3.12.06

ANIMAIS MORIBUNDOS


Não obstante não tugirem nem mugirem sobre o "líder máximo" cubano - um ícone "revolucionário" que Gabriel Garcia Marquez, na sua eterna inconsequência política, espera que atinja "cem anos de ditadura" - que dá chama a um regime fascisto-"intelectual", mesmo na sua condição de animal moribundo, esperam-se por aí graves indignações retroactivas se, por acaso, desta vez Pinochet morrer. Entre mortos, feridos e desaparecidos, Pinochet permitiu que o Chile fosse o que é hoje numa depauperada América Latina. Quando largou tudo, berrou às tropas: "missão cumprida". Tinha razão.

Adenda: O Tomás, em breves linhas, explica que a democracia é congénita da história política do Chile, apenas interrompida pelos "anos Pinochet". Pelos "anos Pinochet" e pelo desvario do voluntarista Allende que inspirou a "fase bigode" de António Guterres, acrescento eu. Uma coisa sucede à outra. Falo apenas de crescimento económico e não do regime. E quanto à "missão cumprida", não se leia o que lá não está, um elogio ao ditador. Para ele, sim, é um auto-elogio. Tinha efectivamente cumprido o que a si mesmo se propusera.

11 comentários:

Anónimo disse...

Você é doente. Muito doente.

Miguel Linhares disse...

A "missão cumprida" de Pinochet custou a vida a pelo menos a 3 mil desaparecidos...mas como não apoio as ditaduras por serem de esquerda, abomino Fidel e os que o apoiam...agora o General Pinochet, como assasino cumpriu bem a sua missão, não há dúvida!!!

Anónimo disse...

Caso não tenha reparado estamos, haja alguns anos, no século XXI.

O Humanismo começou no séc. XV, e os trogloditas a que se refere são do séc XX.

pelo meio houve o Iluminismo do séc XVIII.

há um longo caminho a precurer. vem connosco, ou prefere bater palmas e dar vivas a trogloditas, que evenctualmente descubriram o fogo e a roda na pré-história?

Anónimo disse...

Esta é demais. Tenha paciência, mas, de facto, deve estar doente, muito doente.

Anónimo disse...

O voluntarista Allende? Por ter sonhado um país independente dos E.U.A. em plena Guerra Fria não?

Anónimo disse...

Deve deduzir-se que o sucesso económico justifica a ditadura? Talvez ainda não esteja muito claro.

Anónimo disse...

Nada disso. É o "bigode de Guterres" que, em agonia, ainda nos perspassa pelo cú.

Anónimo disse...

Entre o Allende e o Pinochet venha o diabo e escolha.

Anónimo disse...

O diabo escolha lá quem quiser. As pessoas decentes nunca escolheriam Pinochet. Este João Gonçalves é asqueroso.

Nelson Reprezas disse...

João, você ou escreve mal ou os seus comentadores não percebem bem. Não consigo ver a dificuldade de entenderem o seu texto e lhe chamarem doente. Começo eu próprio a duvidar da minha estabilidade mental ao ler os comentários que li...

Anónimo disse...

O anónimo das 5:13 tem, primeiro, de ir para a "escolinha" aprender a escrever e, depois, se já conseguir fazê-lo decentemente, escreva então os seus comentários....apesar de idiotas...