3.2.09

JOÃO CÉSAR MONTEIRO, SEIS ANOS SEM DEUS



Há seis anos, com sessenta e quatro anos feitos na véspera, desaparecia o cineasta João César Monteiro. Aqui o homenageio neste "diálogo" com Manuela de Freitas, temperado por um cozido à portuguesa, retirado do filme As Bodas de Deus. Como na fala do "sr. João de Deus", também o país está (continua) a "marcar passo".

4 comentários:

Anónimo disse...

sorria quem ainda pode.
depois de 3 anos "de faz que anda mas não anda"
portugal "engrenou" ou "engenhou" em marcha atrás.
que "descanse em paz e que o Senhor o acompanhe"

radical livre

Anónimo disse...

ESGANARELO-
Ah e o meu salario? O meu salario! Aqui esta com a sua morte cada um satisfeito, o Ceu ofendido, as leis violadas, as jovens seduzidas, as familias desonradas, os pais ultrajados, as mulheres maltratadas, os maridos acossados, toda a gente esta contente; so eu sou o unico infeliz, que depois de tantos anos de serviço, nao tenho outra recompensa senao ver com os meus proprios olhos a impiedade do meu amo punida pelo mais temivel castigo do mundo. E o meu salario, o meu salario, o meu salario!

fim do d joao de moliere

O joao desculpe o meu afastamento, mas o meu posto de trabalho esteve por um fio, agora que foi a falencia, nao sera privado da minha conversação. Eu ouvi uns rumores de que apoiava o Santana, se assim é, concluo que a


Do seu estimado Diogo Torralva

Anónimo disse...

Apenas elidida por meninges adoradoras do Belo e do Sublime – como já as expectorava o Dostoievski da “Voz subterrânea”

Sendo cinema feito em casa, quase se não sempre precário em termos de produção (assim ele a desejava, leve, despida q.b. da PARAFERNALIA TECNOLOGICA DE ESPANTA-TOLOS)

Anseia então moral, ou probidade ética – não se cansa de exalta-lo – naquela amoralidade que, na esteira de Nietzsche assassino de Deus, esta para alem do bem e do Mal, que não tem caixa registadora nem pede quota a prosélitos.

A câmara de filmar serve-lhe de lança-misseis. Ou, se curto o alcance, ao menos de fisga. Sempre aleija

A sua fatal singularidade num pais de espertos

Frases retiradas do texto que acompanha a integral da cinemateca da autoria de Vítor Silva Tavares


Karel Van Mander

Anónimo disse...

Homenagem

Primeiro Website Oficial dedicado a João César Monteiro www.joaocesarmonteiro.net

O presente projecto pretende precisamente ser uma homenagem a um grande pensador, escritor, realizador, em poucas palavras, um grande Artista.
O objectivo principal será criar uma plataforma virtual onde se promovem debates relacionados com o tema, que contarão com a participação de profissionais de cinema, investigadores e amadores da área.
Criar, através do portal, um ponto de ligação internacional de estudo sobre a figura de Monteiro, inédito em Portugal e no mundo.
O web site disponibilizará o material completo sobre a obra do Mestre, em qualquer lado do mundo à distância de um clique.

Em breve será possível consultar os guiões manuscritos e dactiloscritos, digitalizados dos originais em posse da família; fotografias e escritos vários que serão consultáveis de forma completamente gratuita através do web site. O portal, em contínua actualização, terá também uma base dados completa da biblioteca e fonoteca particular de João César Monteiro.