o Martinho de mão estendida para debaixo da Arcada.Uma verdadeira sopa de pedra para os pobres de espírito.

LUIS BARATA disse...

Vasco Lourenço, também autor de uma volumosa e recente autobiografia, ou melhor uma auto-hagiografia... É mais uma múmia viva.

Anónimo disse...

Já agora, se algum destes inteligentes lerem este blog, será que podem explicar aqui ao Zé o que faz o Dr António Costa aliar-se à Dona Roseta?

Votos?só se forem da "INTELLIGENTZIA".Francamente gostava de perceber quem ía votar na Roseta e agora vota Costa.Quem? a esquerda??????? a direita? o eleitor do PSD das Avenidas Novas?

Anónimo disse...

Ilustre membro do Clube dos cozinheiros de avental e babete.Está a precisar urgentemente de uma dieta.Só rações de combate a partir de agora.

Anónimo disse...

Respeitinho, Dr. João Gonçalves. Muito respeitinho.

João Sousa disse...

A verdade é que aquela CLAC é a habitual clique que rodeia o PS. Muitos são apregoados "independentes" que votam invariavelmente PS e fá-lo-iam mesmo que o candidato fosse um pacote de batatas fritas.

fado alexandrino. disse...

O senhor quando quer, e por azar de alguns quer muitas vezes, é demolidor.

Anónimo disse...

Inteligente é resolver o Parque Mayer em seis meses e parar as obras do metro durantes dois anos para fazer um túnel

Sara Fidiró disse...

Acho este blogue magnifico. Um beijo daqui.

Gumersindo Pinela disse...

A grande esperança da candidatura é realmente o eminente escritor Vasco Lourenço.
Garante a vitória do Costa, como garantiu a do Joãozinho...
E não se diga que o Lourenço e o Pita não compõem um belo par.

Anónimo disse...

Não tenho acompanhado com muita atenção esta saga das declarações de apoio a Costa. Mas era interessante verificar quantos dos ´´intelectuais`` independentes relativamente ao BE, que apoiaram Sá Fernandes nas ultimas eleições, apoiam agora a lista de Costa. Só para se ver se a transferência de Sá Fernandes foi devidamente acompanhada pelos seus numerosos apoiantes do sector dito intelectual. Ribeiro Telles é caso unico de transferencia ou há muitos mais?
Em termos de capitanismo Abrilino acho que o bafiento Vasco Lourenço não aquece nem arrefece ás hipoteses de sucesso eleitoral de Costa. Se Costa quer inovar em matéria de capitanismo revolucionário, que tente conquistar o apoio publico do Otelo, que agora até já é um proximo do PS....esse apoio sim, despertaria alguma atenção.

garganta funda.... disse...

Chamar "inteligentzia" àquele grupo de pedintes/ parodiantes é fazer pouco do meu rafeiro alentejano....

Anónimo disse...

Tem toda a razão e delirantemente aplaudo. Intelligentsia nacional é V.Exa. e os seus companheiros de blog. Mentes brilhantes, escritores de fina prosa, carácteres de granito. Bendita Pátria que tais filhos tem!

Anónimo disse...

Que maçada não termos nem o Philip Roth nem o Salman Rushdie nem o Gore Vidal! Mas o João Gonçalves vive em Portugal. É pela bitola portuguesa que tem de ver as coisas. Não gosta? Tem todo o direito. De não gostar dessas pessoas, das ideias dessas pessoas e da obra dessas pessoas. Não pode é dizer que Ana Hatherly, Eduardo Lourenço, Eduardo Pitta, Eugénio Lisboa, Fernando J. B. Martinho, Fernando Lopes, Gastão Cruz, Helena Cidade Moura, Hélder Costa, João Lourenço, José Antunes Ribeiro, José Saramago, Joana Vasconcelos, Júlio Pomar, Lídia Jorge, Maria do Céu Guerra, Maria Emília Correia, Maria João Seixas, Maria Lúcia Lepecki, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa, Miguel Lobo Antunes, Nuno Júdice, Pedro Caldeira Cabral, Possidónio Cachapa, Raul Solnado e tantos outros que estão com o Costa (e assinaram o manifesto), não são parte da “intelligentsia” nacional. Quem é que acha que o Santana vai ter a apoiar? A Maia João Lopo de Carvalho, a Rita Ferro, a Margarida Rebelo Pinto? Essas é que são? E se calhar nem essas...

fado alexandrino. disse...

Essas é que são? E se calhar nem essas...


A resposta que ele deu ontem, é que é apoiado pelo povo de Lisboa.
Não sei se sim ou não, mas era interessante saber quantos daqueles votam em Lisboa.
Eu por acaso voto e vou votar contra o Costa.

Anónimo disse...

Respondendo ao anonimo das 6:19 pm

´´inteligentsia``, da verdadeira, é algo que não abunda em Portugal. Apesar de tudo, temos alguma. Como por exemplo a Professora Elvira Fortunato:
http://www.fct.unl.pt/noticias/geral/mais-uma-distincao-para-elvira-fortunato

Ou o Professor Carvalho Rodrigues:
http://www.wook.pt/Authors/detail/id/15529

Ou o Professor José Hermano Saraiva:
http://www.sg.min-edu.pt/expo03/min_02_hermano/expo2.htm

E para alem destes temos mais alguns...são gente que, como salta à vista, nada tem a ver, em termos de craveira intelectual, com a malta da lista do Costa....nem com a malta da lista do Santana, já agora!

Angolé disse...

Voce faz-me rir ás gargalhadas.
Na mouche!!!